Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 Remédios caseiros para TPM - Tensão Pré Menstrual

Alguns remédios caseiros bons para diminuir os sintomas de TPM ou tensão pré-menstrual, como variação de humor, inchaço no corpo e diminuição das dores abdominais são a vitamina com banana, o suco de cenoura e agrião ou o chá de amora.

Além disso, para combater a TPM pode-se também aumentar o consumo de brócolis, salmão, amêndoas, sementes de girassol, abacate e abacaxi, por exemplo. Saiba mais sobre esses alimentos em: Alimentos que combatem a TPM.

Apostar em chás calmantes como de camomila com suco de maracujá ou valeriana com erva cidreira é uma boa alternativa que não só diminui a irritabilidade dessa fase como também melhoram a qualidade de sono espantando a insônia, melhorando a produção de melatonina pelo organismo.

8 Remédios caseiros para TPM - Tensão Pré Menstrual

1. Vitamina de banana e leite de soja

O remédio caseiro para TPM com banana e leite de soja  pode ser uma boa opção para mulheres que sofrem de TPM por que este suco contém fito-hormônios que ajudam a diminuir as variações hormonais femininas.

Ingredientes

  • 1 banana
  • 1 copo de água de coco
  • 1 colher (de sopa) de leite de soja em pó

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber o suco 2 vezes ao dia, durante todos os dias da semana que antecedem o período menstrual, até a descida da menstruação, para diminuir os sintomas da TPM.

2. Suco de cenoura e agrião

O suco de cenoura e agrião têm propriedades diuréticas, diminuindo o inchaço e o acúmulo de líquidos característicos desse período do ciclo menstrual.

Ingredientes

  • 1 cenoura
  • 2 talos de agrião
  • 2 copos de água de coco

Modo de preparo

Cortar a cenoura em pedaços e bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber o suco cerca de 2 vezes por dia, todos os dias da semana que antecedem a menstruação até ela descer.

8 Remédios caseiros para TPM - Tensão Pré Menstrual

3. Chá de amora

O chá de amora melhora a circulação, é rico antioxidantes que diminuem a inflamação e ajudam a diminuir as cólicas e dores abdominais. Neste caso pode se começara a tomar 3 ou 4 dias antes da menstruação chegar.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas secas de amora
  • 1 xícara de água

Ferver a água, juntar as folhas de amora, deixar repousar por 10 minutos e depois de coar está pronto a se beber. Deve-se beber 2 xícaras por dia desse chá para ajudar a diminuir as dores menstruais. Além disso, o óleo de borragem também é uma boa opção que pode ser usada para aliviar os sintomas de TPM, saiba mais em: Óleo de borragem em cápsulas.

Veja também que alimentos comer e os que deve evitar para aliviar os sintomas da TPM:

4. Chá de ervas

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de extrato de noveleira
  • 1/2 colher de sopa de extrato de valeriana
  • 1/2 colher de extrato de raiz de gengibre

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes, agitar bem e tomar 1 colher (de chá) desse xarope diluído em um pouco de água morna 1 vez ao dia.

5. Suco de ameixa com gengibre

O suco de ameixa com framboesa e gengibre ralado é uma boa alternativa para combater a TPM porque ele ajuda a atenuar as alterações hormonais típicas desta fase.

Ingredientes

  • 5 ameixas pretas sem caroço
  • 1/2 colher de gengibre ralado
  • 20 framboesas
  • 2 copos de água

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, adoçar com mel e beber a seguir. Este suco deve ser tomado desde os 5 dias antes da menstruação chegar até o fim da menstruação.

8 Remédios caseiros para TPM - Tensão Pré Menstrual

6. Chá de lúcia-lima

O chá de lúcia-lima possui propriedades anti-espasmódicas e anti-inflamatórias aliviando as dores e as cólicas menstruais resultantes da tensão pré-menstrual.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de lúcia-lima
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo

Colocar as folhas de lúcia-lima na água e deixar ferver. Depois de fervida, deixar repousar durante 10 minutos e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia, todos os dias, na semana antes da menstruação descer.

7. Chá de maracujá com alfazema

Um excelente remédio caseiro para a síndrome pré-menstrual, também conhecida por TPM, é o chá de alfazema com folhas de maracujá, adoçado com mel.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Adicione uma colher de sopa de mel ou seiva de acer ou agave e beba ao longo do dia.

Este chá deve ser feito durante os 5 dias que antecedem a menstruação. Ele está indicado para reduzir os sintomas, como tristeza, compulsão alimentar ou ansiedade, que são próprios desta fase do mês.

8. Suco de banana com kiwi

O suco de banana e kiwi porque ele é rico em magnésio, que ajuda a diminuir a dor muscular, o cansaço e as oscilações de humor.

Ingredientes

  • 1 banana
  • 5 kiwis
  • 1 copo de água de coco

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber logo a seguir.

Para que tenha efeito deve-se tomar este suco 5 dias antes da data prevista do primeiro dia da menstruação e também durante os 3 primeiros dias da menstruação.

Um nutricionista ou um ginecologista poderão indicar a suplementação com o óleo de prímula porque o consumo deste remédio natural ajuda a controlar os sintomas da TPM.

Além destas soluções caseiras, também é importante a mulher incluir na sua alimentação peixe, cereais integrais, frutas, verduras e legumes, pois estes alimentos ajudam a combater alguns sintomas de tensão pré-menstrual como dor abdominal, retenção de líquidos e mau estar. Por outro lado, deve-se evitar alimentos com gordura, sal, açúcar e bebidas com cafeína.

Veja nosso Guia Completo da TPM para Homens. Uma versão bem-humorada sobre esse assunto.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...