Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores tratamentos para psoríase

O tratamento da psoríase, uma doença de pele que não tem cura, pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas anti-inflamatórias, que diminuem a coceira e mantem a pele devidamente hidratada.

Expôr a área afetada ao sol logo pela manhã ou ao final da tarde sem protetor solar também ajuda a controlar as lesões. No entanto, nos casos mais graves, pode-se recorrer à fototerapia que consiste na exposição aos raios UVA e UVB em clínicas dermatológicas, 1 vez por semana, pelo tempo determinado pelo médico. Saiba mais sobre este tratamento clicando aqui.

Alterar a alimentação também é importante para ajudar no controle da psoríase. Neste caso, é indicado comer mais alimentos biológicos, com pouco temperos e gorduras, para desintoxicar o organismo. Quanto menos alimentos processados ou industrializados se come, melhor.

Veja como é o tratamento da psoríase no couro cabeludo.

Dicas para combater a psoríase

Assista o vídeo para saber estratégias naturais e remédios caseiros que aliviam a coceira e combatem as placas da psoríase:

Remédios para psoríase

O tratamento clínico da psoríase pode ser feito com a utilização de cremes, pomadas ou comprimidos recomendados pelo dermatologista. Alguns exemplos são:

Cremes e pomadas para psoríase

Inicialmente, deve-se aplicar algum creme à base de ácido acetilsalicílico a 5 ou a 10% na crosta, a fim de facilitar a sua remoção. Depois:

  • Para psoríase leve, utiliza-se Calcipotriol, que é relacionado à vitamina D
  • Para psoríases leves a moderadas, utiliza-se uma pomada de corticosteroides e protege-se a lesão com uma gaze
  • Para psoríase mais espessa e resistente: utiliza-se Antralina e Alcatrão

Comprimidos para psoríase:

  • Para psoríase moderada a grave: utiliza-se retinoides orais, como Acitretina
  • Para psoríase extensa, com indivíduo internado: utiliza-se Metotrexato, mas é contraindicado para indivíduos com problemas de sangue ou fígado. Pode-se usar Ciclosporina, nos casos mais graves

Este tipo de tratamento não deve ser realizado durante a gravidez pelo risco de afetar o bebê. Mas, cabe ao médico esta decisão, após avaliar o risco/benefício do tratamento para a mulher.

Medicamentos que fortalecem o sistema imune também podem ajudar a combater as lesões da psoríase.

Tratamentos alternativos para psoríase

Um tratamento alternativo para psoríase é fazer a limpeza da área afetada com o peixe garra-rufa, também chamado de peixe-médico. Essa é uma espécie de peixe criada em cativeiro, que se alimenta da pele lesionada pela psoríase, quando eles não são devidamente alimentados. Mas este tratamento deve ser feito em clínicas especializadas. O tratamento deve ser diário e cada sessão dura, em média, meia hora. Há também a opção de fazer 2 vezes por semana, com um maior tempo de duração.

Peixes garra-rufa para tratar a psoríasePeixes garra-rufa para tratar a psoríase

Uma outra forma de tratamento natural para controlar a psoríase é mergulhar a área afetada em água de fontes minerais ou termas.

Tratamentos naturais para psoríase

Um bom tratamento natural para psoríase é tomar o suplemento vitamínico do complexo B ou consumir diariamente 1 colher de sopa de levedura de cerveja. Esta vitamina ajuda a controlar o sistema nervoso e a tratar as lesões na pele, sendo eficaz na melhora do aparência da pele na psoríase.

Mergulhar no mar todos os dias, pois a água do mar tem benefícios devido à presença dos íons. Passar um pouquinho de vaselina líquida diariamente nas lesões ou óleo de copaíba, colocando uma pequena quantidade do óleo sobre a área da pele afetada pelo menos 3 vezes ao dia, também ajudam no tratamento porque assim, a pele fica mais hidratada e as crostas menos evidentes.

Alimentação pode ajudar

A alimentação adequada também é uma ótima forma de combate à psoríase. Por isso, recomenda-se evitar comidas gordurosas, muito condimentadas, processadas e industrializadas, dando preferência ao consumo de alimentos naturais, biológicos crus, cozidos ou grelhados de forma simples.

Recomenda-se ainda investir no consumo de alimentos ricos em ômega 3, como sardinha e salmão, e alimentos ricos em Beta-caroteno, que são todos os de cor amarelo-alaranjado, além de evitar todas as fontes de cafeína, como café, chá preto, chimarrão, chocolate preto e todas as pimentas.

Veja os melhores remédios caseiros para psoríase.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...