Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para TPM: alimentos permitidos e a evitar

Os alimentos que combatem a TPM são idealmente aqueles que contêm ômega 3 e/ou triptofano, como o peixe e as sementes, pois ajudam a diminuir a irritabilidade, assim como os vegetais, que são ricos em água e ajudam a combater a retenção de líquidos.

Assim, durante a TPM, a dieta deve ser especialmente rica em: peixe, cereais integrais, frutas, verduras e legumes que são importantes para combater os sintomas de TPM como irritabilidade, dor abdominal, retenção de líquidos e mau estar.

Além disso, deve-se evitar o consumo de gordura, sal, açúcar e bebidas com cafeína que podem acabar agravando os sintomas da TPM.

Dieta para TPM: alimentos permitidos e a evitar

Alimentos que ajudam na TPM

Alguns alimentos que podem ajudar a diminuir os sintomas da TPM, e que por isso podem ser uma boa aposta na dieta, são:

  • Vegetais, cereais integrais, frutas secas e oleoginosas: são alimentos com vitamina B6, magnésio e ácido fólico que ajudam a transformar o triptofano em serotonina que é uma hormona que aumenta a sensação de bem-estar. Veja mais alimentos ricos em triptofano;
  • Salmão, atum e sementes de chia: são alimentos ricos em ômega 3 que é uma substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir dores de cabeça e cólica abdominal;
  • Sementes de girassol, azeite, abacate e amêndoas: são muito ricos em vitamina E, que ajuda a diminuir a sensibilidade dos seios;
  • Abacaxi, framboesa, abacate, figo e hortaliças como espinafre e a salsinha: são alimentos naturalmente diuréticos que ajudam a combater a retenção de líquido.

Outros bons alimentos para TPM são os alimentos ricos em fibras como ameixa, mamão e cereais integrais que ajudam a regular o intestino e têm um efeito laxante que diminui o desconforto abdominal causado pela inflamação do aparelho reprodutor.

Alimentos que devem ser evitados na TPM

Já ss alimentos que devem ser evitados na TPM incluem os embutidos e outros alimentos ricos em sal e gordura, como caldos de carne e enlatados, assim como alimentos gordurosos, especialmente as frituras. Além disso é também importante não consumir bebidas com cafeína, como guaraná ou álcool.

Todos estes alimentos pioram os sintomas da TPM aumentando a retenção de líquidos e o desconforto abdominal.

Os alimentos ricos em açúcar também não estão indicados durante a TPM mas como é relativamente comum que a mulher sinta uma necessidade aumentada de consumir doces, está permitida a ingestão de  1 quadrado de chocolate meio amargo (70% cacau) após as refeições principais.

Assista ao vídeo para saber mais dicas de como controlar os sintomas da TPM:

Como aliviar os sintomas de TPM

84 mil visualizações

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem