Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando tomar remédios para anemia

Setembro 2020

Os remédios para a anemia são prescritos quando os valores de hemoglobina estão abaixo dos valores de referência, como hemoglobina inferior a 12 g/dl em mulheres e inferior a 13 g/dl em homens. Além disso, também é recomendado tomar medicamentos para prevenir a anemia após uma cirurgia longa, antes da gravidez e após o parto, por exemplo.

Geralmente, os remédios são em forma de comprimidos ou cápsulas, porém em casos mais graves pode ser necessário tomar o remédio pela veia, através de injeção no músculo ou transfusão de sangue, por indicação do médico.

Quando tomar remédios para anemia

Os remédios indicados pelo médico podem variar de acordo com o tipo de anemia, podendo ser recomendado:

1. Diminuição dos níveis de ferro

Nesse caso é normalmente é indicado o uso de medicamentos ricos em ácido fólico, sulfato ferroso e ferro como Folifolin, Endofolin, Hemototal, Fervit, Fetrival, Iberol e Vitafer, com o objetivo de aumentar a quantidade de ferro circulante e seu transporte para o organismo. Esses remédios são normalmente indicados em caso de anemia microcítica, hipocrômica ou ferropênica, sendo geralmente indicado pelo médico que o remédio seja tomado junto com as refeições por cerca de 3 meses.

2. Diminuição dos níveis de vitamina B12

A anemia por diminuição dos níveis de vitamina B12, também chamada de anemia megaloblástica, deve ser tratada com cianocobalamina e hidroxocobalamina, como Alginac, Profol, Permadoze, Jaba 12, Metiocolin, Etna em simultâneo com multivitamínicos como Suplevit ou Century, por exemplo.

3. Anemia grave

Quando a anemia é grave e, o paciente apresenta valores de hemoglobina inferiores a 10 g/dl, por exemplo, pode ser necessário fazer uma transfusão de sangue, para receber as células sanguíneas em falta e diminuir os sintomas de anemia. No entanto, normalmente após a transfusão é necessário manter a ingestão de ferro através de comprimidos.

4. Anemia na gravidez

Para prevenir a ocorrência de anemia na gravidez é comum tomar comprimidos, como ácido fólico em comprimidos, antes e durante a gestação, porém, apenas por indicação médica. Além disso, depois do parto normal pode ocorrer perda de sangue excessiva, o que pode provocar anemia, sendo por isso necessário, em alguns casos, tomar ferro.

5. Remédios caseiros

Para ajudar a tratar a anemia, pode-se tomar um remédio caseiro como um suco de morango, de beterraba ou um chá de urtiga ou artemísia. Além disso, ingerir um suco de abacaxi com salsinha é bom para combater a anemia, pois estes alimentos são ricos em vitamina C, o que potencia a absorção do ferro. Conheça outras opções de remédios caseiros para anemia.

Além disso para tratar a anemia é fundamental comer alimentos ricos em ferro e em vitamina C. Veja no vídeo a seguir o que comer para combater a anemia:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem