Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Principais sintomas de TPM e como aliviar

A TPM, ou tensão pré-menstrual, é uma situação muito comum em mulheres com idade reprodutiva e ocorre devido a alterações hormonais normais do ciclo menstrual, sendo caracterizada pelo aparecimento de sintomas físicos e psicológicos 5 a 10 dias antes da menstruação que podem interferir na qualidade de vida da mulher. Os sintomas mais característicos da TPM são enjoos, irritabilidade, cansaço e inchaço abdominal, no entanto a intensidade pode variar de acordo com cada mulher, o que também influencia o tratamento indicado pelo ginecologista. 

O sintomas da TPM desaparecem logo nos primeiros dias do ciclo ou quando a menopausa tem início e, apesar de serem bastante desconfortáveis, podem ser aliviados através da realização de atividade física regular e alimentação saudável e equilibrada.

Principais sintomas de TPM e como aliviar

Os sintomas de TPM costumam aparecer 1 a 2 semanas antes da menstruação, podendo a mulher ter sintomas físicos e psicológicos, podendo a intensidade variar de mulher para mulher, sendo os principais:

  1. Enjoos e vômitos;
  2. Tonturas e desmaios;
  3. Dor e inchaço abdominal;
  4. Sono excessivo;
  5. Prisão de ventre ou diarreia;
  6. Acne;
  7. Dor de cabeça ou enxaqueca;
  8. Seios doloridos;
  9. Alterações no apetite;
  10. Alterações do humor;
  11. Insônia;
  12. Maior sensibilidade emocional;
  13. Nervosismo.

Nos casos mais graves, a TPM pode prejudicar as atividades do cotidiano, como faltar ao trabalho, tomar decisões baseadas nos sentimentos pessoais ou ser agressiva com pessoas próximas. Nestes casos, é recomendado procurar um ginecologista para iniciar o tratamento adequado, que diminua as alterações sentidas nessa fase do ciclo menstrual.

Como aliviar

Os sintomas da TPM podem muitas vezes serem aliviados por meio da realização de atividade física de forma regular, isso porque o exercício libera hormônios que dão a sensação de bem estar, melhora o trânsito intestinal e diminuem o cansaço, além de aliviar a sensação de dor, tensão e ansiedade. Além disso, é importante ter uma alimentação com pouca cafeína e sal, pois podem piorar os sintomas.

Nos casos mais graves, o uso de anticoncepcional pode ajudar a diminuir os sintomas, mas também pode ser necessário o uso de medicamentos antidepressivos, devendo esses medicamentos serem usados de acordo com a recomendação do ginecologista. Saiba como tratar e aliviar os sintomas da TPM.

Confira mais dicas no vídeo a seguir sobre o que comer para aliviar os sintomas de TPM:

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem