Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar a pílula Yaz e seus efeitos colaterais

A Yaz é uma pílula anticoncepcional que previne a ocorrência de uma gravidez e, além disso, reduz a retenção de líquidos de origem hormonal e ajuda a tratar a acne moderada.

Esta pílula contém uma combinação dos hormônios drospirenona e etinilestradiol e é produzida pelos laboratórios Bayer, podendo ser comprada nas farmácias em cartelas de 24 comprimidos, por um preço de cerca de 50 reais.

Como tomar a pílula Yaz e seus efeitos colaterais

Para que serve

O uso da pílula Yaz está indicada para:

  • Evitar uma gravidez;
  • Melhorar os sintomas da TPM como retenção de líquidos, aumento do volume do abdômen ou inchaço;
  • Tratar casos de acne moderada;
  • Reduzir o risco de anemia, por diminuir o sangramento na menstruação;
  • Diminuir a dor causada pela cólica menstrual.

Como usar

Cada cartela de Yaz contém 24 comprimidos que devem ser tomados todos os dias à mesma hora.

É recomendado começar por tomar o comprimido com o número 1, que se encontra por baixo da palavra "Início", ingerindo os restantes comprimidos, um em cada dia, seguindo a direção das setas até tomar os 24 comprimidos.

Após terminar os 24 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de 4 dias sem tomar nenhum comprimido. Geralmente, o sangramento ocorre 2 a 3 dias após a toma do último comprimido.

O que fazer se esquecer de tomar

Quando o esquecimento é inferior a 12 horas, deve-se tomar o comprimido esquecido assim que for lembrado e continuar a tomar os restantes no horário habitual, mesmo que isso implique ter que tomar 2 comprimidos no mesmo dia. Nestes casos, o efeito contraceptivo da pilula está mantido.

Quando o esquecimento é superior a 12 horas, o efeito contraceptivo da pílula está diminuído. Veja o que deve fazer neste caso.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos secundários que podem surgir com o uso da Yaz incluem alterações de humor, depressão, enxaqueca, náuseas, dor nas mamas,sangramento entre períodos menstruais, sangramento vaginal e diminuição ou perda do desejo sexual.

Quem não deve usar

O anticoncepcional Yaz não deve ser usado em pessoas com história atual ou anterior de trombose, embolia pulmonar ou outras doenças cardiovasculares, com alto risco para a formação de coágulos arteriais ou venosos, enxaqueca acompanhada por sintomas visuais, dificuldade para falar, fraqueza ou adormecimento em qualquer parte do corpo, diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos ou doença do fígado ou de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que sofram de mau funcionamento dos rins, presença ou antecedente de tumor no fígado, presença de sangramento vaginal sem explicação, ocorrência ou suspeita de gravidez e hipersensibilidade a qualquer um dos componentes.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem