22 alimentos ricos em vitamina B6 (Piridoxina)

Atualizado em junho 2022

Os alimentos ricos em vitamina B6, como lentilha, banana, espinafre, salmão e amendoim, são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo e do cérebro, já que essa vitamina atua em diversas reações metabólicas e no desenvolvimento do sistema nervoso central.

Além disso, os alimentos ricos em vitamina B6 também ajudam a fortalecer o sistema imunológico e equilibrar os níveis de homocisteína no sangue, um aminoácido que, quando está elevado, pode causar alterações no vasos sanguíneos, levando ao surgimento de doenças cardíacas, como derrame, trombose ou infarto cardíaco, por exemplo. Conheça outros benefícios da vitamina B6.

A vitamina B6, conhecida também como piridoxina, está presente em muitos alimentos e, por isso, os casos de deficiência são raros. No entanto, as necessidades dessa vitamina pode aumentar na presença de algumas situações, como gravidez, consumo regular de bebidas alcoólicas e pessoas com doenças autoimunes, como doença de Crohn ou artrite reumatoide. Nestes casos, o médico, ou nutricionista, também podem recomendar a suplementação com a vitamina B6.

Imagem ilustrativa número 1

Alimentos ricos em vitamina B6

A tabela a seguir apresenta a quantidade de vitamina B6 presente em cada 100g dos alimentos:

Alimentos Quantidade de Vitamina B6
1. Farinha de mandioca 0,8 mg
2. Melancia 0,1 mg
3. Espinafre cru 0,2 mg
4. Lentilha cozida 0,2 mg
5. Ameixa fresca 0,03 mg
6. Cenoura cozida 0,2 mg
7. Amendoim torrado s/sal 0,5 mg
8. Abacate 0,3 mg
9. Couve de Bruxelas 0,2 mg
10. Camarão cozido 0,1 mg
11. Carne bovina grelhada 0,2 mg
12. Batata assada 0,5 mg
13. Noz macadâmia 0,3 mg
14. Noz 0,7 mg
15. Banana 0,3 mg
16. Avelã 0,6 mg
17. Salmão grelhado 0,2 mg
18. Gérmen de trigo 1,4 mg
19. Fígado bovino grelhado 1,4 mg
20. Fígado de galinha 0,8 mg
21. Sementes de girassol 0,5 mg
22. Frango cozido 0,2 mg

Além desses alimentos, a vitamina B6 também pode ser encontradas em alimentos, como uva, arroz, suco de laranja alcachofra, iogurte, brócolis, couve-flor, milho cozido, leite, morango, queijo cottage, ovo cozido, feijão preto, aveia cozida, semente de abóbora e cacau.

Quantidade diária recomendada

A quantidade diária recomendada de vitamina B6 é relativamente baixa, variando de acordo com a idade, o sexo e a fase da vida. A recomendação de vitamina B6 para homens e mulheres entre 14 e 50 anos é de 1,3 mg por dia. Já para as mulheres que estão grávidas, a quantidade indicada dessa vitamina é de 1,9 mg por dia. Veja a recomendação da vitamina B6 indicada para cada idade.

Suplementação com vitamina B6

A maioria das pessoas consegue obter quantidades adequadas de vitamina B6 através da alimentação, no entanto, em alguns casos, pode ser necessária a realização de suplementação.

A vitamina B6 está disponível como cloridrato de piridoxina em alguns suplementos multivitamínicos, como o suplemento do complexo de vitamina B, por exemplo. Essa vitamina pode ser também encontrada como um suplemento único de vitamina B6, podendo ser indicada uma cápsula por dia de 50 mg ou 100 mg, que deve ser consumida juntamente com as refeições principais, sendo fundamental que seja prescrita pelo médico ou pelo nutricionista.