Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba os Efeitos Colaterais do Implante Anticoncepcional

O implante anticoncepcional, como o Implanon ou Organon, é um método contraceptivo em forma de um pequeno tubo de silicone, com cerca de 3 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, que é introduzido embaixo da pele no braço pelo médico ginecologista.

Este método contraceptivo tem uma eficácia superior a 99%, dura 3 anos e atua liberando um hormônio para o sangue de forma contínua, impedindo a ovulação e evitando a concepção.

O implante anticoncepcional deve ser prescrito e só pode ser inserido e retirado pelo médico ginecologista. Ele é colocado, preferencialmente, até 5 dias após o início da menstruação e pode ser comprado em qualquer farmácia, com preço entre entre 900 e 2000 reais.

Implante anticoncepcionalImplante anticoncepcional
Colocação do implante pelo ginecologistaColocação do implante pelo ginecologista

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais do implante anticoncepcional incluem:

  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Acne e alterações de humor;
  • Dor nas mamas, de cabeça e no local do implante;
  • Diminuição da líbido;
  • Tonturas e náuseas;
  • Cistos nos ovários em algumas mulheres;
  • Aumento do risco de câncer de mama;

O implante anticoncepcional pode engordar, pois um dos efeitos colaterais deste método contraceptivo é o aumento de peso. No entanto, nem todas as mulheres que usam o implante apresentam este efeito colateral.

Vantagens de usar

O implante anticoncepcional tem várias vantagens como o fato de ser um método prático e com uma duração de 3 anos, evitando ter que tomar a pílula todos os dias. Além disso, o implante não interfere com o contato íntimo, nem com a amamentação e impede a menstruação.

Quando é indicado

O implante anticoncepcional é indicado para evitar a gravidez indesejada e também pode ser útil para reposição hormonal durante a menopausa e andropausa. Os implantes mais modernos que contém 6 hormônios conjugados e são produzidos para uso individual, desenvolvido para cada mulher, também podem ajudar a combater os sintomas da TPM, diminuir a celulite, emagrecer e ajudar na definição muscular de quem pratica atividade física. Veja mais detalhes desse tipo de implante, também conhecido como chip da beleza.

Quem não pode usar 

O implante contraceptivo não deve ser usado por mulheres que possuem trombose venosa ativa, em caso de tumor no fígado benigno ou maligno, doença no fígado grave ou inexplicada, sangramento vaginal sem causa específica, durante a gravidez ou em caso de suspeita de gravidez. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...