Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como a Alimentação ajuda no Tratamento da Psoríase

A alimentação é de grande auxílio no tratamento da psoríase porque ajuda a diminuir o número de crises e a gravidade das lesões que aparecem na pele, controlando também a inflamação e irritação da pele, que são os principais sintomas da doença.

Esta alimentação é um excelente complemento do tratamento indicado pelo dermatologista, mas não deve substituir o tratamento médico que pode incluir o uso de shampoos, pomadas ou comprimidos. Conheça as principais opções de tratamento disponíveis para psoríase.

Indicamos aqui o que se pode comer mais frequentemente e também o que se deve evitar, mas é sempre aconselhado consultar um nutricionista para adaptar a dieta às necessidades específicas de cada caso.

Como a Alimentação ajuda no Tratamento da Psoríase

Alimentos permitidos

São recomendados alimentos que apresentem efeito anti-inflamatório e antioxidante, pois podem melhorar o quadro clínico da doença. Os alimentos que são permitidos e podem ser consumidos mais regularmente, incluem:

1. Cereais Integrais

Estes alimentos são considerados os carboidratos de baixo índice glicêmico, além de também serem fontes de fibras, vitaminas e minerais. Os alimentos de baixo índice glicêmico podem diminuir o quadro inflamatório e, consequentemente os sintomas da psoríase.

Exemplos: pães integrais, massa integral ou à base de ovo, arroz integral ou parabolizado, milho, aveia.

2. Peixes

Os peixes são fontes de ácido graxos polinsaturados ômega 3 e 6 que possuem alta atividade anti-inflamatória, além de serem ricos em vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais como o selênio. Isso ajuda a reduzir o surgimento de placas, eritema, descamação e prurido.

Exemplos: dar preferência ao atum, a sardinha ou o salmão.

3. Sementes

Além de serem ricas em fibras, também oferecem um bom aporte de vitaminas e minerais, como vitamina E, selênio e magnésio, por exemplo. Ajudam a evitar o processo inflamatório e diminuir sintomas da doença.

Exemplos: sementes de girassol, sementes de abóbora, linhaça, chia entre outras

4. Frutas

Variar o consumo de frutas ao dia aumenta a quantidade de fibras na dieta além de garantir uma boa ingestão de vitaminas e minerais, como por exemplos a vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, potássio, magnésio e, até mesmo flavonoides. O consumo de vitaminas ajuda a reparar as lesão provocadas na pele.

Exemplos: laranja, limão, acerola, kiwi, banana, abacate, manga, mamão, uva, amora, framboesa.

5. Legumes e verduras

Oferecem um bom aporte de fibras, e são fontes de vitamina A, vitamina C e ácido fólico. Estes atuam como antioxidantes, diminuindo a inflamação e consequentemente os sintomas da psoríase

Exemplos: cenoura, batata doce, beterraba, espinafre, couve e brócolis.

6. Óleos e Azeites

Os óleos e os azeites são uma boa fonte de ácidos graxos polinsaturados, a gordura boa que ajuda a diminuir o processo inflamatório. Alguns deles ainda são fontes de vitamina E como exemplo os óleos vegetais.

Exemplos: azeite de oliva extra virgem, óleo de girassol, óleo de gérmen de trigo.

Alimentos que devem ser evitados

Como a Alimentação ajuda no Tratamento da Psoríase

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que estimulam o aumento da inflamação, elevando o surgimento de novas crises ou, piorando os sintomas como coceira e irritação da pele. Assim deve se evitar:

  • Carnes vermelhas e frituras: estes alimentos aumentam o consumo de gordura saturada e colesterol, favorecendo a inflamação e aumentando a chance de desencadear a doença.
  • Açúcar e farinha branca: doces, pães brancos e biscoitos. São considerados carboidratos de alto índice glicêmico e, quanto maior o índice glicêmico da dieta, maior o risco de desenvolver doenças inflamatórias, como é o caso da psoríase.
  • Alimentos embutidos e processados: deve-se evitar alimentos com muitos aditivos, industrializados e embutidos como por exemplo presunto, salsichas, salames entre outros. Pois isto mantem o organismo livre de toxinas, o que pode refletir numa pele mais saudável e com menos lesões.

Além disto, as bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois podem aumentar a coceira e dificultar a correta absorção dos medicamentos prescritos pelo médico para o tratamento da psoríase.

Exemplo de cardápio de 3 dias

Abaixo indicamos um exemplo de cardápio que pode ser seguido para ajudar a evitar o desencadeamento da psoríase:

Refeição

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Café da manhã

Iogurte desnatado + 4 morangos + cereais + 1 torrada integral

Copo de leite desnatado + 1 fatia de pão integral + 2 fatias de queijo branco

Mingau de aveia com leite desnatado + mix de sementes

Lanche da manhã

½ mamão papaia + 1 col. (de sopa) de aveia

1 maçã + 3 castanhas

1 iogurte desnatado

Almoço/Jantar

1 filé de frango grelhado + 3 col. (de sopa) de arroz integral ou parabolizado + 1 concha feijão + mix de folhas verdes com tomates + 1 laranja

1 lata de atum + macarrão integral com molho vermelho + mix de salada verde com um fio de azeite extra virgem + uvas

Peixe cozido com legumes + 3 col. (de sopa) de arroz integral + salada de vegetais temperada com azeite de oliva extra virgem + 1 maçã

Lanche da tarde

Copo de leite desnatado + 1 fatia de pão integral + 2 fatias de queijo branco

Batida de leite desnatado com banana + 1 col. (de sopa) de linhaça

Creme de abacate com leite desnatado + cereais

Independente do cardápio sugerido, é sempre uma boa opção procurar um nutricionista para adaptar as necessidades de cada pessoa.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre cuidados caseiros que pode ter para o tratamento da pele com psoríase:

PSORÍASE | Tratamentos Caseiros

248 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem