Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Melhores tratamentos para psoríase

O tratamento da psoríase pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas anti-inflamatórias, que diminuem a coceira e mantém a pele devidamente hidratada.

Expôr a área afetada ao sol logo pela manhã ou ao final da tarde sem protetor solar também ajuda a controlar as lesões. No entanto, nos casos mais graves, pode-se recorrer à fototerapia que consiste na exposição aos raios UVA e UVB em clínicas dermatológicas, pelo tempo e frequência determinados pelo médico. Saiba mais detalhes sobre tratamento feito por fototerapia.

Alterar a alimentação também é importante para ajudar no controle da psoríase. Neste caso, é indicado comer mais alimentos biológicos, com pouco temperos e gorduras, para desintoxicar o organismo. Quanto menos alimentos processados ou industrializados se come, melhor.

Melhores tratamentos para psoríase

Conforme a avaliação e recomendação de um dermatologista, o tratamento para tratar a psoríase pode incluir:

1. Uso de cremes ou pomadas

Nos casos de psoríase leve é indicado o uso de cremes hidratantes ou pomadas, pois ajudam a manter a pele úmida e hidratada principalmente se forem usadas logo após o banho. Além de ser a opção mais barata, é possível notar melhoras das lesões com uma semana de uso.

Os mais utilizados normalmente são:

  • Cremes hidratantes mais espessos ou vaselina; 
  • Cremes com vitamina D, alcatrão ou retinol;
  • Pomadas com corticoides, como a dexametasona ou hidrocortisona por exemplo.

 Nos casos de lesões no couro cabeludo ainda é possível o uso de shampoos especiais. Saiba mais sobre como tratar a psoríase no couro cabeludo.

2. Medicamentos

Os medicamentos têm ação anti-inflamatória e evitam o crescimento das lesões que já existam, sendo usados nos casos de lesões moderadas a graves, conforme a avaliação e orientação do dermatologista. 

Os tipos de medicamentos usados podem ser na forma de comprimidos ou injetáveis:

  • Imunossupressores ou imunomoduladores, como o metotrexato, ciclosporina e apremilast;
  • Agentes biológicos, que são considerados os mais eficazes para o tratamento, como o adalimumabe e o brodalumabe, por exemplo.

Este tipo de tratamento não deve ser realizado durante a gravidez pelo risco de afetar o bebê, mas cabe ao médico esta decisão, após avaliar o risco/benefício do tratamento para a mulher.

Medicamentos que fortalecem o sistema imune também podem ajudar a combater as lesões da psoríase, como por exemplo os multivitamínicos, probióticos, própolis, suplementos de vitamina D, entre outros.

Saiba mais sobre os tipos de medicamentos usados para o tratar a psoríase.

3. Uso de luz ultravioleta

O uso de luz ultravioleta, também conhecida como fototerapia, ajuda no controle das lesões da pele, pois além de ter efeito anti-inflamatório também evita o crescimento das células com lesão. Este tratamento é indicado para as lesões mais graves, é feito 3 vezes por semana e sempre acompanhado pelo dermatologista.

Tratamentos naturais para a psoríase

Além dos tratamentos convencionais, o dermatologista também pode sugerir outras formas que ajudam a melhorar as lesões de pele.

Assista o vídeo para saber mais sobre os tratamentos alternativos para a psoríase:

 

Cuidados com a alimentação

A alimentação adequada também é uma ótima forma de combate à psoríase. Por isso, recomenda-se evitar comidas gordurosas, muito condimentadas, processadas e industrializadas, dando preferência ao consumo de alimentos naturais, biológicos crus, cozidos ou grelhados de forma simples.

Recomenda-se ainda investir no consumo de alimentos ricos em ômega 3, como sardinha e salmão, e alimentos ricos em betacaroteno, que são todos os de cor amarelo-alaranjado, além de evitar todas as fontes de cafeína, como café, chá preto, chimarrão, chocolate preto e todas as pimentas. Veja mais como a alimentação ajuda na psoríase.

Banho de água salgada

O banho de água do mar junto com a exposição ao sol também pode ser usado como tratamento para a psoríase. Isso porque a água do mar é rica em sais minerais que ajudam na cicatrização da pele.

Limpeza com peixe garra-rufa

Melhores tratamentos para psoríase

Um tratamento alternativo para psoríase é fazer a limpeza da área afetada com o peixe garra-rufa, também chamado de peixe-médico. Essa é uma espécie de peixe criada em cativeiro, que se alimenta da pele lesionada pela psoríase. O tratamento deve ser diário e cada sessão dura, em média, meia hora.

Como fazer o tratamento pelo SUS

Muitos dos tratamentos propostos têm um custo alto, como é o caso de algumas medicações e fototerapia, no entanto é possível ter acesso a muitos deles pelo SUS. Os tratamentos disponibilizados atualmente são:

  • Fototerapia;
  • Medicamentos como a ciclosporina, metotrexato, acitretina, dexametasona;
  • Agentes biológicos como adalimumabe, secuquinumabe, ustequinumabe e etanercept.

Para ter acesso aos tratamentos disponibilizados gratuitamente pelo SUS, é preciso uma avaliação clínica e encaminhamento feitos pelo dermatologista.

Bibliografia >

  • RODRIGUES, Ana Paula; TEIXEIRA, Raquel Maria. Desvendando a psoríase. Revista brasileira de análises clínicas. 41. 4; 60-81, 2009
  • UPTODATE. Treatment of psoriasis in adults. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/treatment-of-psoriasis-in-adults?search=%20Treatment%20of%20psoriasis&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1#H5>. Acesso em 13 Dez 2019
  • MINISTÉRIO DA SAUDE. Medicamentos para tratamento da psoríase. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45808-pacientes-terao-novos-medicamentos-para-tratamento-da-psoriase>. Acesso em 13 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem