Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Psoríase: 7 dúvidas comuns sobre a doença

A psoríase é uma doença crônica de pele relativamente comum, que provoca o surgimento de manchas vermelhas e ressecadas, que podem causar sensação de coceira ou ligeira queimação ou dor. Embora geralmente só afete a pele, a psoríase caso se agrave também pode acabar afetando as articulações, resultando em artrite psoriática, mas isso só é normal após 10 ou 20 anos.

Psoríase: 7 dúvidas comuns sobre a doença

Embora seja uma doença relativamente comum, ainda existem várias dúvidas sobre a doença, que podem acabar diminuindo a qualidade de vida da pessoa que tem psoríase:

1. Psoríase tem cura?

A psoríase é uma doença crônica que não tem cura, especialmente porque ainda não se sabe o motivo exato porque surge. No entanto, o tratamento médico ajuda a aliviar bastante os sintomas, e também existem cuidados que permitem evitar o surgimento de novas crises da doença, como:

  • Pegar sol, mas não de forma exagerada;
  • Tentar evitar infeções virais e bacterianas que afetem o sistema imunológico do corpo, como gripe, por exemplo;
  • Fugir de situações estressantes como conflitos familiares ou no trabalho, que prejudicam a mente e o corpo;
  • Tentar fugir dos climas frios e secos, que acabam agravando as lesões, pois secam ainda mais a pele;
  • Manter uma alimentação equilibrada, que deve ser rica em alimentos cor de laranja e omega-3 como laranja, sardinha, atum, salmão, cenoura, mamão ou abóbora;
  • Praticar exercício físico regular, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico e reduz o estresse e descansa a mente.

Além disso, sabe-se que pessoas que consumam álcool em excesso, que fumem, com excesso de peso, que vivam frequentemente situações de estresse ou que tenham depressão, também apresentam maiores chances de desenvolver psoríase, ou nos casos onde a doença está presente, de agravar os sintomas da doença.

2. As manchas de psoríase coçam?

As manchas vermelhas causadas pela psoríase podem causar intensa coceira em mais de 70% dos casos. Essa sensação é causada pela inflamação e resposta excessiva do sistema imune, que acaba liberando substâncias, como a histamina, que ativam alguns nervos que enviam a sensação de coceira para o cérebro.

A coceira pode ser aliviada com o uso de cremes e outros remédios indicados pelo médico, mas também existem alguns truques caseiros que podem ajudar, como aplicar uma compressa de camomila na pele. Veja outros remédios caseiros que podem ajudar durante a crise de psoríase.

3. Como saber se tenho psoríase?

O primeiro sinal de psoríase geralmente é o surgimento de manchas vermelhas na pele, que desaparecem ao fim de algum tempo sem necessitar de tratamento, mas que podem voltar a surgir, especialmente durante períodos de maior estresse. No entanto, outros sinais que ajudam a identificar as manchas de psoríase incluem:

  • Descamação acinzentada;
  • Ausência de pêlos no local afetado;
  • Coceira intensa ou ligeira sensação de dor.

Quando se desconfia de que se pode ter psoríase porque se apresenta algum dos sintomas descritos deve-se consultar um dermatologista, pois este é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico desta doença.

O diagnóstico da psoríase normalmente é feito através da observação dos sintomas na pele e além de diagnosticar, o médico irá também identificar que tipo de psoríase tem, pois ela pode manifestar-se de diferentes formas. Além de observar a sua pele, o médico irá também fazer algumas perguntas, para estar atento ao seu histórico familiar.

sintomas na pele da psoríase
sintomas na pele da psoríase

4. A psoríase surge em que locais do corpo?

As manchas de psoríase são mais comuns em locais como joelhos, órgãos genitais, barriga e umbigo, no couro cabeludo próximo da nuca e na testa, cotovelos, mãos, dedos e unhas, cóxis e fundo das costas.

5. A psoríase pega?

Embora não se conheçam as causas específicas da psoríase, sabe-se que a doença é causada por um desiquilíbrio do sistema imune. Assim, e como não é provocada por um vírus, fungo ou bactéria, a psoríase não pega, sendo o resultado do próprio corpo da pessoa.

6. Por que aparece a Psoríase?

As causas da psoríase ainda não foram totalmente esclarecidas, mas sabe-se que ela é uma doença autoimune relacionada com o sistema imunológico, que pode estar relacionada com a suscetibilidade genética ou mesmo com fatores ambientais. Esta doença pode surgir em qualquer idade, mas geralmente aparece antes dos 30 e depois dos 50 anos de idade.

7. Como é feito o tratamento?

A psoríase pode ser tratada com cremes e pomadas para a pele e com remédios imunossupressores e anti-inflamatórios, podendo também ser recomendados tratamentos com luz ultravioleta UVA e UVB em clínicas especializadas, porque pegar sol pode ajudar a reduzir os sintomas. Confira quais os remédios mais utilizados no tratamento.

O tratamento da psoríase serve para a controlar os sintomas da doença, reduzindo as chances das lesões aparecerem, uma vez que esta, por enquanto, ainda não tem cura. Além disso, existem também alguns tratamentos caseiros, que ajudam a reduzir os sintomas. Veja que tratamentos pode fazer em casa.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar