Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode causar anemia

A anemia pode ser causada devido uma alimentação pobre em vitaminas, como falta de ferro e ácido fólico, pela menstruação abundante ou devido a doenças, como o câncer, por exemplo.

Desta forma, a anemia, é uma condição em que existe défice de hemoglobina no sangue, que é uma proteína que faz parte da constituição dos glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias ou eritrócitos e, que têm como função transportar oxigênio e nutrientes pelas células do corpo.

Assim, as principais causas da anemia, incluem:

Amostra sangue normal Amostra sangue normal
Amostra sangue com anemiaAmostra sangue com anemia
Composição sangueComposição sangue
  • Sangramento: ocorre quando quando existe uma perda abundante e prolongada de sangue, que pode acontecer devido à menstruação, traumatismos e, em casos de polipos no estômago ou câncer do intestino através de vômitos ou fezes;
  • Alimentação pobre em vitaminas: para o organismo estar em equilíbrio, é preciso ingerir diariamente vitaminas através da alimentação, comendo fruta e legumes, por exemplo, pois são as vitaminas que ajudam na produção de glóbulos vermelhos nas quantidades necessárias. Leia mais em: Alimentos ricos em vitaminas.
  • Doenças crônicas: algumas doenças, como câncer, aids, artrite, insuficiência renal ou doença de Crohn, pode interferir na produção de hemácias;
  • Mau funcionamento da medula óssea: a medula é responsável por produzir regularmente as células do sangue e, caso a sua função esteja diminuída, pode ocorrer anemia, sendo frequente em casos de leucemia, mieloma ou mielodisplasia;
  • Doenças de sangue: nestes casos, a produção de hemácias é mais rápida do que a sua produção pela medula e, por isso, ocorre anemia hemolítica.
  • Gravidez: a gravidez pode provocar anemia, pois o ganho de peso e o aumento de líquidos dilui o sangue. Veja também: Anemia na Gravidez.
  • Fatores hereditários: é causada por uma alteração no formato dos glóbulos vermelhos que produzem células ineficazes para exercer a sua função, como na anemia falciforme. 

A anemia pode surgir em qualquer idade, desde crianças, adultos ou idosos e, as causas levam à atribuição de diferentes tipos de anemia, como anemia aplástica ou anemia hemolítica. Conheça os tipos em: Tipos de Anemia.

Causas de anemia no idoso

A anemia no idoso é muito frequente e, geralmente ocorre devido a falta de nutrientes, provocadas por uma alimentação pobre e pouco variada.

No entanto, também é frequente devido a câncer do intestino e estômago, vesical ou ginecológico, já que o envelhecimento é responsável pelo surgimento de doenças.

Sintomas de anemia

Os sintomas que indicam anemia, variam com o tipo de anemia, porém é comum surgir:

  • Cansaço;
  • Muito sono;
  • Pele pálida;
  • Falta de força;
  • Falta de ar;
  • Pés e mãos frias.

No entanto, numa fase inicial a anemia pode ser leve e o individuo não se aperceber dos sinais e sintomas e, só exames de sangue podem confirmar a presença de anemia. Leia mais sobre os sintomas em: Sintomas de anemia.

Se tem anemia assitia ao vídeo para saber o que comer:

Leia também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...