Psoríase invertida: o que é, sintomas, causas e tratamento

novembro 2022

A psoríase invertida é um tipo de psoríase que provoca o surgimento de manchas vermelhas na pele, especialmente na região das dobras, como axilas, as virilhas e a região por baixo dos seios na mulher, sendo mais comum em pessoas com excesso de peso.

As manchas da psoríase invertida, também conhecida como psoríase inversa, não descamam e podem ficar mais irritadas com a transpiração ou quando se esfrega a região.

Embora não exista um tratamento capaz de curar a psoríase invertida, é possível aliviar o desconforto e até evitar o surgimento frequente das manchas através de técnicas que incluem o uso de pomadas, remédios ou sessões de fototerapia, por exemplo, de acordo com a orientação do dermatologista.

Principais sintomas

Os principais sintomas da psoríase invertida são:

  • Manchas lisas e vermelhas na pele;
  • Manchas que não descamam;
  • Fissura nas manchas vermelhas, podendo causar dor e haver sangramento.

Os sintomas de psoríase invertida aparecem em regiões de dobra, como virilhas, axilas e debaixo das mamas, podendo ficar mais intensos após transpiração ou atrito no local. 

Em alguns casos, os sintomas da psoríase invertida podem ser confundidos com outro problema de pele, o intertrigo candidiásico e, por isso, é muito importante consultar um dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Veja o que é o intertrigo candidiásico e como se trata.

Possíveis causas

As causas da psoríase invertida ainda não são totalmente conhecidas, no entanto, é possível que seja causada por um desequilíbrio no sistema imune que acaba atacando as próprias células da pele, assim como acontece na psoríase clássica.

Além disso, a presença de umidade na pele, provocada por suor, ou a fricção repetida podem agravar a inflamação da pele. É por essa razão que este tipo de psoríase é mais frequente em pessoas obesas, devido à constante presença de umidade e atrito nos locais de dobras da pele.

Como é feito o tratamento

O tratamento para psoríase invertida ajuda a aliviar os sintomas, sendo recomendado pelo dermatologista:

  • Cremes com corticoides com Hidrocortisona ou Betametasona, que aliviam rapidamente a inflamação da pele, reduzindo a vermelhidão e a dor no local. Estes cremes não devem ser utilizados mais do que indicado pois são facilmente absorvidos e podem provocar vários efeitos secundários;
  • Cremes antifúngicos com Clotrimazol ou Fluconazol, que são usados para eliminar infecções por fungos que são muito comuns nos locais afetados;
  • Calcipotriol, que é um creme específico para psoríase que contém uma forma da vitamina D que diminui o crescimento de células da pele, evitando a irritação do local;
  • Sessões de fototerapia, que consiste na aplicação de radiação ultravioleta na pele entre 2 a 3 vezes por semana para diminuir a irritação e aliviar os sintomas.

Estes tratamentos podem ser utilizados separados ou combinados, dependendo da forma como a pele reage a cada tratamento. Dessa forma, o dermatologista pode ir testando cada tratamento ao longo do tempo e adaptado conforme a intensidade dos sintomas.

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para psoríase invertida envolve manter a pele sempre limpa e pouco úmida, pois assim é possível evitar o aparecimento dos sintomas. Além disso, é importante ter uma alimentação anti-inflamatória, o que também ajuda a evitar o aparecimento dos sintomas. Assim, é indicado aumentar o consumo de fibras, frutas e vegetais. Veja mais detalhes da alimentação para psoríase.

Confira no vídeo a seguir mais dicas para aliviar e prevenir os sintomas de psoríase:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • NATIONAL PSORIASIS FOUNDATION. Inverse Psoriasis. Disponível em: <https://www.psoriasis.org/about-psoriasis/types/inverse>. Acesso em 28 out 2019
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Psoríase. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/unhas/doencas-e-problemas/psoriase/94/>. Acesso em 28 out 2019
Mostrar bibliografia completa
  • BVS. O que é Psoríase Inversa?. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-psoriase-inversa/>. Acesso em 28 out 2019
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • PSORÍASE | Tratamentos Caseiros

    05:00 | 635331 visualizações