Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doença de Raynaud: quando os dedos mudam de cor

 A doença de raynaud é caracterizada por uma alteração na circulação sanguínea das mãos e dos pés, podendo atingir também os dedos, o nariz, os lóbulos das orelhas. A coloração da pele varia bruscamente, tornando-se inicialmente pálida e fria, passando para azulada ou roxa e por fim, a pele volta a ter sua coloração avermelhada, normal.

A causa que leva a mudança súbita da cor dessas regiões é desconhecida, mas estudos revelam que pode estar associada com a exposição ao frio e com alterações emocionais bruscas e por isso esta doença é mais frequente entre as mulheres. Seu primeiro episódio acontece comumente antes dos 40 anos.

Fotos da Doença de Raynaud

Doença de Raynaud: quando os dedos mudam de cor

Sintomas da Doença de Raynaud

Os sintomas desta doença surgem nos dias mais frios ou quando a pessoa precisa buscar algo no congelador ou entra no mar quando a água está muito fria. Nesse caso, a circulação sanguínea nas extremidades do corpo como:

  • Pontas dos dedos;
  • Orelhas;
  • Nariz e
  • Pés.

Com menos sangue nestes locais a região torna-se esbranquiçada, fria e pode haver sensação de formigamento, que indica, que houve uma falha da circulação sanguínea nestes locais.

Tratamento para Doença de raynaud

Geralmente este fenômeno não necessita de tratamento específico e sempre que ocorrer basta aquecer os locais afetados até que a circulação sanguínea volte ao normal. No entanto, é importante ir ao médico se os locais afetados tornarem-se muito escuros, porque isso pode indicar a morte dos tecidos devido a falta de oxigenação, e neste caso, nem sempre é possível salvar a região afetada, sendo preciso amputar a região.

Para evitar que a situação chegue a este ponto é importante evitar os locais frios e aconselha-se o uso de luvas e meias grossas no inverno, por exemplo. Uma outra orientação importante é não fumar, pois a nicotina reduz o afluxo de sangue às extremidades.

Remédios

Os remédios são indicados quando as extremidades ficam constantemente ou diariamente frias e sem sangue, o que pode causar gangrena. Nesse caso o médico pode receitar o uso de remédios como nifedipina, diltiazem, prazosin ou nitroglicerina em forma de pomada, por exemplo.  

Mais sobre este assunto:


Carregando
...