Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

15 sintomas de TPM (com teste online)

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
janeiro 2023

Os sintomas da TPM podem variar de mulher para mulher e serem mais ou menos intensos, podendo a mulher sentir dor e inchaço abdominal, aumento do apetite, dor nas costas, dificuldade de concentração, maior retenção de líquidos, aumento da sensibilidade das mamas, acne e dor de cabeça.

Os sintomas da TPM normalmente surgem 5 a 10 dias antes da menstruação e se mantêm mais intensos até que a menstruação desça, podendo existir mais de um sintoma ao mesmo tempo.

Os sintomas da TPM acontecem devido à variação hormonal comum desse período, sendo importante que o ginecologista seja consultado quando os sintomas são muito intensos e interferem nas atividades do dia a dia.

Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns de TPM são:

  1. Dor e inchaço abdominal;
  2. Dor ou sensibilidade nas mamas;
  3. Náuseas e vômitos;
  4. Tonturas e desmaios;
  5. Prisão de ventre ou diarreia;
  6. Acne;
  7. Dor de cabeça ou enxaqueca;
  8. Desejo intenso por alimentos doces;
  9. Insônia ou excesso de sono;
  10. Maior sensibilidade emocional;
  11. Dificuldade de concentração;
  12. Irritabilidade ou nervosismo;
  13. Tensão e ansiedade;
  14. Aumento de peso devido a retenção de líquidos;
  15. Dor nas costas, principalmente na região lombar.

Embora possam ser bastante desconfortáveis, os sintomas de TPM podem ser aliviados através da realização de atividade física regular e alimentação saudável e equilibrada. Veja as principais formas de aliviar os sintomas de TPM.

Sintomas de TPM forte

A intensidade dos sintomas de TPM varia de mulher para mulher, podendo ser considerados leves ou fortes. Nos casos mais intensos, os sintomas da TPM podem ser incapacitantes e afetar as atividades do dia a dia, fazendo com que a mulher perca o interesse nas atividades diárias, falte ao trabalho, tome decisões baseadas nos sentimentos pessoais ou seja agressiva com pessoas próximas. 

Nestes casos, é importante consultar um ginecologista, para iniciar o tratamento mais adequado, pois pode se tratar de um distúrbio chamado de transtorno disfórico pré-menstrual, que pode até levar ao surgimento de crises de ansiedade ou ao desenvolvimento de depressão. Entenda melhor o que é o transtorno disfórico pré-menstrual e como é feito o tratamento.  

Teste online de TPM

Se acha que sofre de TPM, por favor responda as seguintes questões para saber quais as suas chances:

  1. 1.Você nota dificuldade de concentração antes da menstruação?
  2. 2.Sente dor de cabeça intensa, vertigens ou sofre desmaios nos dias antes da menstruação?
  3. 3.Você ganha peso ou nota que suas mãos/pés incham antes do início da menstruação?
  4. 4.Tem episódios de diarreia ou prisão de ventre antes da menstruação?
  5. 5.Você sente os seios mais sensíveis?
  6. 6.Tem episódios de tristeza repentina, choro ou irritabilidade?
  7. 7.Tem dor nas costas nos dias antes da menstruação?
  8. 8.Você se sente muito sobrecarregada ou com ansiedade antes da menstruação?
  9. 9.Os sintomas fazem com que você evite eventos com amigos, família, trabalho ou escola?
  10. 10.Você sofre de insônia ou excesso de sono no dia antes do início da menstruação?
  11. 11.Os sintomas desaparecem quando chega a menstruação?

Por que surgem os sintomas

Os sintomas da TPM surgem devido uma queda gradual da produção de estrógeno e um aumento da produção de progesterona, por volta do 14º dia do ciclo, o que influencia também na quantidade de serotonina no cérebro, um hormônio responsável por controlar o humor e a sensação de bem estar.

Por volta do 26º dia do ciclo, a produção dos hormônios estrógeno e progesterona é praticamente nula, o que faz com que a menstruação aconteça, e por volta de 3 a 4 dias após o início da menstruação, os níveis desses hormônios começam a aumentar e os sintomas da TPM desaparecem.

Como aliviar os sintomas de TPM

Os sintomas da TPM podem ser aliviados (ou controlados) com algumas medidas simples, como: 

  • Praticar atividade física regular, como caminhada, natação ou bicicleta, pois ajudam a liberar serotonina e endorfinas no organismo,que aumentam a sensação de bem estar, aliviando os sintomas de ansiedade, nervosismo e irritabilidade. Além disso, os exercícios ajudam a diminuir o cansaço, combater a insônia, o excesso de sono e a dificuldade de concentração e melhorar o funcionamento do intestino e da circulação sanguínea, combatendo a prisão de ventre e o inchaço;
  • Aumentar o consumo de líquidos, tomando pelo menos 8 copos de água por dia, pois ajuda a reduzir o inchaço abdominal e a prisão de ventre, e também mantém o corpo hidratado no caso de diarreia;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos e cereais, por exemplo, para ajudar a aliviar a prisão de ventre e aumentar a saciedade, o que reduz a vontade de comer alimentos doces;  
  • Consumir alimentos ricos em triptofano, como banana, queijo ou castanha de caju, pois ajudam a aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por melhorar o humor e aumentar sensação de bem-estar, o que melhora os sintomas de mau humor, sensação de fome e sono excessivo.

Além disso, para reduzir os sintomas da TPM é importante evitar o consumo de alimentos ou bebidas ricos em cafeína, sal e álcool, pois aumentam o inchaço abdominal e a retenção de líquidos. Veja outros alimentos que devem ser evitados durante a TPM.  

Assista o vídeo a seguir com outras dicas de como aliviar os sintomas da TPM: 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2023. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • HOFMEISTER, S.; et al. Premenstrual Syndrome and Premenstrual Dysphoric Disorder. Am Fam Physician. 94. 3; 236-40, 2016
  • APPLETON, S. M. Premenstrual Syndrome: Evidence-based Evaluation and Treatment. Clin Obstet Gynecol. 61. 1; 52-61, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • RYU, A.; KIM, T. H. Premenstrual syndrome: A mini review. Maturitas. 82. 4; 436-40, 2015
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

    05:53 | 406936 visualizações
  • Como aliviar os sintomas de TPM

    04:16 | 173565 visualizações