Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser Urina Escura com Cheiro Forte

Quando a urina apresenta um cheiro forte e desagradável ou uma cor muito escura, pode ser sinal de desidratação, infecção urinária, diabetes, ou mesmo de problemas no funcionamento dos rins. 

Para evitar a desidratação, é importante garantir o consumo de líquidos durante todo o dia, especialmente nos dias mais quentes ou de maior exigência física. No entanto, se mesmo assim, a urina continuar muito escura ou ligeiramente avermelhada, pode indicar a presença de sangue, que é um sintoma bastante sugestivo de infecção urinária. Veja o que mais pode deixar a urina com sangue e o que fazer.

Em qualquer caso, se a alteração na urina se mantiver por muito tempo, é importante consultar um clínico geral ou um urologista para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.

O que pode ser Urina Escura com Cheiro Forte

1. Infecção Urinária

A urina muito concentrada, com cheiro forte e desagradável é um dos sintomas mais clássicos de infecção urinária, que pode vir acompanhado de dor ou ardor ao urinar e vontade frequente para urinar. Conheça outros sintomas de infecção urinária.

O diagnóstico da infecção urinária pode ser feito por um clínico geral, por um ginecologista ou urologista, através da análise da urina usando uma tira reagente.

O que fazer: o tratamento é geralmente feito com antibióticos como Amoxicilina, Ampicilina ou Cefalosporina, sendo também recomendado beber bastante água ou sucos de fruta, durante todo o tempo de recuperação. 

2. Insuficiência renal

Pouca quantidade de urina e com cheiro forte pode ser sinal de mau funcionamento dos rins, que geralmente vem também acompanhado de tremores nas mãos, cansaço, sonolência e inchaço no corpo, especialmente especialmente nos olhos e pernas e pés devido à retenção de líquidos. Confira 11 sinais que podem indicar que tem um problema nos rins.

Normalmente, o diagnóstico deve ser realizado por um médico nefrologista, através de exames de urina e de outros exames específicos.

O que fazer: o tratamento pode ser feito através da toma de medicamentos para diminuir a pressão arterial e inchaço do corpo, como Lisinopril ou Furosemida, por exemplo. Além disso, o tratamento deve ser complementado com uma dieta pobre em proteínas, sal e potássio, para evitar o sobrecarregamento dos rins, sendo também recomendado beber bastante água. 

O que pode ser Urina Escura com Cheiro Forte

3. Diabetes não controlada

Esta alteração nas características da urina também pode ser sintoma de diabetes, sendo comum surgirem outros sintomas como aumento da sede, vontade frequente para urinar, cansaço, feridas que cicatrizam lentamente ou formigamento nos pés e mãos.

O diagnóstico da diabetes pode ser feito através de um exame de sangue que avalia a taxa de açúcar no sangue. 

O que fazer: o tratamento da diabetes envolve a toma de remédios que dependem do tipo de diabetes diagnosticado, sendo também necessário realizar um ajustes alimentares que ajudam no controle da doença. 

4. Fenilcetonúria 

Urina com cheiro forte e a mofo pode ser sintoma de fenilcetonúria, uma doença rara e congênita que não tem cura, provocada pelo acumular de fenilcetonúria no organismo. Outros sintomas causados por esta doença incluem dificuldade no desenvolvimento, cheiro a mofo na pele, eczema na pele ou deficiência mental.

O diagnóstico desta doença é feito logo nos primeiros anos de vida da criança, através da realização do teste do pezinho.

O que fazer: o tratamento envolve a realização de uma dieta rigorosa baixa em fenilalanina, um aminoácido natural que pode ser encontrado na carne, ovos, oleaginosas, alimentos industrializados, leite e derivados. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar