Os sintomas da TPM são relativamente comuns e podem ser sentidos por algumas mulheres a nível físico ou emocional, e ser leves a intensos, geralmente iniciando cerca de 5 a 10 dias antes da menstruação, sendo comum a mulher apresentar mais de um sintoma ao mesmo tempo.
De forma geral, os sintomas mais comuns da TPM são:
- Dor e inchaço abdominal;
- Dor ou sensibilidade nas mamas;
- Náuseas e vômitos;
- Tonturas e desmaios;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Acne;
- Dor de cabeça ou enxaqueca;
- Desejo intenso por alimentos doces;
- Insônia ou excesso de sono;
- Maior sensibilidade emocional;
- Dificuldade de concentração;
- Irritabilidade ou nervosismo;
- Tensão e ansiedade;
- Aumento de peso devido a retenção de líquidos.
Esses sintomas geralmente desaparecem logo nos primeiros dias da menstruação ou quando a menopausa tem início e, apesar de serem bastante desconfortáveis, podem ser aliviados através da realização de atividade física regular e alimentação saudável e equilibrada.

Sintomas de TPM forte
A intensidade dos sintomas de TPM varia de mulher para mulher, podendo ser considerados leves por umas melhores, mas fortes por outras. Nos casos mais graves, a TPM pode ser incapacitante e afetar as atividades do dia a dia, fazendo com que a mulher perca o interesse nas atividades diárias, falte ao trabalho, tome decisões baseadas nos sentimentos pessoais ou seja agressiva com pessoas próximas.
Nestes casos, é importante consultar um ginecologista, para iniciar o tratamento mais adequado, pois pode se tratar de um distúrbio chamado de transtorno disfórico pré-menstrual, que pode até levar ao surgimento de crises de ansiedade ou ao desenvolvimento de depressão. Entenda melhor o que é o transtorno disfórico pré-menstrual e como é feito o tratamento.
Porque surgem os sintomas
Os sintomas da TPM surgem devido uma queda gradual da produção de estrógeno e um aumento da produção de progesterona, por volta do 14º dia do ciclo, o que influencia também na quantidade de serotonina no cérebro, um hormônio responsável por controlar o humor e a sensação de bem estar.
Por volta do 26º dia do ciclo, a produção dos hormônios estrógeno e progesterona é praticamente nula, o que faz com que a menstruação aconteça, e por volta de 3 a 4 dias após o início da menstruação, os níveis desses hormônios começam a aumentar e os sintomas da TPM desaparecem.
Como aliviar
Os sintomas da TPM podem ser aliviados (ou controlados) com algumas medidas simples, como:
- Praticar atividade física regular, como caminhada, natação ou bicicleta, pois ajudam a liberar serotonina e endorfinas no organismo,que aumentam a sensação de bem estar, aliviando os sintomas de ansiedade, nervosismo e irritabilidade. Além disso, os exercícios ajudam a diminuir o cansaço, combater a insônia, o excesso de sono e a dificuldade de concentração e melhorar o funcionamento do intestino e da circulação sanguínea, combatendo a prisão de ventre e o inchaço;
- Aumentar o consumo de líquidos, tomando pelo menos 8 copos de água por dia, pois ajuda a reduzir o inchaço abdominal e a prisão de ventre, e também mantém o corpo hidratado no caso de diarréia;
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos e cereais, por exemplo, para ajudar a aliviar a prisão de ventre e aumentar a saciedade, o que reduz a vontade de comer alimentos doces;
- Consumir alimentos ricos em triptofano, como banana, queijo ou castanha de caju, pois ajudam a aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por melhorar o humor e aumentar sensação de bem-estar, o que melhora os sintomas de mau humor, sensação de fome e sono excessivo.
Além disso, para reduzir os sintomas da TPM é importante evitar o consumo de alimentos ou bebidas ricos em cafeína, sal e álcool, pois aumentam o inchaço abdominal e a retenção de líquidos. Veja outros alimentos que devem ser evitados durante a TPM.
Assista o vídeo a seguir com outras dicas de como aliviar os sintomas da TPM: