Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a valeriana e como tomar

A valeriana é uma planta medicinal da família das valerianáceas, que também pode ser conhecida como valeriana, valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem, e que é muito utilizada popularmente para tratar crises de insônia, ansiedade e agitação.

O nome científico desta planta é Valeriana officinalis e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias e alguns supermercados, sob a forma de raízes secas para fazer infusões, óleos ou cápsulas.

Para que serve a valeriana e como tomar

Para que serve

Por ser um calmante natural, a valeriana pode ser usada como tratamento natural para diversos distúrbios como:

1. Dificuldade para dormir e cansaço mental

O substância ativa da valeriana, o ácido valérico, influencia no funcionamento das células nervosas, tendo um efeito tranquilizante, sendo capaz de diminuir o tempo que a pessoa leva para dormir.

2. Estresse, irritabilidade e ansiedade

A valeriana possui substâncias que podem interagir com neurotransmissores sedativos do corpo humano, chamados de GABA, o que reduz os sintomas de estresse e de ansiedade, por exemplo.

No entanto, a valeriana não se mostra eficaz no tratamento da ansiedade generalizada, neste caso o ideal é procurar um psicólogo para auxiliar no tratamento deste sintoma.

3. Esgotamento mental e falta de concentração

O extrato da valeriana aumenta a concentração de GABA e isso diminui a irritabilidade e ansiedade, com isso a sensação de esgotamento e a falta de contração tendem a diminuir, pois a pessoa tem a sensação de alivio.

4. Sintomas de menopausa

A valeria é amplamente utilizados para induzir sono e melhorar a qualidade do mesmo durante a noite, devido a isso, juntamente com seu efeito relaxante, a valeriana se mostra eficaz para sintomas da menopausa, especialmente à noite, onde mulheres relatam ondas de calor e suor intenso. 

5. Cólicas menstruais

A valeriana possui propriedades antiespasmolíticas e relaxantes, que diminuem a força dos espasmos e contrações características das cólicas menstruais, ajudando a aliviar esse sintoma.

Para que serve a valeriana e como tomar

Como tomar a valeriana 

A valeriana pode ser tomada em forma de chá ou consumida em cápsulas, no entanto, para tratamento específicos as cápsulas são mais seguras, pois assim a pessoa pode ter um controle maior da quantidade que esta consumindo.

A quantidade de valeriana pode variar de acordo com a indicação, podendo ser:

  • Para melhorar o sono: recomenda-se 450 mg uma hora antes de ir para a cama, os efeitos do tratamento se mostram mais eficazes após a terceira semana de uso;
  • Esgotamento mental e falta de concentração: 100 mg, uma vez ao dia, os podem ser sentidos após a primeira semana;
  • Reduzir estresse: 300 a 450 mg por dia, divida em três doses durante o dia, sempre acompanhada de uma refeição;
  • Sintomas da menopausa:  255 mg três vezes ao dia, os resultados significativos se mostram por volta de 8 semanas após o inicio do tratamento;
  • Redução das cólicas menstruais: 225 mg três vezes ao dia, a redução na dor se nota a partir no segundo ciclo menstrual.

Apesar de ser um medicamento natural e com poucos efeitos colaterais relatados, a valeriana deverá ser recomendada por um fitoterapeuta, pois em doses excessivas pode provocar tremores, dor de cabeça, vertigem, alucinações, instabilidade emocional, diarreia e sensação de “ressaca”.

A valeriana também não deve ser utilizada durante a gravidez e amamentação. Além disso, como a capacidade de reação pode ser afetada, não se deve dirigir nem consumir bebidas alcoólicas depois de tomar o suplemento ou beber o chá.

Bibliografia >

  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4 ed. Elsevier, 2018. 50-78.
  • PHARMACOLOGICAL REVIEWS. Botanicals and Their Bioactive Phytochemicals for Women’s Health. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5050441/pdf/pr.115.010843.pdf>. Acesso em 24 Jul 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem