Artrite psoriática: o que é, sintomas, tipos e tratamento

Revisão médica: Dr. Francisco Couto Valente
Ortopedista
agosto 2022
  1. Sintomas
  2. Diagnóstico
  3. Tipos
  4. Tratamento

A artrite psoriática é um tipo de artrite crônica que pode aparecer nas articulações de pessoas que têm psoríase, uma doença que causa o aparecimento de placas vermelhas e descamativas na pele.

Os principais sintomas da artrite psoriática incluem o inchaço das articulações, a deformação das articulações e a dificuldade em movimentá-las, além das manchas na pele.

A artrite psoriática pode aparecer em qualquer idade, no entanto é mais frequente em adultos entre os 30 e 50 anos, acontecendo em cerca de 30% das pessoas diagnosticadas com psoríase. Veja quais são os primeiros sinais de psoríase.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns de artrite psoriática são:

  • Inchaço e deformidade nas articulações;
  • Dor e dificuldade para movimentar as articulações;
  • Presença de manchas vermelhas na pele, unhas ou couro cabeludo que coçam e descamam;
  • Alterações a nível ocular, cardíaco, pulmonar ou renal.

Muitas vezes, os primeiros sinais deste tipo de artrite são a dor e dificuldade para movimentar as articulações, especialmente as mãos, sem que seja necessário existir inchaço ou a presença de manchas na pele.

Pessoas que sofrem de psoríase e apresentam sintomas relacionados com problemas articulares devem consultar o médico que está fazendo o tratamento da psoríase, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Que exames confirmam o diagnóstico

O diagnóstico da artrite psoriática normalmente é feito através da avaliação do histórico clínico, observação das lesões na pele causadas pela psoríase e exame de raio X que ajude a confirmar a artrite.

No entanto, o exame do fator reumatoide também é importante para diferenciar da artrite reumatoide, sendo que o que indica que a artrite pode ser consequência da psoríase é se o fator reumatoide for negativo e os sintomas de artrite estiverem presentes. Caso o resultado do fator reumatoide esteja positivo, geralmente indica que é um artrite reumatoide, e não relacionada à psoríase.

Tipos de artrite psoriática

Existem 5 tipos principais de artrite psoriática:

  • Simétrica: Este tipo afeta as articulações de ambos os lados do corpo.
  • Assimétrica: Neste tipo os sintomas são moderados, geralmente, afetam no máximo 4 articulações de qualquer lado do corpo.
  • Artrite Mutilante: Este é o tipo mais agressivo e tende a destruir as articulações das mãos e dos pés, afetando especialmente os dedos;
  • Espondilite: Este tipo é caracterizada pela rigidez do pescoço e coluna.
  • Interfalangeal distal predominante: Este tipo é caracterizada por rigidez nas articulações dos dedos das mãos e pés. Deformações nas unhas podem ser desenvolvidas.

O médico reumatologista poderá identificar qual o tipo de artrite que a pessoa possui e indicar o melhor tratamento para cada caso.

Como é feito o tratamento

A psoríase ainda não tem cura e, por isso, o tratamento é direcionado para reduzir e controlar os sintomas sendo importante para evitar que a doença se agrave.

Assim, uma das primeiras diretivas de tratamento passa por fazer alterações do estilo de vida que ajudem a prevenir fatores de risco como obesidade, hipertensão ou diabetes, incluindo o abandono do fumo e outras drogas, assim como a pratica regular de exercício físico leve e alimentação equilibrada.

Além disso, outras opções de tratamento passam por:

1. Uso de anti-inflamatórios

Os principais medicamentos utilizados para a doença são anti-inflamatórios não esteroides como o Ibuprofeno ou o Naproxeno, que permitem uma melhora nos sinais e sintomas da doença a curto prazo, aliviando o desconforto.

Nos casos mais graves, ou quando o tratamento com anti-inflamatórios não tem sucesso, podem ser usados outros tipos de medicamentos, principalmente corticoides e modificadores do curso da doença, como é o caso da sulfassalazina, do metotrexato ou da ciclosporina.

2. Cirurgia

A cirurgia para a artrite psoriática é indicada quando a doença é muito agressiva e causa danos nas articulações. O objetivo da cirurgia é melhorar ou substituir a articulação lesionada, melhorando a qualidade de vida.

3. Sessões de fisioterapia

A fisioterapia é outra parte muito importante do tratamento, já que existem exercícios que podem ser feitos para que ajudem na melhora dos movimentos das articulações, alívio dos sintomas de tendinites e melhora da qualidade de vida em geral.

Assim, o ideal é que o tratamento seja feito com uma equipe multidisciplinar, constituída pela equipe médica, com reumatologista, ortopedista e clínico geral, assim como fisioterapeuta, psicólogo e qualquer outro profissional de saúde que possa ajudar na melhora da qualidade de vida.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em agosto de 2022. Revisão médica por Dr. Francisco Couto Valente - Ortopedista, em outubro de 2019.

Bibliografia

  • NARCISO, LURDES. Manual Informativo para o doente com Artrite Psoriática. 2013. Disponível em: <https://www.spreumatologia.pt/upload/Manual_DT_PsA_01.pdf>. Acesso em 24 set 2019
  • NATIONAL PSORIASIS FOUNDATION. About Psoriatic Arthiritis. Disponível em: <https://www.psoriasis.org/about-psoriatic-arthritis>. Acesso em 24 set 2019
Ortopedista
Médico ortopedista formado pela Faculdade Souza Marques em 2011, com CRM.RJ 52.92679-5 e Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia.