Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de Trombose

​Nem sempre a trombose provoca sintomas, mas normalmente costumam ocorrer inchaço e dor intensa na região afetada, que em geral é em uma das pernas, pele com vermelhidão ou palidez e aumento da temperatura no local.

A trombose é o entupimento de uma veia ou artéria por um coágulo de sangue, o que dificulta o fluxo sanguíneo no local e causa morte das células. Por isso, ao surgirem sintomas, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro para receber tratamento e evitar complicações, pois dependendo do local afetado, a trombose pode matar.

Veja todas as opções de tratamento aqui.

Sintomas de Trombose

Tipos de trombose

O tipo mais comum é o de trombose venosa profunda, que pode ocorrer nas pernas, coxas e virilha, mas esse problema também pode afetar outras partes do corpo, como o intestino, no pé ou no pulmão, quando é chamada de trombose pulmonar. Caso o intestino seja a parte afetada, podem surgir sintomas de dor abdominal, diarreia, febre e vômitos.

Quando a trombose acontece na cabeça é um tipo de AVC, o que causa sintomas como formigamento de um lado do rosto, dor de cabeça intensa e alterações de visão ou de audição.

Diagnóstico

O diagnóstico de trombose é feito a partir da avaliação dos sintomas e exames complementares como ultrassom, angiografia ou tomografia computadorizada, que ajudam a localizar onde o coágulo se encontra.

Além disso, o médico também costuma pedir um exame de sangue para avaliar o risco de uma nova trombose ocorrer. Veja quais os fatores de risco aqui.

Tratamento

A trombose tem cura e quanto mais rápido for feito o tratamento, maiores são as chances de o paciente não ficar com sequelas ou complicações, como dificuldade de movimentar a perna ou o braço afetados.

O tratamento pode ser feito principalmente com o uso de medicamentos na forma de injeções ou de comprimidos para afinar o sangue como a Varfarina, que devem ser tomados em casa de acordo com a orientação médica.

No entanto, nos casos mais graves também pode ser necessário fazer cirurgia para retirar o coágulo do local afetado, permitindo que o sangue volte a circular normalmente.

Se sente dores frequentes nas pernas, saiba o que pode ser e como tratar esse problema.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...