Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Aneurisma Cerebral causa dor de cabeça e nos olhos

O aneurisma é caracterizado por uma dilatação permanente num vaso sanguíneo. Quando um aneurisma cerebral rompe, ele provoca sempre uma hemorragia que é mais ou menos grave de acordo com o tamanho e quantidade de sangue que vaza dentro do crânio.

O sintoma mais comum de um aneurisma cerebral é a dor de cabeça que pode surgir de forma repentina ou que vai aumentando com o passar do tempo. A sensação de que a cabeça está quente e de que há um 'vazamento' e que parece que o sangue se espalhou também acontece em algumas pessoas.

Apesar de fatores genéticos estarem envolvidos nas causas de um aneurisma, a pressão alta descontrolada aumenta suas chances.

Aneurisma Cerebral causa dor de cabeça e nos olhos

Sintomas do aneurisma cerebral

Os sintomas de um aneurisma cerebral são muito variáveis, pois dependem da região cerebral onde ele está localizado. Alguns sintomas que podem estar relacionados a um aneurisma cerebral são:

  • Aumento da pupila de somente um dos olhos;
  • Dor de cabeça repentina ou persistente;
  • Dor nos olhos;
  • Visão dupla;
  • Alterações da sensibilidade;
  • Diminuição da força;
  • Convulsões.

O aneurisma cerebral pode surgir em qualquer fase da vida, mas é mais comum após a menopausa e pode ser causado por situações como aumento da pressão sanguínea, estresse e fortes emoções.

Seu diagnóstico pode ser feito através de exames como ressonância magnética e outros exames de imagem, que devem ser solicitados pelo médico, em caso de suspeita. O neurologista é o médico mais indicado para avaliar o resultado dos exames e indicar o tratamento adequado, que pode incluir uma cirurgia cerebral.

Tratamento

O tratamento para aneurisma cerebral pode incluir o uso de medicamentos, mas normalmente, requer uma delicada cirurgia no cérebro para colocação de um Stent que faz com que o fluxo sanguíneo seja normalizado. A recuperação do indivíduo vai depender da quantidade de sangue 'derramado', do local do cérebro afetado e também do sucesso da cirurgia.

Consequências

Um aneurisma cerebral pode causar sangramento entre o cérebro e as meninges que o revestem e neste caso a hemorragia é chamada de subaracnóide, ou pode causar uma hemorragia chamada intracerebral, que é o sangramento que acontece no meio de cérebro.

O sangramento causado pela ruptura do aneurisma cerebral pode cessar espontaneamente, situação que é verificada através de uma angiografia. Caso a hemorragia persista é necessário fazer um cirurgia para interromper o sangramento e diminuir os danos cerebrais e neurológicos.

Após um aneurisma a pessoa pode não ter nenhuma sequela, mas algumas podem apresentar alterações neurológicas como dificuldade em levantar um braço por falta de força, por exemplo. As pessoas que já tiveram um aneurisma possuem um maior risco de sofrer um novo evento.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...