Os sintomas iniciais da anemia geralmente são leves e nem sempre são percebidos, e acontecem devido à diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue, um componente dos glóbulos vermelhos que tem como principal função transportar oxigênio por todo o organismo.
Assim os principais sintomas da anemia incluem:
- Cansaço frequente;
- Palidez da pele, gengivas e parte interna do olho;
- Falta de disposição;
- Dor de cabeça constante;
- Unhas e cabelos fracos;
- Falta de apetite;
- Problemas de memória ou dificuldade de concentração;
- Vontade de comer coisas que não são comestíveis, como tijolo ou terra, por exemplo;
- Tonturas;
- Alteração do batimento cardíaco, em alguns casos.
A anemia pode acontecer devido à diminuição dos níveis de hemoglobina, que pode ser causada por alguns fatores, como alimentação pobre em ferro, dificuldade de absorção de ferro ou menstruação excessiva. Conheça as principais causas e veja como evitar a anemia.

Teste de sintomas
Se acha que pode estar com anemia, selecione os sinais e sintomas a seguir para saber o seu risco:
Na presença de sinais e sintomas de anemia, é importante passar por uma consulta com o clínico geral para que sejam realizados exames de sangue que ajudem a identificar a possível causa da anemia e seja indicado o tratamento mais adequado para aliviar os sintomas e prevenir complicações. Conheça os principais tratamentos para anemia.
Como confirmar a anemia
Para confirmar a anemia é necessário fazer um exame de sangue para avaliar os níveis de hemoglobina. Além disso, o médico também pode indicar exames para avaliar os níveis de ferro, vitamina B12 e ácido fólico no sangue, além de exames que ajudam a avaliar o funcionamento do fígado e dos rins. Conheça todos os exames indicados para confirmar a anemia.
Os valores de hemoglobina que indicam anemia variam de acordo com a idade e se a mulher está grávida ou não. É considerada anemia quando os níveis de hemoglobina no sangue são menores que 12 g/dL em mulheres, menor que 13 g/dL em homens e abaixo de 11g/dL em mulheres grávidas.
Como combater a anemia
O tratamento da anemia normalmente é feito com o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, feijão e beterraba, e , em casos mais graves, o médico também pode recomendar o uso de suplementos de ferro ou a transfusão de sangue.
O que comer
Para combater a anemia é importante comer mais alimentos fonte de ferro, como carnes vermelhas, miúdos, como fígado e coração, frango, peixes, frutos do mar, espinafre, brócolis e sementes de abóbora. Saiba como comer mais alimentos fonte de ferro.
Além disso, é recomendado também comer, de preferência na mesma refeição, alimentos fonte de vitamina C, como caju, acerola, abacaxi e goiaba, que ajudam a aumentar a absorção de ferro no organismo. Veja uma lista de alimentos ricos em vitamina C.
Suplemento de ferro
Para o tratamento da anemia moderada ou grave o médico pode recomendar o uso de suplemento de ferro elementar, como sulfato ferroso, gluconato ferroso ou hidróxido de ferro da seguinte forma:
- Crianças menores de 5 anos: 3 mg de ferro / Kg de peso corporal por dia, por 3 meses;
- Adultos: 120 mg de ferro por dia, por 3 meses;
- Gestantes: 60 mg de ferro, 2 vezes ao dia, até a normalização dos níveis de hemoglobina.
Para melhor absorção do ferro, o suplemento deve ser tomado junto do almoço ou jantar, preferencialmente com uma fruta cítrica, como laranja, limão ou tangerina.
Veja no vídeo a seguir outras sugestões para melhorar a absorção de ferro e combater a anemia mais rápido: