Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Tratamento caseiro para psoríase: ritual simples de 5 passos

dezembro 2022

O tratamento caseiro para psoríase como tomar um banho com sal marinho, beber o chá de fumária ou aplicar o cataplasma de calêndula, pode ajudar a aliviar os sintomas quando se tem uma crise de psoríase, pois ajudam a acalmar e regenerar a pele, além de terem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.

Além disso, fazer mergulhos frequentes ou lavar a pele com água do mar também ajuda a evitar o surgimento de crises de psoríase, devido às propriedades da água e à presença de íons.

Esses tratamentos caseiros podem ser feitos para complementar o tratamento médico, e ajudar a aliviar os sintomas da psoríase mais rapidamente, e não devem substituir o tratamento médico, que normalmente inclui o uso de cremes e pomadas indicados pelo dermatologista. Entenda como é feito o tratamento para psoríase.

Imagem ilustrativa número 1

Ritual para tratamento caseiro da psoríase

Alguns tratamentos caseiros para psoríase podem ser feitos seguindo 3 passos simples, que inclui:

1. Banho de sal marinho

O sal marinho possui micro-minerais que aliviam os sintomas da psoríase, como coceira ou escamas na pele, além de ser relaxante o que ajuda a diminuir o stress que também é um dos fatores desencadeantes da doença.

Ingredientes

Modo de preparo

Dissolver o sal na água quente e depois que o sal estiver completamente dissolvido, adicionar água fria, até a temperatura ficar morna. Jogar esta água no corpo, especialmente nas regiões afetadas deixando atuar por alguns minutos. Se for possível, ficar de molho na banheira com sal marinho por 15 minutos.

O banho deve ser feito uma vez ao dia, sem utilizar sabonetes, shampoos ou qualquer outro produto na água. Basta a água com sal.

Após o banho, deve-se passar o hidratante na pele, recomendado pelo dermatologista, para evitar o ressecamento da pele.

2. Chá de fumária

A fumária é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes, especialmente devido a presença de ésteres de ácido fumárico na sua composição, que ajudam a regenerar a pele e vem sendo muito utilizada em problemas de pele como sarna, urticária e psoríase.

Ingredientes

  • 1/2 colher (de chá) de fumária seca e picada;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicionar a água fervida na xícara contendo a fumária. Deixar repousar por 10 minutos. Coar, esperar amornar e tomar de 1 a 3 xícaras por dia para aliviar o desconforto da psoríase, por no máximo 10 dias de tratamento.

Outra forma de usar essa planta medicinal, é fazendo o cataplasma de fumária, preparado na forma de chá utilizando as folhas da fumária e aplicando sobre a pele afetada, com uma gaze estéril, 

O chá de fumária não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm alergia à essa planta medicinal, glaucoma, epilepsia ou problemas de estômago.

3. Cataplasma de calêndula

O cataplasma de calêndula preparado com a planta medicinal Calendula officinalis, tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção de tratamento caseiro para aliviar os sintomas da psoríase.

Ingredientes

Modo de preparo

Amassar as flores da calêndula em um recipiente limpo e seco, e em seguida, aplicar sobre a região da pele afetada, deixando atuar durante 15 a 20 minutos. Após esse período lavar a pele com água corrente e deixar secar naturalmente.

É recomendado aplicar o creme hidratante recomendado pelo médico, após a aplicação do cataplasma de calêndula.

4. Pomada de açafrão

Além de seguir os passos acima também é recomendado usar a pomada de açafrão, que pode ser feita em farmácias de manipulação na concentração de 1g de açafrão, sob indicação médica.

A curcumina presente no açafrão reduz quantidade de células T CD8 e as placas de paraqueratose que estão relacionadas à psoríase melhorando assim a aparência da pele na área lesionada. Além de usar esta pomada também é indicado consumir 12g de açafrão nas refeições diariamente.

5. Óleo de copaíba

Passar um pouquinho de óleo de copaíba ou vaselina líquida diariamente nas lesões, colocando uma pequena quantidade do óleo sobre a área da pele afetada pelo menos 3 vezes ao dia, também ajudam no tratamento da psoríase porque assim, a pele fica mais hidratada e as crostas menos evidentes. Veja outras opções de remédios caseiros para psoríase

No entanto, o óleo de copaíba não deve ser usado por crianças, ou por mulheres grávidas ou em amamentação.

Confira outras dicas para combater a psoríase no vídeo:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • NATIONAL PSORIASIS FOUNDATION. Psoriasis - Integrative Approaches to Care. 2020. Disponível em: <https://www.psoriasis.org/integrative-approaches-to-care/>. Acesso em 30 dez 2022
  • SINGH, K. K.; TRIPATHY, S. Natural Treatment Alternative for Psoriasis: A Review on Herbal Resources. Journal of Applied Pharmaceutical Science. 4. 114-121, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • KAUR, A.; KUMAR, S. Plants and plant products with potential antipsoriatic activity – a review. Pharmaceutical Biology. 50. 12; 1573–1591, 2012
  • JOWKAR, F.; et al. The Effects of Fumaria Parviflora L Extract on Chronic Hand Eczema: A Randomized Double-Blind Placebo Controlled Clinical Trial. Iran Red Crescent Med J. 13. 11; 824–828, 2011
  • IRAJI, F.; et al. Effect of herbal cream containing Fumaria officinalis and silymarin for treatment of eczema: A randomized double-blind controlled clinical trial. Avicenna J Phytomed. 12. 2; 155–162, 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • PSORÍASE | Tratamentos Caseiros

    05:00 | 640805 visualizações