Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

9 dúvidas comuns sobre anemia

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
janeiro 2023

A anemia pode provocar sintomas como cansaço, palidez, queda de cabelo ou unhas fracas e, quando identificada por meio de exames de sangue, podem surgir dúvidas se pode indicar uma doença mais séria ou colocar a vida da pessoa em risco. 

Normalmente, a anemia é confirmada quando os níveis de hemoglobina no sangue são menores que 13,5 g/dL em homens e 12 g/dL em mulheres, sendo mais comum em idosos e pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso, por exemplo. Entenda melhor o que é anemia.

Embora a anemia não vire leucemia, pode ser perigosa na gravidez e, quando grave, pode ser chamada de profunda, causar perda de peso e colocar a vida da pessoa em risco caso não seja tratada adequadamente.

Imagem ilustrativa número 1

Algumas das principais dúvidas sobre a anemia são:

1. Anemia pode virar leucemia?

Não, a anemia não pode se transformar em leucemia. O que acontece é que a anemia pode ser um sintoma desta outra doença, sendo importante identificar a causa da anemia para se certificar de que não está sendo provocada por leucemia.

A leucemia é uma doença que pode prejudicar o funcionamento da medula óssea, que é o órgão responsável pela produção das células do sangue, provocando anemia quando leva à diminuição da produção de hemácias. Conheça os sintomas de leucemia.

2. Anemia na gravidez é grave?

Ter anemia na gravidez algumas vezes pode ser grave, porque pode interferir no desenvolvimento do bebê e aumentar o risco de parto prematuro, por exemplo. 

Apesar da anemia ser comum na gravidez, é importante que seja identificada e tratada de acordo com a orientação do obstetra, podendo ser indicado o uso de suplementos de ferro, por exemplo. Veja como é o tratamento da anemia na gravidez.

3. Anemia engorda ou emagrece?

A falta de hemoglobina no sangue não está diretamente ligada ao aumento ou perda de peso. No entanto, a anemia tem como sintoma a falta de apetite, o que poderia provocar a perda de peso ao mesmo tempo em que há deficiências nutricionais. 

Além disso, os suplementos de ferro podem causar prisão de ventre e isso pode deixar a barriga mais inchada, dando a sensação de ganho de peso. Por isso, é importante consumir mais fibras e beber mais água durante o tratamento da anemia para amolecer as fezes e evitar este efeito colateral.

4. O que é anemia profunda?

A pessoa está com uma anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dL em mulheres e abaixo de 13,5 g/dL em homens. Além disso, quando valores estão abaixo de 7 g/dL diz-se que a pessoa está com anemia profunda e os sintomas da anemia, como cansaço e palidez, tendem a ser mais facilmente notados.

5. Anemia pode levar à morte?

As anemias mais frequentes na população, que são a ferropriva e a megaloblástica, não levam à morte, por outro lado, a anemia aplástica, que é um tipo de anemia genética, pode colocar a vida da pessoa em risco se não for devidamente tratada, pois é comum que a pessoa apresente infecções recorrentes, comprometendo a imunidade.

6. A anemia só acontece por falta de ferro?

Não. Embora a falta de ferro seja uma das principais causas, a anemia também pode também ser causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo, ter origem auto-imune ou genética, por exemplo.

Dessa forma, é importante que sejam realizados exames de sangue, além da avaliação do hemograma, para identificar o tipo de anemia e, assim, ser iniciado o tratamento mais adequado. Conheça os principais tipos de anemia.

7. É possível identificar anemia pelos olhos?

A anemia algumas vezes pode ser identificada pelos olhos, especialmente quando provoca palidez na conjuntiva ou na parte interior das pálpebras. Além disso, dependendo do tipo de anemia, os olhos também podem ficar amarelos.

No entanto, somente é possível confirmar o diagnóstico de anemia por meio de exames de sangue, como hemograma, que pode mostrar alterações nos níveis de hemoglobina na circulação. Conheça mais exames que confirmam a anemia.

8. Fezes pretas podem indicar anemia?

Fezes pretas normalmente não indicam anemia. No entanto, algumas vezes podem ser indicativas de perda de sangue que, dependendo da sua causa, quantidade de sangue perdido e duração, podem levar à anemia. Confira as principais causas de fezes pretas.

9. Anemia tem cura?

A anemia pode ser curada em alguns casos, especialmente quando acontece devido à deficiência de nutrientes, como ferro e vitamina B12. Por isso, em caso de anemia, é importante a identificação da sua causa para que o médico possa indicar o tratamento mais adequado.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Anemia. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499994/>. Acesso em 05 jan 2023
  • CASCIO, Michael J; DELOUGHERY, Thomas G. Anemia: Evaluation and Diagnostic Tests. Med Clin North Am. Vol.101, n.2. 263-284, 2017
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • 3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

    05:57 | 539068 visualizações
  • Tratamento para Anemia

    03:04 | 1321132 visualizações