Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Artrite psoriática: O que é, Sintomas e Tratamento

Artrite psoriática é um tipo de inflamação que pode aparecer nas articulações de pessoas com psoríase, que é uma doença de pele que causa placas avermelhadas que coçam e descamam. Os principais sintomas da artrite psoriática são a rigidez nas articulações e a dificuldade em movimentá-las. Ela é causada por uma evolução da psoríase e seu tratamento é feito com o uso de medicamentos e fisioterapia.

Essa doença pode aparecer em qualquer idade, mas, geralmente, aparece em adultos entre os 30 e 50 anos, cerca de 20 anos depois do início da manifestação da psoríase. Cerca de 80% das pessoas diagnosticadas com psoríase desenvolvem esse tipo de artrite que não tem cura e vai piorando com o passar do tempo.

Entenda quais são os primeiros sinais de psoríase.

Artrite psoriática: O que é, Sintomas e Tratamento

Possíveis sintomas

Os sintomas que podem indicar que se está desenvolvendo artrite psoriática incluem:

  • Inchaço e deformidade nas articulações afetadas;
  • Dor e dificuldade para movimentar as articulações afetadas;
  • Cansaço excessivo sem razão aparente;
  • Presença de manchas vermelhas na pele, unhas ou couro cabeludo.

Muitas vezes, os primeiros sinais deste tipo de artrite são a dor e dificuldade para movimentar as articulações, especialmente nas mãos, sem que seja necessário existir inchaço ou a presença de manchas na pele.

Assim, pessoas que sofrem de psoríase, e apresentam sintomas relacionados com problemas articulares devem consultar o médico que está fazendo o tratamento da psoríase, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Que exames confirmam o diagnóstico

O diagnóstico da artrite psoriática normalmente é feito através da avaliação do histórico clínico, observação das lesões na pele causadas pela psoríase e exame de raio X que ajude a confirmar a artrite.

No entanto, o exame do fator reumatoide também é importante para diferenciar da artrite reumatoide, sendo que o que indica que a artrite pode ser consequência da psoríase é se o fator reumatoide for negativo e os sintomas de artrite estiverem presentes. Caso o resultado do fator reumatoide esteja positivo, geralmente indica que é um artrite reumatoide, e não relacionada à psoríase.

Tipos de artrite psoriática

Existem 5 tipos principais de artrite psoriática:

  • Simétrica: Este tipo afeta as articulações de ambos os lados do corpo.
  • Assimétrica: Neste tipo os sintomas são moderados, geralmente, afetam no máximo 4 articulações de qualquer lado do corpo.
  • Artrite Mutilante: Este é o tipo mais agressivo e tende a destruir as articulações das mãos e dos pés, afetando especialmente os dedos;
  • Espondilite: Este tipo é caracterizada pela rigidez do pescoço e coluna.
  • Interfalangeal distal predominante: Este tipo é caracterizada por rigidez nas articulações dos dedos das mãos e pés. Deformações nas unhas podem ser desenvolvidas.

O médico reumatologista poderá identificar qual o tipo de artrite que a pessoa possui e indicar o melhor tratamento para cada caso.

Quais as opções de tratamento

A psoríase ainda não tem cura e, por isso, o tratamento é direcionado para reduzir e controlar os sintomas sendo importante para evitar que a doença se agrave. 

Para isso, podem ser utilizados anti-inflamatórios, como o diclofenaco e o naproxeno. Outra opção é a utilização de corticoides, no entanto estes podem piorar as lesões da pele e, por isso, devem ser usados com cautela.

1. Uso de anti-inflamatórios

Os principais medicamentos utilizados para a doença são anti-inflamatórios não esteroides como a aspirina, Ibuprofeno, Naproxeno ou Diclofenaco. O uso de corticosteroides como a Prednisona, é utilizado de forma ocasional uma vez que o uso prolongado desse medicamento pode manifestar efeitos colaterais como hematomas em baixo da pele, causando graves problemas estéticos principalmente para as mulheres.

Nos casos mais graves de artrite psoriática são utilizados medicamentos como hidroxicloroquina (Plaquenil) ou metotrexato (Folex, Rheumatrex) que aliviam os sintomas e diminuem as inflamações nas articulações.

2. Cirurgia 

A cirurgia para a artrite psoriática é indicada quando a doença é muito agressiva e causa danos nas articulações. O objetivo da cirurgia é reconstituir ou substituir a articulação lesionada, melhorando a qualidade de vida.

3. Sessões de fisioterapia

Os exercícios de fisioterapia e o uso de gelo ou bolsas quentes nas articulações doloridas são tratamentos alternativos que podem ajudar a reduzir os sintomas. Confira quais os tipos de exercícios que podem ajudar.

Alongamento e outra técnicas como massagem terapêutica também são muito eficientes.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar