Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como funciona o DIU Mirena e como usar para não engravidar

O DIU Mirena é um dispositivo intra uterino que contém um hormônio livre de estrogênio chamado levonorgestrel, do laboratório Bayer.

Esse dispositivo impede a gravidez porque impede que a camada interna do útero fique espessa e ainda aumenta a espessura do muco cervical para que os espermatozoides tendam dificuldade de chegar até o óvulo, dificultando a sua movimentação. O índice de falha desse tipo de contraceptivo é de apenas 0,2% no primeiro ano de uso.

Antes de colocar esse DIU é recomendado realizar exames nas mamas, exames de sangue para detectar doenças sexualmente transmissíveis, e papanicolau, além da avaliação da posição e do tamanho do útero. 

O preço do DIU Mirena varia de 650 a 800 reais, dependendo da região.

Como funciona o DIU Mirena e como usar para não engravidar

Indicações 

O DIU Mirena serve para evitar a gravidez indesejada e que pode ser utilizado para o tratamento da endometriose e do sangramento menstrual excessivo, sendo indicado ainda para proteção contra hiperplasia endometrial, que é o crescimento excessivo da camada de revestimento interno do útero, durante terapia de reposição de estrogênios. 

O sangramento menstrual excessivo reduz de forma significativa após 3 meses de uso deste DIU. 

Como funciona

Após a inserção do DIU no útero este libera o hormônio levonorgestrel em seu corpo em uma taxa constante, mas em quantidades muito pequenas.

Como Mirena é um dispositivo para colocar no útero é normal surgirem dúvidas, saiba tudo sobre este dispositivo aqui

Como usar 

O médico deve introduzir o DIU Mirena no útero e ele poderá ser utilizado por até 5 anos consecutivos, devendo ser trocado após esta data, por outro dispositivo igual, sem necessidade de nenhuma proteção adicional. 

As intensas cólicas menstruais podem movimentar o DIU, reduzindo sua eficácia, os sintomas que podem evidenciar a sua deslocação incluem dor abdominal e aumento das cólicas, e se estiverem presentes deve-se marcar uma consulta com o ginecologista. 

O DIU Mirena pode ser inserido 7 dias após o primeiro dia da menstruação e pode ser usado durante a amamentação, devendo ser implantado 6 semanas após o parto. Ele também pode ser colocado imediatamente após o aborto desde que não estejam presentes sinais de infecção. Ele pode ser substituído por outro DIU em qualquer momento do ciclo menstrual. 

Após colocar o DIU Mirena é recomendado voltar ao médico após 4-12 semanas, e pelo menos, 1 vez ao ano, todos os anos. 

O DIU não deve ser sentido durante as relações sexuais, e se isso acontecer deve-se ir ao médico porque é provável que o dispositivo tenha se deslocado. Todavia é possível sentir os fios do dispositivo, que servem para a sua remoção. Por causa destes fios não é recomendado usar absorvente interno, porque na sua retirada pode-se deslocar o Mirena, por mexer nos fios. 

Efeitos colaterais 

Após a colocação do DIU Mirena pode haver ausência de menstruação, sangramento menstrual durante o mês (spotting), aumento das cólicas nos primeiros meses de uso, dor de cabeça, cistos benignos nos ovários, problemas de pele, dor nas mamas, alteração da secreção vaginal, alterações de humor, diminuição da libido, inchaço, ganho de peso, nervosismo, instabilidade emocional, náuseas. Na maioria dos casos, os sintomas de adaptação são leves e de pequena duração, mas pode ocorrer tontura e por isso o médico pode recomendar que fique deitada durante 30-40 minutos após a inserção do DIU. Em caso de sintomas intensos ou persistentes é necessário uma consulta médica.

Contraindicações 

O DIU Mirena está contraindicado em caso de suspeita de gravidez, doença inflamatória pélvica ou recorrente, infecção do trato genital inferior, endometrite pós-parto, aborto nos últimos 3 meses, cervicite, displasia cervical, câncer de útero ou cervical, sangramento uterino anormal não identificado, leiomiomas, hepatite aguda, câncer de fígado.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem