A anemia é uma situação que provoca sintomas como muito cansaço, palidez, queda de cabelo e unhas fracas, e é diagnosticada através da realização de exame de sangue em que são avaliados, principalmente, os níveis de hemoglobina e quantidade de hemácias. Conheça mais sobre os exames que ajudam a confirmar a anemia.
A anemia não vira leucemia, mas pode ser perigosa na gravidez e em alguns casos pode levar a morte. Além disso, em alguns casos a anemia pode ser tão grave que passa a ser chamada de profunda, podendo também em alguns casos pode levar a perda de peso.

Algumas das principais dúvidas sobre a anemia são:
1. Anemia pode virar leucemia?
Não. A anemia não pode se transformar em leucemia porque estas são doenças bem diferentes. O que acontece é que a anemia é um dos sintomas de leucemia e por vezes é preciso fazer exames para se certificar de que é somente uma anemia, ou se realmente é uma leucemia.
A leucemia é uma doença em que as alterações no sangue acontecem devido a erros no funcionamento da medula óssea, que é o órgão responsável pela produção das células do sangue. Como consequência dessa alteração é possível que exista menor concentração de hemoglobina e presença de células do sangue imaturas, ou seja, que não são capazes de desempenhar a sua função, o que não acontece na anemia. Veja como identificar a leucemia.
2. Anemia na gravidez é grave?
Sim. Apesar da anemia ser uma situação frequente na gravidez, é importante que seja identificada e tratada de acordo com a orientação do médico, pois caso contrário a anemia pode interferir no desenvolvimento do bebê e favorecer o parto prematuro e a anemia neonatal.
A anemia surge na gravidez porque há uma maior necessidade de sangue para suprir o corpo, tanto da mãe, como do bebê, por isso é importante consumir bastantes alimentos ricos em ferro nesta fase. Quando a anemia é diagnosticada na gravidez, dependendo dos valores encontrados, o obstetra poderá indicar a toma de suplementos de ferro. Veja como deve ser o tratamento da anemia na gravidez.
3. Anemia engorda ou emagrece?
A falta de hemoglobina no sangue não está diretamente ligada ao aumento ou perda de peso. No entanto, a anemia tem como sintoma a falta de apetite, o que poderia provocar a perda de peso ao mesmo tempo em que há deficiências nutricionais. Nesse caso, com o tratamento há uma normalização do apetite, sendo possível ingerir uma maior quantidade de calorias, o que pode levar ao aumento do peso.
Além disso, os suplementos de ferro geralmente causam prisão de ventre, e isso pode deixar a barriga mais inchada e dar a sensação de ganho de peso, porém para combater isso basta consumir mais fibras e beber mais água para amolecer as fezes.
4. O que é anemia profunda?
A pessoa está com uma anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dl em mulheres e abaixo de 13 g/dl em homens. Quando estes valores estão realmente muito baixos, abaixo de 7 g/dl diz-se que a pessoa está com anemia profunda, que tem os mesmos sintomas como, desânimo, cansaço frequente, palidez e unhas fracas, mas muito mais presentes e fáceis de serem observados.
Para saber o risco de estar com anemia, marque os sintomas que possa estar apresentando no teste a seguir:
5. Anemia pode levar à morte?
As anemias mais frequentes na população que é a ferropriva e a megaloblástica não levam à morte, por outro lado, a anemia aplástica, que é um tipo de anemia genética, pode colocar a vida da pessoa em risco se não for devidamente tratada, pois é comum que a pessoa apresente infecções recorrentes, comprometendo a imunidade.
6. A anemia só acontece por falta de ferro?
Não. A falta de ferro de ferro é uma das principais causas de anemia, o que pode ser devido à alimentação pobre em ferro ou consequência de sangramentos excessivos, no entanto a anemia pode também ser consequência da menor quantidade de vitamina B12 no organismo, ter origem auto-imune ou genética.
Dessa forma, é importante que sejam realizados exames de sangue, além da avaliação do hemograma, para identificar o tipo de anemia e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado. Conheça mais sobre os tipos de anemia.