Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos que combatem a TPM - Tensão Pré Menstrual

Os alimentos que combatem a TPM são alimentos como peixe que tem ômega 3 e triptofano que ajudam a diminuir a irritabilidade assim como vegetais que são ricos em água e ajudam a combater a retenção de líquidos.

Na alimentação na TPM deve-se consumir especialmente peixe, cereais integrais, frutas, verduras e legumes que são importantes para combater os sintomas de TPM como irritabilidade, dor abdominal, retenção de líquidos e mau estar. Porém deve-se evitar gordura, sal, açúcar e bebidas com cafeína que podem agravar os sintomas da TPM.

Alimentos que ajudam na TPMAlimentos que ajudam na TPM
Alimentos que devem ser evitados na TPMAlimentos que devem ser evitados na TPM

Alimentos que ajudam na TPM

Os alimentos que ajudam na TPM podem ser:

  • vegetais, cereais integrais, frutas secas e oleoginosas porque são alimentos com vitamina B6, magnésio e ácido fólico que ajudam a transformar o triptofano em serotonina que é uma hormona que aumenta o bem-estar. Veja: Alimentos ricos em triptofano;
  • salmão, atum e sementes de chia que são alimentos ricos em ômega 3 que é uma substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir dores de cabeça e cólica abdominal;
  • sementes de girassol, azeite, abacate e amêndoas que por serem ricos em vitamina E ajudam a diminuir a sensibilidade dos seios;
  • abacaxi, framboesa, abacate, figo e hortaliças como espinafre e salsinha que são alimentos diuréticos que ajudam a combater a retenção de líquido.

Outros bons alimentos para TPM são os alimentos ricos em fibras como ameixa, mamão e cereais integrais que ajudam a regular o intestino e têm um efeito laxante que diminui o desconforto abdominal.

Alimentos que devem ser evitados na TPM

Os alimentos que devem ser evitados na TPM são embutidos e outros alimentos ricos em sal e gordura como caldos de carne e enlatados assim como alimentos gordurosas como frituras. Além disso é também importante não consumir   bebidas com cafeína como guaraná ou álcool. Todos estes alimentos pioram os sintomas da TPM aumentando a retenção de líquidos e o desconforto abdominal.

Os alimentos ricos em açúcar também não estão indicados durante a TPM mas como é possível se sentir a necessidade de consumir doces pode se ingerir 1 quadrado de chocolate amargo após as refeições principais.

Assista ao vídeo para saber o que fazer para combater a TPM:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...