Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Anemia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

dezembro 2022
  1. Sintomas
  2. Teste online
  3. Tipos
  4. Diagnóstico
  5. Causas
  6. Tratamento
  7. Complicações

A anemia é uma doença em que a quantidade de hemoglobina dentro das hemácias está alterada, provocando sintomas como fraqueza, falta de apetite, palidez da pele e dos olhos, e perda de memória.

A anemia pode ser causada pela má alimentação, alterações genéticas, uso de alguns remédios ou por situações que diminuem a absorção de nutrientes, como doença celíaca e cirurgia bariátrica, por exemplo. Conheça as principais causas da anemia.

Na suspeita de anemia, é importante consultar um clínico geral ou hematologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. O tratamento da anemia varia conforme a sua causa, podendo incluir melhora dos hábitos alimentares, injeção, uso de suplementos ou transfusão de sangue, em alguns casos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de anemia incluem:

  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Palidez da pele, lábios olhos e gengivas;
  • Tontura;
  • Falta de ar, durante esforços físicos;
  • Falta de apetite;
  • Perda de memória;
  • Dor de cabeça;
  • Feridas na boca.

Os sintomas da anemia variam de acordo com a causa dessa condição, o grau da anemia, a idade e o estado de saúde da pessoa.

Teste online de sintomas

Se acha que pode estar com anemia, selecione os sintomas a seguir para saber o seu risco:

  1. 1.Falta de energia e cansaço excessivo
  2. 2.Pele pálida
  3. 3.Falta de disposição e baixa produtividade
  4. 4.Dor de cabeça constante
  5. 5.Irritabilidade fácil
  6. 6.Vontade inexplicável de comer algo estranho como tijolo ou barro
  7. 7.Perda de memória ou dificuldade para se concentrar

Esse teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não serve como diagnóstico e nem substitui a consulta com o médico.

Tipos de anemia

A anemia pode ser classificada em 3 tipos principais de acordo com as características das hemácias:

1. Anemia macrocítica

Nesse tipo de anemia o tamanho das hemácias estão aumentados, o que pode ser verificado pelo valor de Volume Corpuscular Médio (VCM) acima de 100 fl. Os principais tipos de anemias macrocíticas são:

  • Anemia megaloblástica: ocorre devido à carência de vitamina B12 ou ácido fólico, ou o uso de alguns medicamentos, podendo causar cansaço, queda de cabelo ou perda de apetite. Entenda melhor sobre a anemia megaloblástica;
  • Anemia perniciosa: é uma doença autoimune onde o organismo não consegue absorver a vitamina B12, devido à deficiência do fator intrínseco, que é uma proteína que promove a absorção da vitamina B12 no organismo.

Já a anemia de Fanconi é uma doença genética que provoca sinais e sintomas como alterações nos ossos, manchas na pele e baixa estatura. Conheça todos os sintomas da anemia de Fanconi.

2. Anemia microcítica

A anemia microcítica é caracterizada pela diminuição da cor vermelha e do tamanho das hemácias.

Os principais tipos de anemia microcítica são a anemia ferropriva, que é causada pela falta de ferro no organismo, e a talassemia, que é uma doença hereditária caracterizada por defeitos na produção de hemoglobina.

3. Anemia normocítica

A anemia normocítica é caracterizada por alterações na medula óssea que podem levar a alterações no formato das hemácias ou acelerar a sua destruição, apesar das hemácias apresentarem tamanho normal. Os principais tipos de anemia normocítica são:

  • Anemia falciforme: é uma doença hereditária que provoca alteração no formato dos glóbulos vermelhos, causando sintomas como dor nos ossos, atraso no crescimento, olhos e peles amarelados. Conheça mais sobre a anemia falciforme;
  • Anemia hemolítica: é um tipo de anemia em que os anticorpos destroem os glóbulos vermelhos do sangue, provocando sintomas como cansaço, batimentos cardíacos acelerados, urina escurecida e palidez.

Já a anemia aplástica é um tipo de alteração da medula óssea caracterizada pela diminuição da quantidade de hemácias, leucócitos e plaquetas no sangue. Essa condição pode ser herdada geneticamente ou estar relacionada com o uso de medicamentos, por exemplo. Entenda melhor sobre a anemia aplástica.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da anemia deve ser feito pelo clínico geral ou hematologista através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.

Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar um hemograma para avaliar a quantidade de hemoglobina, VCM, HCM, ferro sérico, ferritina, vitamina B12 e ácido fólico.

Além disso, o médico também poderá solicitar, em alguns casos, testes genéticos, biópsia ou exames de imagem, como endoscopia e ressonância magnética para investigar a causa da anemia. Veja os exames usados para confirmar a anemia.

Possíveis causas

As principais causas de anemia são:

  • Baixa ingestão ou aumento das necessidades de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico;
  • Uso de alguns medicamentos, como alopurinol, metotrexato, fluorouracil e azatioprina;
  • Doenças genéticas;
  • Menstruação abundante ou hemorragia;
  • Condições que aumentam anticorpos que destroem as células vermelhas do sangue, como lúpus, artrite reumatoide ou leucemia.

Além disso, a anemia também pode ser causada por situações que diminuem a absorção de nutrientes, como doença celíaca, cirurgia bariátrica, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e hemodiálise.

Como é feito o tratamento

O tratamento da anemia deve ser feito sob a orientação do clínico geral ou hematologista e varia conforme a causa e o tipo dessa condição, incluindo o uso de remédios, suplementos orais, injeção, transfusão de sangue, transplante de medula óssea e alimentação.

  1. Remédios: corticoides, antibióticos, imunomoduladores e anti-inflamatórios, podem ser recomendados para o tratamento de alguns tipos de anemia;
  2. Suplementos orais: suplementos de ferro, vitamina B12 e ácido fólico podem ser prescritos para o tratamento da anemia ferropriva, talassemia e anemia megaloblástica;
  3. Injeção: injeções de ferro ou vitamina B12 podem ser indicadas principalmente em casos de anemia profunda ou no caso da anemia perniciosa;
  4. Transfusão de sangue: é recomendada para pessoas com anemias graves, ou que tenham anemia hemolítica, anemia falciforme, talassemia ou anemia de Fanconi;
  5. Transplante de medula óssea: é um tratamento similar à transfusão de sangue, sendo indicado para o tratamento da talassemia e anemia de Fanconi, por exemplo.

De acordo com o tipo de anemia, o médico ou nutricionista também pode recomendar a ingestão de alimentos ricos em ferro, como fígado, frango, peixe, sementes de abóbora e grão-de-bico, e fontes de vitamina C, como caju, acerola, goiaba, morango e kiwi. Veja como deve ser a dieta em casos de anemia.

Possíveis complicações

Quando não é tratada, a anemia pode aumentar o risco de algumas complicações, como:

  • Alterações cardiovasculares, como arritmia, infarto e insuficiência cardíaca;
  • Problemas na gravidez, como parto prematuro, bebês com baixo peso ou aumento da perda de sangue durante o parto;
  • Atrasos no desenvolvimento físico e mental em crianças;
  • Síndrome das pernas inquietas.

Além disso, a anemia não tratada pode aumentar o risco de falência de muitos órgãos, podendo causar a morte.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Fanconi Anemia. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559133/>. Acesso em 26 dez 2022
  • TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Sickle Cell Anemia. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482164/>. Acesso em 26 dez 2022
Mostrar bibliografia completa
  • TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Hemolytic Anemia. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK558904/>. Acesso em 26 dez 2022
  • TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Aplastic Anemia. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534212/>. Acesso em 26 dez 2022
  • TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Anemia. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499994/>. Acesso em 26 dez 2022
  • TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Megaloblastic Anemia. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537254/>. Acesso em 26 dez 2022
  • TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHIN. Pernicious Anemia. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK540989/>. Acesso em 26 dez 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • 3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

    05:57 | 541350 visualizações