Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em estrogênios

Os alimentos ricos em estrógenos, como a soja e a linhaça, são sempre de origem vegetal e possuem substâncias chamadas fitoestrógenos, que são similares ao hormônio feminino estrogênio.

Os fitoestrógenos trazem benefícios para a saúde como reduzir os sintomas da menopausa, prevenir doenças cardiovasculares e prevenir câncer de mama e de próstata.

Soja e derivados

Alimentos ricos em estrogênios

A soja é o alimento mais nos fitoestrógenos chamados isoflavonas, que provocam um efeito de equilíbrio nos níveis de
estrógenos da mulher, trazendo benefícios ao longo de toda sua vida.

Dentre estes benefícios estão reduzir os sintomas da TPM, diminuir o colesterol ruim, melhorar hipertensão e a saúde dos ossos, prevenir doenças cardiovasculares e prevenir câncer de mama e de próstata. Veja como tomar lecitina de soja na menopausa.

Linhaça

Alimentos ricos em estrogênios

A semente de linhaça é o alimento mais rico em lignanas, que são os seus fitoestrógenos. O consumo de lignanas está ligado a benefícios como redução a inflamação no organismo, prevenção da osteoporose e prevenção do câncer de mama, de endométrio e câncer de próstata.

Esses benefícios são obtidos através do consumo tanto da linhaça marrom quanto da linhaça dourada, que também trazem ações como prevenir diabetes, obesidade, melhorar o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. A recomendação é consumir 1 colher de sopa de linhaça por dia, que pode ser acrescentada em iogurtes, vitaminas, na salada ou sobre frutas. Veja outros benefícios da linhaça.

Outros alimentos

Além da soja e da linhaça, outros alimentos que também são fontes de fitoestrógenos são:

  • Frutas: maçã, romãs, morango, oxicocos, uva;
  • Legumes: cenoura, inhame, lentilha, brotos de alfafa;
  • Oleaginosas e sementes: sementes de girassol, gergelim, amêndoas, nozes;
  • Bebidas: Café, chá verde, cerveja, vinho tinto;
  • Grãos: aveia, cevada, germe de trigo;
  • Óleos: azeite, óleo de girassol, óleo de soja.

Além disso, mutos alimentos industrializados como biscoitos, massas, pães e bolos também contêm derivados de soja, como o óleo ou o extrato de soja na sua composição.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...