Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais sintomas da TPM

A TPM, ou tensão pré-menstrual, é uma situação muito comum em mulheres com idade reprodutiva e ocorre devido a alterações hormonais normais do ciclo menstrual, e é caracterizada pelo aparecimento de sintomas físicos e psicológicos 5 a 10 dias antes da menstruação que podem interferir na qualidade de vida da mulher. Os sintomas mais característicos da TPM são enjôos, irritabilidade, cansaço e inchaço abdominal, mas a intensidade varia de acordo com cada mulher, o que também influencia o tratamento indicado pelo ginecologista. 

O sintomas da TPM desaparecem logo nos primeiros dias do ciclo ou quando a menopausa tem início. Além disso, estudos científicos já demonstraram que existe correlação dos sintomas da TPM entre mães e filhas e entre irmãs. O diagnóstico é feito pelo ginecologista exclusivamente a partir da análise dos sintomas, tanto físicos quanto psicológicos.

A TPM causa muitas dúvidas nos homens, muitas vezes por sofrerem com a irritabilidade da mulher e acharem que os sintomas não passam de drama, o que não é verdade. Saiba o que todo homem deve saber sobre a TPM. 

Principais sintomas da TPM

Os principais sintomas físicos e psicológicos da TPM são:

Sintomas FísicosSintomas Psicológicos
Enjôos e vômitosMau humor
Dor e inchaço abdominalIrritabilidade
Sono e Diminuição do desejo sexualAngústia
Prisão de ventre ou diarreiaCansaço
Acne ou piora de problemas na peleInsônia
Dor de cabeça ou enxaquecaDepressão
Tonturas e desmaiosAtaques de choro
Sensação de zumbidoNervosismo
Inchaço nas pernas e ganho de pesoSensibilidade emocional
Seios doloridosDificuldade de concentração
Alterações no apetiteAnsiedade
Aumento de alergias e gripesBaixa auto-estima

Nos casos mais graves, a TPM pode prejudicar as atividades do cotidiano, como faltar ao trabalho, tomar decisões baseadas nos sentimentos pessoais ou ser agressiva com pessoas próximas. Nestes casos, é recomendado procurar um ginecologista para iniciar o tratamento adequado, que diminua as alterações sentidas nessa fase do ciclo menstrual. Além disso, algumas plantas medicinais como a Erva-de-são-cristóvão podem ajudar a aliviar estes sintomas. Veja quais são as propriedades medicinais da erva-de-são-cristóvão. 

Como aliviar

Para aliviar a TPM mais leve, deve-se fazer atividade física regularmente para aliviar as sensações de dor, tensão e ansiedade, pois o exercício libera hormônios que dão a sensação de bem estar, melhora o trânsito intestinal e diminuem o cansaço. Além disso, é importante ter uma alimentação com pouca cafeína e sal, pois podem piorar os sintomas. Nos casos mais graves, o uso de anticoncepcional pode ajudar a diminuir os sintomas, mas também pode ser necessário o uso de medicamentos antidepressivos. Saiba como tratar e aliviar os sintomas da TPM. 

Assista ao vídeo a seguir para saber dicas sobre o que comer para aliviar a TPM.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar