14 sintomas de TPM (e como aliviar)

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
janeiro 2022

Os sintomas da TPM são relativamente comuns e podem ser sentidos por algumas mulheres a nível físico ou emocional, e ser leves a intensos, geralmente iniciando cerca de 5 a 10 dias antes da menstruação, sendo comum a mulher apresentar mais de um sintoma ao mesmo tempo. 

De forma geral, os sintomas mais comuns da TPM são:

  1. Dor e inchaço abdominal;
  2. Dor ou sensibilidade nas mamas;
  3. Náuseas e vômitos;
  4. Tonturas e desmaios;
  5. Prisão de ventre ou diarreia;
  6. Acne;
  7. Dor de cabeça ou enxaqueca;
  8. Desejo intenso por alimentos doces;
  9. Insônia ou excesso de sono;
  10. Maior sensibilidade emocional;
  11. Dificuldade de concentração;
  12. Irritabilidade ou nervosismo;
  13. Tensão e ansiedade;
  14. Aumento de peso devido a retenção de líquidos.

Esses sintomas geralmente desaparecem logo nos primeiros dias da menstruação ou quando a menopausa tem início e, apesar de serem bastante desconfortáveis, podem ser aliviados através da realização de atividade física regular e alimentação saudável e equilibrada.

Sintomas de TPM forte

A intensidade dos sintomas de TPM varia de mulher para mulher, podendo ser considerados leves por umas melhores, mas fortes por outras. Nos casos mais graves, a TPM pode ser incapacitante e afetar as atividades do dia a dia, fazendo com que a mulher perca o interesse nas atividades diárias, falte ao trabalho, tome decisões baseadas nos sentimentos pessoais ou seja agressiva com pessoas próximas. 

Nestes casos, é importante consultar um ginecologista, para iniciar o tratamento mais adequado, pois pode se tratar de um distúrbio chamado de transtorno disfórico pré-menstrual, que pode até levar ao surgimento de crises de ansiedade ou ao desenvolvimento de depressão. Entenda melhor o que é o transtorno disfórico pré-menstrual e como é feito o tratamento.  

Porque surgem os sintomas

Os sintomas da TPM surgem devido uma queda gradual da produção de estrógeno e um aumento da produção de progesterona, por volta do 14º dia do ciclo, o que influencia também na quantidade de serotonina no cérebro, um hormônio responsável por controlar o humor e a sensação de bem estar.

Por volta do 26º dia do ciclo, a produção dos hormônios estrógeno e progesterona é praticamente nula, o que faz com que a menstruação aconteça, e por volta de 3 a 4 dias após o início da menstruação, os níveis desses hormônios começam a aumentar e os sintomas da TPM desaparecem.

Como aliviar

Os sintomas da TPM podem ser aliviados (ou controlados) com algumas medidas simples, como: 

  • Praticar atividade física regular, como caminhada, natação ou bicicleta, pois ajudam a liberar serotonina e endorfinas no organismo,que aumentam a sensação de bem estar, aliviando os sintomas de ansiedade, nervosismo e irritabilidade. Além disso, os exercícios ajudam a diminuir o cansaço, combater a insônia, o excesso de sono e a dificuldade de concentração e melhorar o funcionamento do intestino e da circulação sanguínea, combatendo a prisão de ventre e o inchaço;
  • Aumentar o consumo de líquidos, tomando pelo menos 8 copos de água por dia, pois ajuda a reduzir o inchaço abdominal e a prisão de ventre, e também mantém o corpo hidratado no caso de diarréia;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos e cereais, por exemplo, para ajudar a aliviar a prisão de ventre e aumentar a saciedade, o que reduz a vontade de comer alimentos doces;  
  • Consumir alimentos ricos em triptofano, como banana, queijo ou castanha de caju, pois ajudam a aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por melhorar o humor e aumentar sensação de bem-estar, o que melhora os sintomas de mau humor, sensação de fome e sono excessivo.

Além disso, para reduzir os sintomas da TPM é importante evitar o consumo de alimentos ou bebidas ricos em cafeína, sal e álcool, pois aumentam o inchaço abdominal e a retenção de líquidos. Veja outros alimentos que devem ser evitados durante a TPM.  

Assista o vídeo a seguir com outras dicas de como aliviar os sintomas da TPM: 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • HOFMEISTER, S.; et al. Premenstrual Syndrome and Premenstrual Dysphoric Disorder. Am Fam Physician. 94. 3; 236-40, 2016
  • APPLETON, S. M. Premenstrual Syndrome: Evidence-based Evaluation and Treatment. Clin Obstet Gynecol. 61. 1; 52-61, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • RYU, A.; KIM, T. H. Premenstrual syndrome: A mini review. Maturitas. 82. 4; 436-40, 2015
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

    05:53 | 350596 visualizações
  • Como aliviar os sintomas de TPM

    04:16 | 169413 visualizações