Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Aterosclerose: o que é, causas e tratamento

A aterosclerose é uma doença crônica caracterizada por um grande processo inflamatório que acontece devido à acumulação de placas de gordura no interior dos vasos ao longo dos anos, o que acaba por resultar no bloqueio do fluxo sanguíneo e favorecer a ocorrência de complicações, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

As placas de gordura podem ser acumuladas em artérias que irrigam os rins e outros órgãos vitais, podendo resultar em consequências no que diz respeito ao funcionamento desses órgãos. Essas placas são formadas principalmente pelo colesterol mau, o LDL, sendo, por isso, importante manter os níveis ideais de colesterol durante a vida por meio de uma dieta equilibrada e pobre em gorduras e prática regular de atividade física.

Aterosclerose: o que é, causas e tratamento

Principais causas

A ocorrência da aterosclerose é muito relacionada com os hábitos de vida da pessoa, podendo acontecer devido a maus hábitos alimentares, em que se ingere grande quantidade de gordura por dia, e sedentarismo.

No entanto, mesmo pessoas que possuem alimentação adequada e fazem atividade física regular podem desenvolver aterosclerose devido à predisposição genética. Ou seja, se a pessoa possuir na família pessoas que possuem aterosclerose, há chance de também desenvolver.

O risco de ocorrer aterosclerose aumenta com a hipertensão arterial, colesterol alto, cigarro, diabetes, obesidade, falta de exercício e envelhecimento. Os homens apresentam maior risco que as mulheres, embora, após a menopausa, o risco aumente para as mulheres, chegando a ser igual ao dos homens.

Conheça outras causas da aterosclerose.

Sintomas da aterosclerose

A aterosclerose é uma doença cujo desenvolvimento é silencioso e acontece ao longo dos anos. Por isso, os sinais e sintomas relacionados à aterosclerose surgem quando o fluxo de sangue encontra-se bastante comprometido, podendo ser indicativo de isquemia do órgão afetado.

Como é feito o diagnostico

O diagnóstico da aterosclerose deve ser feito pelo cardiologista por meio de exames como o cateterismo e a angiotomografia cardíaca. Além disso, outros exames podem sugerir a presença da doença aterosclerótica, como teste de esforço, eletrocardiograma, ecocardiograma e cintilografia miocárdica, que podem identificar a presença de doença arterial coronariana, que possui como uma das causas a aterosclerose.

O médico pode indicar também a realização de exames laboratoriais para avaliar o perfil lipídico, ou seja, exames para avaliar a quantidade de colesterol HDL e LDL, triglicerídeos, PCR e apolipoproteína.

Tratamento para aterosclerose

O tratamento para aterosclerose tem como principal objetivo o restabelecimento do fluxo sanguíneo, que pode ser conseguido por meio da remoção das placas de gordura das artérias por meio de cirurgia, angioplastia e/ ou uso de medicamentos que devem ser usados conforme orientação do cardiologista.

Os medicamentos que podem ser recomendados pelo médico são capazes de melhorar o fluxo de sangue e, consequentemente, de oxigênio para o coração, regular os batimentos cardíacos e diminuir o colesterol. É importante que o tratamento para aterosclerose seja feito conforme a orientação do médico para evitar o surgimento de complicações, como infarto, AVC e insuficiência renal, por exemplo.

Veja mais sobre o tratamento para aterosclerose.

Independente do tratamento recomendado pelo médico, é importante mudar os hábitos de vida, principalmente os relacionados à prática de atividade física e à alimentação para que diminua a quantidade de colesterol mau circulante e o risco de desenvolvimento da aterosclerose, sendo importante evitar ao máximo alimentos gordurosos. Confira no vídeo a seguir como fazer para diminuir o colesterol:

COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

94 mil visualizações

Bibliografia >

  • CENTER FOR RESEARCH FOR INFLAMMATORY DISEASE. A Aterosclerose. Disponível em: <http://crid.fmrp.usp.br/site/2014/11/04/a-aterosclerose/>. Acesso em 01 Out 2019
  • ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA. Aterosclerose: o que é, como prevenir. Disponível em: <http://www.anm.org.br/conteudo_view.asp?id=2392&descricao=ATEROSCLEROSE:+O+QUE+%C3%89,+COMO+PREVENIR>. Acesso em 01 Out 2019
  • FILHO, Roberto Kalil; FUSTER, Valentin. Medicina Cardiovascular: Reduzindo o impacto das doenças. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2016. 377-378; 385.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem