Sulfato ferroso: para que serve, como tomar e posologia

novembro 2022

O sulfato ferroso é um suplemento indicado para a prevenção ou tratamento da anemia ferropriva, um tipo de anemia causada pela deficiência de ferro no organismo e que pode levar ao surgimento de sintomas, como cansaço excessivo, perda de memória ou dor de cabeça constante.

A anemia ferropriva pode surgir devido à baixa ingestão de alimentos contendo esse mineral, pelo aumento das necessidades nutricionais, ou por situações que dificultam a absorção de ferro pelo organismo, como doença celíaca ou cirurgia bariátrica.

O sulfato ferroso pode ser indicado pelo médico para crianças, adultos, mulheres grávidas ou amamentando, sendo comercializado em drogarias e farmácias na forma de comprimidos, gotas ou xarope, contendo entre 25 mg a 500 mg de sulfato ferroso.

Para que serve

O sulfato ferroso pode ser indicado em caso de deficiência de ferro, anemia ferropriva e sangramentos, por exemplo. Além disso, também pode ser recomendado em situações que aumentam as necessidades nutricionais de ferro, como gravidez e amamentação.

Sulfato ferroso na gravidez

O uso de sulfato ferroso na gravidez geralmente é indicado para diminuir o risco de deficiência de ferro na gestação. A deficiência de ferro durante a gravidez aumenta o risco de prematuridade, baixo peso de nascimento e deficiência deste nutriente no bebê nos primeiros meses de vida. Confira os sintomas e riscos da anemia na gravidez. 

Sulfato ferroso para crianças

O sulfato ferroso para crianças é indicado especialmente no primeiro ano de vida, quando o risco de deficiência de ferro é maior. A deficiência de ferro em crianças pode prejudicar o desenvolvimento neurológico e aprendizado e é mais comum em bebês prematuros ou que nasceram com baixo peso.

Como tomar e posologia

O sulfato ferroso deve ser tomado por via oral de preferência 1 hora antes ou 2 horas após uma refeição, conforme orientado pelo médico. 

A posologia do sulfato ferroso varia de acordo com a idade da pessoa, objetivo do tratamento e a dose de cada suplemento, podendo ser recomendado:

1. Sulfato ferroso gotas de 125 mg/mL

O sulfato ferroso de 125 mg/mL, equivale a 25 mg de ferro elementar por cada mL da solução, sendo que as doses em gotas para o tratamento da anemia ferropriva, variam de acordo com a idade e incluem:

Idade

Dose diária para o tratamento da anemia ferropriva

Dose máxima por dia

Lactentes de 0 a 6 meses (com peso entre 2 a 6 Kg)

3 a 15 gotas por dia, calculada pelo pediatra de acordo com o peso do bebê

15 gotas

Bebês de 7 a 12 meses (com peso entre 6 e 10 Kg)

10 a 30 gotas por dia, calculada pelo pediatra de acordo com o peso do bebê

30 gotas

Crianças de 1 a 3 anos (com peso entre 10 e 14 Kg)

20 a 40 gotas por dia, calculada pelo pediatra de acordo com o peso da criança

40 gotas

Crianças de 4 a 6 anos (com peso entre 14 e 20 Kg)

30 a 60 gotas por dia, calculada pelo pediatra de acordo com o peso da criança

60 gotas

Crianças de 7 a 10 anos (com peso entre 20 a 30 Kg)

40 a 80 gotas por dia, calculada pelo pediatra de acordo com o peso da criança

80 gotas

Crianças com mais de 11 anos (com mais de 30 Kg)

40 a 150 gotas por dia, calculada pelo pediatra de acordo com o peso da criança

150 gotas

Mulheres grávidas ou em amamentação

60 a 120 gotas por dia, calculada pelo obstetra

120 gotas

É aconselhado tomar o sulfato ferroso junto com alimentos fonte de vitamina C, como laranja e caju, para melhorar a absorção do ferro. Assim como é importante evitar o uso desse suplemento junto com alimentos com cafeína, como café, chá mate e chá verde, e cálcio, como leite e derivados, porque esses nutrientes diminuem a absorção de ferro.

2. Sulfato ferroso comprimido de 40 mg

Comprimidos revestidos de 40 mg de sulfato ferroso podem ser indicados para crianças de 6 e 12 anos na dose de 1 comprimido, 3 vezes ao dia, ou para adultos na dose de 1 comprimido até 4 vezes ao dia, após as refeições.

Para bebês, deve-se dar preferência para o sulfato ferroso em gotas, nas doses indicadas pelo pediatra, de acordo com a idade e o peso do bebê.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais com o uso do sulfato ferroso são perda de apetite, diarreia, náusea, dor no estômago, vômito, fezes escuras, dor na barriga e prisão de ventre. Além disso, pode haver escurecimento dos dentes, principalmente quando se usa o sulfato ferroso em gotas.

O sulfato ferroso engorda?

O sulfato ferroso é usado para tratar anemia, uma condição que, entre outros sintomas, também causa a perda do apetite. Por isso, esse suplemento pode melhorar o apetite, favorecendo o ganho de peso em pessoas com anemia.

No entanto, o sulfato ferroso não possui calorias, não contribuindo para o ganho de peso. Além disso, uns dos possíveis efeitos colaterais do uso do sulfato ferroso são náuseas e vômitos, o que diminui a fome e a vontade de comer em algumas pessoas.

Quem não pode usar

Pessoas com doenças do sangue, como talassemia, anemia falciforme, anemia hemolítica ou hemocromatose, que é uma condição que causa o aumento dos níveis de ferro no organismo, não podem usar o suplemento de sulfato ferroso. Entenda melhor o que é a hemocromatose.

Além disso, esse suplemento também não é indicado para alcoolistas, para pessoas que recebem transfusão de sangue com frequência, com problemas no fígado, úlcera gástrica, diarreia crônica e colite ulcerativa.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • NIH. Iron. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/Iron-HealthProfessional/>. Acesso em 11 nov 2022
  • BURNS, Dennis A. R. et al. Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria. 4.ed. Barueri, SP: Editora Manole, 2017.
Mostrar bibliografia completa
  • WHO. DAILY IRON SUPPLEMENTATION in infants and children. 2016. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/204712/9789241549523_eng.pdf>. Acesso em 11 nov 2022
  • STATPEARLS. Iron Supplementation. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK557376/>. Acesso em 11 nov 2022
  • GEORGIEFF, Michael K; KREBS, Nancy F; CUSICK, Sarah E. The Benefits and Risks of Iron Supplementation in Pregnancy and Childhood. Annu Rev Nutr. Vol.39. 121-146, 2019
  • NHS. Medicines A to Z: Ferrous sulfate. Disponível em: <https://www.nhs.uk/medicines/ferrous-sulfate/>. Acesso em 04 jul 2022
  • FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ / INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS (FARMANGUINHOS). Farmanguinhos sulfato ferroso. 2017. Disponível em: <https://www.far.fiocruz.br/wp-content/uploads/2017/05/Farmanguinhos-sulfato-ferroso_Bula_Profissional.pdf>. Acesso em 04 jul 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa Nacional de Suplementação de Ferro Manual de Condutas Gerais. 2013. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_suplementacao_ferro_condutas_gerais.pdf>. Acesso em 04 jul 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

    05:57 | 503565 visualizações