Vitamina B2 (riboflavina): para que serve e quantidade recomendada

Atualizado em março 2023

A vitamina B2, ou riboflavina, é uma vitamina essencial para diversas funções no organismo, como estimular a produção de sangue, aumentar energia, favorecer o crescimento infantil e a cicatrização.

Além disso, a vitamina B2 também ajuda a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares e enxaqueca, já que essa vitamina possui atividades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A riboflavina está naturalmente presente em alimentos como leite, iogurte, ovos, fígado bovino, soja e ervilha. Além disso, a vitamina B2 também pode ser encontrada na forma de suplementos em cápsulas. Veja uma lista de alimentos ricos em vitamina B2.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

A vitamina B2 é desempenha as seguintes funções no organismo:

  • Promover a produção de energia, já que participa do metabolismo de carboidratos proteínas e gorduras no organismo;
  • Estimular a produção de sangue, pois a vitamina B2 é importante para a formação dos glóbulos vermelhos;
  • Prevenir doenças cardiovasculares, porque regula os níveis de homocisteína no sangue, um aminoácido que, em grandes quantidades, aumenta o risco de doenças cardíacas;
  • Participar do crescimento infantil e da cicatrização, já que tem um papel fundamental na formação e reparação das células e dos tecidos;
  • Aliviar enxaquecas, porque tem ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a combater e prevenir enxaquecas;
  • Manter a saúde da tireoide, pois atua na regulação das enzimas tireoidianas.

Além disso, a vitamina B2 também é importante para que outras vitaminas do complexo B, como vitaminas B6, ácido fólico e vitamina B12, desempenhem suas funções no organismo.

Alimentos ricos em vitamina B2

A vitamina B2 é encontrada principalmente na levedura de cerveja e em alimentos de origem animal, como leite, queijo, iogurte e fígado bovino.

Além disso, essa vitamina também é encontrada em alimentos de origem vegetal, como pequi, aveia, cogumelos, soja e agrião. Confira outros alimentos ricos em vitamina B2.

Quantidade diária recomendada

A quantidade diária recomendada de vitamina B2 varia de acordo com a idade, a fase da vida e o sexo da pessoa:

Idade / fase da vida

Quantidade recomendada por dia

0 a 6 meses

0,3 mg

6 a 12 meses

0,4 mg

1 a 3 anos

0,5 mg

4 a 8 anos

0,6 mg

9 a 13 anos

0,9 mg

Meninas de 14 a 18 anos

1,0 mg

Homens com 14 anos ou mais

1,3 mg

Mulheres com 19 anos ou mais

1,1 mg

As mulheres que amamentam precisam consumir 1,6 mg de vitamina B2 por dia. Já para as mulheres grávidas, a recomendação diária de vitamina B2 é de 1,4 mg.

Quando usar suplementos

Os suplementos de vitamina B2 podem ser indicados em situações de elevado risco de deficiência dessa vitamina, como alcoolismo, idosos, gravidez, dietas pobres em riboflavina ou uso de medicamentos como contraceptivos orais, probenecida, clorpromazina, fenotiazinas, barbitúricos, estreptomicina e  penicilina.

Além disso, esse suplemento também pode ser recomendado para pessoas com alterações na absorção intestinal ou doenças como HIV, tuberculose, hipertireoidismo e diabetes.

Os suplementos de vitamina B2 podem ser encontrados na forma de cápsulas, que variam de 10 a 500 mg, e a dosagem é recomendada de acordo com a idade da pessoa e o objetivo a ser tratado.

Por isso, o suplemento de vitamina B2 só deve ser usado sob a indicação de um médico ou nutricionista.

Deficiência de vitamina B2

A deficiência de vitamina B2 pode causar sinais e sintomas como inflamações e feridas nos lábios, língua vermelha e inchada, vermelhidão e coceira nos olhos, cansaço, queda de cabelo, atraso no crescimento, dor de garganta, inflamação da pele e anemia.