A vitamina B12 injetável, ou hidroxocobalamina, é uma forma artificial de vitamina B12, usada para tratar níveis baixos dessa vitamina no corpo que pode ocorrer por má nutrição, má absorção da vitamina pelo intestino, problemas no estômago, infecções ou câncer, por exemplo.
Quando os níveis de vitamina B12 estão baixos no organismo, pode causar anemia perniciosa, problemas no estômago ou danos nos nervos, por exemplo, pois essa vitamina é importante para para o crescimento e a multiplicação de células, formação de células sanguíneas e proteínas, e para manter o bom funcionamento do sistema nervoso. Entenda melhor o que é a falta de vitamina B12 e quais os sintomas.
Este medicamento pode ser encontrado em farmácias e drogarias com os nomes comerciais Rubranova ou Cronobê, vendido na forma de ampola injetável de 5000 UI em 2,5 mL, e é vendido somente com prescrição médica. A vitamina B12 injetável deve ser aplicada diretamente no músculo por um profissional de saúde como enfermeiro ou farmacêutico.

Para que serve
A vitamina B12 injetável é indicada para o tratamento de diversas doenças como:
- Anemia perniciosa
- Deficiência de vitamina B12;
- Dor intensa ou inflamação nos nervos;
- Dores musculares intensas;
- Dor no ciático;
- Artrose lombar;
- Artrite;
- Neuropatia diabética.
Além disso, a vitamina B12 pode ser indicada pelo médico em alguns casos de hérnia de disco ou estreitamento do canal da medula na região do pescoço, especialmente quando existe dor que inicia no pescoço e irradia para o braço.
Como tomar
A vitamina B12 injetável deve ser aplicada no músculo do glúteo por um profissional de saúde e a dose pode variar de acordo com o problema a tratar, devendo sempre ser usada com indicação do clínico geral ou ortopedista, por exemplo.
Geralmente, para tratamento de dor no nervo menos intensas, deve-se iniciar com 5.000 UI até o desaparecimento da dor. No caso de dores mais intensas, a dose deve ser aumentada para 15.000 UI por dia e reduzida conforme a diminuição da dor.
Para o tratamento da anemia perniciosa, a dose pode variar de 100 a 1000 UI por dia, aplicada no músculo, e o tempo de tratamento varia de pessoa para pessoa, sendo analisado pelo médico através de exames de sangue.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer após a 1ª dose ou após ter recebido algumas doses da vitamina B12 injetável são coceira na pele e diarreia.
No entanto, ao longo do tratamento podem acontecer outros efeitos colaterais mais graves, que devem ser comunicados ao médico, como:
- Produção excessiva de suor;
- Aumento de peso rápido;
- Dor ao respirar;
- Sensação de falta de ar ao deitar;
- Ansiedade;
- Batimentos cardíacos acelerados ou irregulares;
- Dormência, formigamento ou fraqueza muscular;
- Aumento da sede ou vontade frequente de urinar.
Além disso, a vitamina B12 injetável pode causar alergia com sintomas que podem iniciar imediatamente após a injeção, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Por isso, a vitamina B12 deve ser aplicada por um profissional de saúde para que se possa prestar os primeiros socorros imediatamente.
Quem não deve usar
A vitamina B12 injetável não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas que têm problemas nos olhos ou doença de Leber, insuficiência renal ou hepática, deficiência de ácido fólico, ou qualquer tipo de infecção no corpo.
Este medicamento também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à cianocobalamina ou cobalto.