Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Injeção anticoncepcional Depo-Provera

A injeção anticoncepcional trimestral chamada Depo-Provera, contém o acetato de medroxiprogesterona como princípio ativo, e serve para evitar a gravidez indesejada.

Seu efeito colateral mais comum é o surgimento de pequenos sangramentos após a primeira injeção, além do aumento do peso, que pode ser repentino e deve-se a retenção de líquidos, sendo recomendado seguir dieta hipocalórica e praticar exercícios regularmente.

Durante seu uso a mulher fica sem menstruação, mas pode haver pequenos sangramentos ao longo do mês. Ao usar Depo-Provera por um período prolongado a menstruação pode demorar para voltar ao normal e a fertilidade pode demorar mais de 1 ano para ser restabelecida.

Injeção anticoncepcional Depo-Provera

Preço

O preço da injeção anticoncepcional Depo-Provera é de aproximadamente 50 reais.

Para que serve

Depo-Provera é um contraceptivo injetável de ação prolongada, que tem efeito durante, pelo menos, 3 meses. Este medicamento é indicado para mulheres que desejam evitar a gravidez, sem ter que usar medicamentos diariamente, como ocorre nas pílulas anticoncepcionais. Também pode ser indicado para cessar a menstruação. 

Como usar

É recomendado tomar a injeção até 7 dias depois do início da menstruação, ficando protegida imediatamente. No entanto, a injeção também pode ser aplicada até o 10º dia do ciclo menstrual, sendo necessário usar camisinha nos próximos 7 dias, para uma maior proteção. 

A data da próxima injeção deve ser anotada para não haver esquecimento, mas se isso acontecer a mulher tem até 2 semanas para tomar a dose esquecida, sem correr o risco de engravidar, embora possa tomar a injeção até 4 semanas da data prevista, tendo o cuidado de usar camisinha por mais de 7 dias.

Quando tomada corretamente a injeção começa a fazer efeito imediatamente, e em caso de atraso na dose seguinte, começa a ter efeito em aproximadamente 1 semana.

Principais efeitos colaterais

Podem surgir sangramentos ao longo do mês ou levar a ausência completa da menstruação. Também podem surgir efeitos como dor de cabeça, sensibilidade mamária, retenção de líquidos, aumento de peso, tonturas, fraqueza ou fadiga, nervosismo, diminuição da libido ou dificuldade para chegar ao orgasmo, dor pélvica, dor lombar, cãibras nas pernas, queda de cabelo ou ausência de crescimento capilar, depressão, distensão abdominal, náuseas, erupções, insônia, corrimento vaginal, ondas de calor, acne, dor nas articulações, vaginite.

Depo-Provera não causa aborto mas não é recomendado tomar em caso de suspeita de gravidez.

Quem não deve tomar

Depo-Provera está contraindicado durante a gravidez e passa para o leite materno, por isso mulheres que estão amamentando devem optar por outro método contraceptivo. Também não é recomendado em caso de sangramento geniturinário de causa não-diagnosticada; em caso de câncer de mama comprovado ou suspeito; em pacientes com disfunção ou doença hepática; em caso de tromboflebite ou distúrbio tromboembólico anterior; para mulheres com história de aborto retido.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...