Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

6 dúvidas comuns sobre anemia

Fevereiro 2021

A anemia é uma situação que provoca sintomas como muito cansaço, palidez, queda de cabelo e unhas fracas, e é diagnosticada através da realização de exame de sangue em que são avaliados, principalmente, os níveis de hemoglobina e quantidade de hemácias. Conheça mais sobre os exames que ajudam a confirmar a anemia.

A anemia não vira leucemia, mas pode ser perigosa na gravidez e em alguns casos pode levar a morte. Além disso, em alguns casos a anemia pode ser tão grave que passa a ser chamada de profunda, podendo também em alguns casos pode levar a perda de peso.

6 dúvidas comuns sobre anemia

Algumas das principais dúvidas sobre a anemia são:

1. Anemia pode virar leucemia?

Não. A anemia não pode se transformar em leucemia porque estas são doenças bem diferentes. O que acontece é que a anemia é um dos sintomas de leucemia e por vezes é preciso fazer exames para se certificar de que é somente uma anemia, ou se realmente é uma leucemia.

A leucemia é uma doença em que as alterações no sangue acontecem devido a erros no funcionamento da medula óssea, que é o órgão responsável pela produção das células do sangue. Como consequência dessa alteração é possível que exista menor concentração de hemoglobina e presença de células do sangue imaturas, ou seja, que não são capazes de desempenhar a sua função, o que não acontece na anemia. Veja como identificar a leucemia.

2. Anemia na gravidez é grave?

Sim. Apesar da anemia ser uma situação frequente na gravidez, é importante que seja identificada e tratada de acordo com a orientação do médico, pois caso contrário a anemia pode interferir no desenvolvimento do bebê e favorecer o parto prematuro e a anemia neonatal.

A anemia surge na gravidez porque há uma maior necessidade de sangue para suprir o corpo, tanto da mãe, como do bebê, por isso é importante consumir bastante alimentos ricos em ferro nesta fase. Quando a anemia é diagnosticada na gravidez, dependendo dos valores encontrados, o obstetra poderá indicar a toma de suplementos de ferro. Veja como deve ser o tratamento da anemia na gravidez.

3. Anemia engorda ou emagrece?

A falta de hemoglobina no sangue não está diretamente ligada ao aumento ou perda de peso. No entanto, a anemia tem como sintoma a falta de apetite, o que poderia provocar a perda de peso ao mesmo tempo em que há deficiências nutricionais. Nesse caso, com o tratamento há uma normalização do apetite, sendo possível ingerir uma maior quantidade de calorias, o que pode levar ao aumento do peso.

Além disso, os suplementos de ferro geralmente causam prisão de ventre, e isso pode deixar a barriga mais inchada e dar a sensação de ganho de peso, porém para combater isso basta consumir bastante fibras e beber mais água para amolecer as fezes.

4. O que é anemia profunda?

A pessoa está com uma anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dl em mulheres e abaixo de 13 g/dl em homens. Quando estes valores estão realmente muito baixos, abaixo de 7 g/dl diz-se que a pessoa está com anemia profunda, que tem os mesmos sintomas como, desânimo, cansaço frequente, palidez e unhas fracas, mas muito mais presentes e fáceis de serem observados.

Para saber o risco de estar com anemia, marque os sintomas que possa estar apresentando no teste a seguir:

  1. 1. Falta de energia e cansaço excessivo
  2. 2. Pele pálida
  3. 3. Falta de disposição e baixa produtividade
  4. 4. Dor de cabeça constante
  5. 5. Irritabilidade fácil
  6. 6. Vontade inexplicável de comer algo estranho como tijolo ou barro
  7. 7. Perda de memória ou dificuldade para se concentrar
Imagem que indica que o site está carregando

5. Anemia pode levar à morte?

As anemias mais frequentes na população que é a ferropriva e a megaloblástica não levam à morte, por outro lado, a anemia aplástica, que é um tipo de anemia genética, pode colocar a vida da pessoa em risco se não for devidamente tratada, pois é comum que a pessoa apresente infecções recorrentes, comprometendo a imunidade da pessoa.

6. A anemia só acontece por falta de ferro?

Não. A falta de ferro de ferro é uma das principais causas de anemia, o que pode ser devido à alimentação pobre em ferro ou consequência de sangramentos excessivos, no entanto a anemia pode também ser consequência da menor quantidade de vitamina B12 no organismo, ter origem auto-imune ou genética.

Dessa forma, é importante que sejam realizados exames de sangue, além da avaliação do hemograma, para identificar o tipo de anemia e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado. Conheça mais sobre os tipos de anemia.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem