9 sintomas de anemia e como confirmar

Os sintomas da anemia começam pouco a pouco, gerando adaptação, e por isso a pessoa pode levar algum tempo até perceber que realmente podem ser resultado de algum problema de saúde, e acontecem devido à diminuição dos níveis de hemoglobina, que é um dos componentes das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo.

Assim, é considerada anemia quando os níveis de hemoglobina são menores que 12 g/dL em mulheres e menor que 13 g/dL em homens. Os principais sintomas da anemia são:

  1. Cansaço frequente;
  2. Pele pálida e/ou seca;
  3. Falta de disposição;
  4. Dor de cabeça constante;
  5. Unhas e cabelos fracos;
  6. Problemas de memória ou dificuldade de concentração;
  7. Vontade de comer coisas que não são comestíveis, como tijolo ou terra, por exemplo;
  8. Tonturas;
  9. Alteração do batimento cardíaco, em alguns casos.
9 sintomas de anemia e como confirmar

Na maioria dos casos, os níveis de hemoglobina estão diminuídos devido à deficiência de ferro no sangue, já que é necessário para a sua formação, o que pode acontecer devido ao baixo consumo de ferro no dia a dia ou como consequência de sangramentos prolongados, como menstruação abundante ou sangramento dentro do sistema digestivo, devido a uma úlcera gástrica, por exemplo.

Teste de sintomas

Se acha que pode estar com anemia, selecione quais destes sintomas está sentindo para saber qual o seu risco:

  1. 1. Falta de energia e cansaço excessivo
  2. 2. Pele pálida
  3. 3. Falta de disposição e baixa produtividade
  4. 4. Dor de cabeça constante
  5. 5. Irritabilidade fácil
  6. 6. Vontade inexplicável de comer algo estranho como tijolo ou barro
  7. 7. Perda de memória ou dificuldade para se concentrar
Imagem que indica que o site está carregando

Na presença de sinais e sintomas indicativos de anemia, é importante consultar o clínico geral para que sejam realizados exames de sangue que ajudem a identificar a possível causa da anemia e ser indicado o tratamento mais adequado para prevenir complicações da anemia e aliviar os sintomas. Conheça mais sobre as possíveis causas e tipos de anemia.

Como confirmar a anemia

A melhor forma de confirmar a presença de anemia é fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de hemoglobina, para avaliar se está inferior ao recomendado. Além disso, podem ser indicados exames para avaliar os níveis de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, além de exames que ajudam a avaliar o funcionamento do fígado e dos rins, já que podem também favorecer o desenvolvimento da anemia. Veja mais sobre os exames indicados para confirmar a anemia.

Os valores de hemoglobina para que seja considerado anemia variam de acordo com a idade e outras fases da vida. A tabela a seguir indica as principais fases da vida e os valores que indicam anemia:

Idade/Fase da vidaValor de hemoglobina
Crianças 6 meses e 5 anosabaixo de 11 g/dL
Crianças dos 5 a 11 anosabaixo de 11,5 g/dL
Crianças entre 12 a 14 anosabaixo de 12 g/dL
Mulheres não grávidasabaixo de 12 g/dL
Mulheres grávidas

abaixo de 11 g/dL

Homens adultosabaixo de 13 g/dL
Pós-parto 

abaixo de 10 g/dL nas primeiras 48 horas

abaixo de 12 g/dL nas primeiras semanas

Como combater a anemia 

O tratamento da anemia normalmente é feito com o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, feijão e beterraba, mas nos casos mais graves o médico pode recomendar a toma de suplementos de ferro, e nos casos gravíssimos uma transfusão sanguínea pode ser necessária. Todavia, o aumento do consumo de ferro é sempre indicado.

O que comer na anemia

Deve-se comer mais alimentos como carnes vermelhas, vísceras como fígado e miúdos, carnes de aves, peixes e hortaliças verde-escuras. Pessoas que consomem produtos animais têm menor risco de desenvolvimento de anemia ferropriva que os vegetarianos. Assim, quando a pessoa é vegetariana deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista para fazer a suplementação necessária, e a combinação dos alimentos certos também é importante para garantir os nutrientes que o corpo precisa para ser saudável. 

Além de consumir mais ferro, também é indicado consumir na mesma refeição uma fonte de vitamina C. Assim, se não gosta de comer carne, pode comer couve refogada e tomar um copo de suco de laranja, porque a vitamina C aumenta a absorção do ferro presente na couve. Outro cuidado importante é não tomar café ou chá preto depois das refeições porque eles dificultam a absorção do ferro. Confira como deve ser alimentação em caso de anemia no vídeo a seguir:

Suplemento de ferro contra anemia

Para o tratamento da anemia grave o médico pode recomendar a toma de um suplemento de ferro da seguinte forma:

  • 180 a 200 mg de ferro elementar por dia para adultos;
  • 1,5 a 2 mg de ferro elementar por dia para crianças.

As doses devem ser divididas em 3 a 4 tomadas, preferencialmente 30 minutos antes do almoço e do jantar. 

Como forma de prevenção da anemia o médico também pode recomendar a suplementação de ferro durante a gravidez e nas crianças em idade pré-escolar. A dose indicada é de aproximadamente:

  • 100 mg de ferro elementar por dia para gestantes e mulheres que amamentam;
  • 30 mg de ferro elementar por dia para pré-escolares e
  • 30-60 mg de ferro elementar por dia para crianças em idade escolar, em períodos de duas a três semanas, pelo menos 2 vezes ao ano.

Depois de iniciar o tratamento com suplemento de ferro, depois de cerca de 3 meses deve-se repetir os exames para verificar se a anemia desapareceu. 

Veja no vídeo a seguir o que fazer para melhorar a absorção de ferro e combater a anemia mais rapidamente:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: