Quando tomar remédios para anemia

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
dezembro 2021

Os remédios para a anemia são prescritos quando os valores de hemoglobina estão abaixo dos valores de referência, como hemoglobina inferior a 12 g/dl em mulheres e inferior a 13 g/dl em homens. Além disso, também é recomendado tomar medicamentos para prevenir a anemia após uma cirurgia longa, antes da gravidez e após o parto, por exemplo.

Geralmente, os remédios são em forma de comprimidos ou cápsulas, porém em casos mais graves pode ser necessário tomar o remédio pela veia, através de injeção no músculo ou transfusão de sangue, por indicação do médico.

Os remédios indicados pelo médico podem variar de acordo com o tipo de anemia, podendo ser recomendado:

1. Diminuição dos níveis de ferro

Nesse caso é normalmente é indicado o uso de medicamentos ricos em ácido fólico, sulfato ferroso e ferro como Folifolin, Endofolin, Hemototal, Fervit, Fetrival, Iberol e Vitafer, com o objetivo de aumentar a quantidade de ferro circulante e seu transporte para o organismo. Esses remédios são normalmente indicados em caso de anemia microcítica, hipocrômica ou ferropênica, sendo geralmente indicado pelo médico que o remédio seja tomado junto com as refeições por cerca de 3 meses.

2. Diminuição dos níveis de vitamina B12

A anemia por diminuição dos níveis de vitamina B12, também chamada de anemia megaloblástica, deve ser tratada com cianocobalamina e hidroxocobalamina, como Alginac, Profol, Permadoze, Jaba 12, Metiocolin, Etna em simultâneo com multivitamínicos como Suplevit ou Century, por exemplo.

3. Anemia grave

Quando a anemia é grave e, o paciente apresenta valores de hemoglobina inferiores a 10 g/dl, por exemplo, pode ser necessário fazer uma transfusão de sangue, para receber as células sanguíneas em falta e diminuir os sintomas de anemia. No entanto, normalmente após a transfusão é necessário manter a ingestão de ferro através de comprimidos.

4. Anemia na gravidez

Para prevenir a ocorrência de anemia na gravidez é comum tomar comprimidos, como ácido fólico em comprimidos, antes e durante a gestação, porém, apenas por indicação médica. Além disso, depois do parto normal pode ocorrer perda de sangue excessiva, o que pode provocar anemia, sendo por isso necessário, em alguns casos, tomar ferro.

5. Remédios caseiros

Para ajudar a tratar a anemia, pode-se tomar um remédio caseiro como um suco de morango, de beterraba ou um chá de urtiga ou artemísia. Além disso, ingerir um suco de abacaxi com salsinha é bom para combater a anemia, pois estes alimentos são ricos em vitamina C, o que potencia a absorção do ferro. Conheça outras opções de remédios caseiros para anemia.

Além disso para tratar a anemia é fundamental comer alimentos ricos em ferro e em vitamina C. Veja no vídeo a seguir o que comer para combater a anemia:

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2021.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Tratamento para Anemia

    03:04 | 1304545 visualizações