Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para Psoríase

A psoríase é um problema de pele crônico que não melhora facilmente e que, embora existam algumas formas de tratamento, não tem cura, podendo apenas ser atenuado. Assim, o ideal é que pessoas que sofrem com psoríase façam um acompanhamento regular com um dermatologista para testar as várias formas de tratamento e entender qual a que apresenta melhor resultado para o seu caso específico.

No entanto, também existem algumas formas naturais de lidar com o problema e que podem ser utilizadas por todos. Uma das mais importantes é a manutenção de uma higiene adequada da pele, que deve ser feita idealmente com o uso de produtos para peles sensíveis, sem irritantes ou produtos químicos. Além disso, fazer uma alimentação anti-inflamatória, isto é, pobre em carne vermelha e industrializados, mas rica em anti-inflamatórios naturais, como o ômega 3, também pode ter um impacto muito positivo.

Veja estas e outras dicas importantes para controlar a psoríase, assistindo o vídeo:

PSORÍASE | Tratamentos Caseiros

250 mil visualizações

Existem ainda alguns remédios caseiros que têm eficácia comprovada para alguns casos, especialmente os mais leves ou moderados, e que podem ser experimentados, como complemento ao tratamento indicado pelo médico. Esses remédios incluem:

1. Compressas de babosa

Remédios caseiros para Psoríase

A babosa é um planta conhecida cientificamente como aloe vera e que é muito utilizada pela medicina natural para tratar vários problemas de saúde, entre os quais as alterações de pele. No caso da psoríase, o gel desta planta pode ser usado para aliviar a coceira, a vermelhidão e até ajudar na cicatrização das manchas, reduzindo a duração das crises de psoríase.

Isto acontece porque a babosa é uma planta muito rica em substâncias com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e anti-coceira comprovadas.

Ingredientes

  • 1 a 2 folhas de babosa;
  • Compressas limpas.

Modo de preparo

Cortar a folha da planta no sentido do comprimento da folha e retirar o gel que se encontra no interior com auxílio de uma colher.  Depois, deve-se aplicar o gel diretamente sobre a área com psoríase, envolvendo com uma compressa limpa e algumas ataduras. Deixar atuar durante cerca de 20 a 30 minutos por dia e lavar somente com água. Para melhores resultados deve-se fazer esta compressa até 3 vezes por dia por, pelo menos, 4 semanas.

2. Lavagem com infusão de camomila

Remédios caseiros para Psoríase

A camomila é outra das plantas mais utilizadas na medicina natural, especialmente para tratar problemas de estômago e ansiedade. No entanto, as flores desta planta têm um importante óleo essencial, conhecido como camazuleno, que pode ser usado para diminuir a inflamação de vários problemas de pele, como a psoríase.

Especificamente no caso da psoríase, o camazuleno da camomila parece levar à formação de uma outra substância, o leucotrieno B4 (LTB4), que impede o desenvolvimento das placas, melhorando os sintomas da psoríase.

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de flores de camomila, preferencialmente frescas;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo

Juntar a água com as flores de camomila e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar a mistura e deixar esfriar. Por fim, virar a infusão de camomila sobre as placas de psoríase e deixar secar ao ar. Esta lavagem pode ser feita depois do banho ou até 3 vezes por dia.

Outra opção, para os casos mais graves ou com sintomas mais intensos, consiste em mergulhar compressas limpas na infusão e aplicar sobre a pele por 20 a 30 minutos, 3 a 4 vezes por dia.

3. Cataplasma de calêndula

Remédios caseiros para Psoríase

Embora seja menos conhecida, a calêndula é uma flor que tem excelentes propriedades cicatrizantes, analgésicas e anti-inflamatórias, sendo, por isso, frequentemente usada na medicina natural para tratar problemas de pele, incluindo psoríase, eczemas e, até, lepra.

Ingredientes

  • 3 a 4 flores e calêndula.

Modo de preparo

Amassar as flores utilizando um almofariz e depois colocar a mistura sobre as placas de psoríase, deixando atuar por 15 a 20 minutos. Por fim, lavar a pele com água e deixar secar ao ar.

Algumas pessoas podem apresentar maior sensibilidade aos óleos essenciais da calêndula, por isso, caso surjam efeitos colaterais, como a sensação de queimação na pele, deve-se retirar a mistura da pele e lavar com água corrente, não voltando a aplicar a mistura sobre a pele.

4. Creme natural de pimenta caiena

Remédios caseiros para Psoríase

Este creme não pode ser feito em casa mas é uma outra opção natural e bastante comprovada para aliviar os sintomas da psoríase, especialmente a coceira e a vermelhidão. Isso porque a pimenta caiena contém uma substância, conhecida como capsaicina, que parece diminuir a presença da "substância P" nas placas de psoríase, que é a principal responsável pela sensação de coceira.

Assim, o ideal é procurar um creme de pimenta caiena ou capsaicina, a 0,025% ou 0,075%, em lojas de produtos naturais e aplicar sobre a pele, seguindo as orientações do fabricante ou do médico.

Bibliografia >

  • SINGH, Kamlesh Kumar; TRIPATHY, Surendra. Natural Treatment Alternative for Psoriasis: A Review on Herbal Resources. Journal of Applied Pharmaceutical Science. Vol.4. 114-121, 2014
  • ROUT, Sanjay K. et al.. Natural Green Alternatives to Psoriasis Treatment– A Review. Global Journal of Pharmacy & Pharmaceutical Sciences. Vol.4. 1-7, 2017
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Philadelphia: Elsevier, 2018. 730-731.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem