Náuseas: sintomas, causas (e o que fazer)

Atualizado em março 2024

Náusea é uma sensação desagradável que, normalmente, surge antes do vômito e pode ser causada por ansiedade, aversão a alimentos ou cheiros fortes, indigestão ou problemas de saúde, como enxaqueca, infecções ou, embora raro, alguns tipos de tumor.

Além de náusea, ou enjoo, podem estar presentes sintomas como perda de peso, diarreia, vômitos, febre, dor no abdome ou sensação de inchaço no estômago dependendo da sua causa.

Leia também: Enjoo: o que é, causas e quando se preocupar tuasaude.com/enjoo

Em caso de náuseas, especialmente se frequente ou acompanhada de outros sintomas, é recomendado consultar um clínico geral. O tratamento deve ser específico para a sua causa e pode envolver desde mudanças no preparo dos alimentos até cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

A náusea pode estar associada a sintomas como:

  • Sensação de pode vomitar a qualquer momento;
  • Desconforto na barriga;
  • Sensação de mal-estar e/ou cabeça vazia;
  • Indisposição para atividades físicas ou mentais;
  • Perda do apetite;
  • Tontura ou fraqueza.

A ânsia de vômito é um dos principais sintomas associados à náusea e, embora nem sempre resulte no vômito, essa sensação pode demorar a passar em alguns casos, dependendo da sua causa. 

Leia também: Ânsia de vômito: 11 causas comuns e o que fazer tuasaude.com/ansia-de-vomito

Além disso, os sintomas podem variar em intensidade e velocidade de instalação e fazer com que a pessoa sinta necessidade de repousar ou parar suas tarefas devido à sensação desagradável.

O que podem ser náuseas

As principais causas de náusea são:

1. Ansiedade

A náusea pode ser um sintoma físico da ansiedade, assim como coração ou respiração acelerados, sensação de pressão no peito ou tensão muscular. Além disso, especialmente quando a ansiedade é muito frequente, a náusea pode parecer constante em alguns casos. Confira outras causas de náusea constante.

Devido à ansiedade, é comum a pessoa apresentar também sintomas como preocupação ou medo excessivos e dificuldade para se concentrar nas suas tarefas.

O que fazer: a náusea tende a melhorar na medida em que a pessoa se distrai, relaxa ou a situação associada à ansiedade passa. No entanto, especialmente caso a ansiedade seja frequente ou atrapalhe nas tarefas diárias, é recomendado consultar um psiquiatra para uma avaliação.

Além de psicoterapia, o médico pode indicar medicamentos para ajudar a controlar os sintomas em alguns casos.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Aversão a alimentos

A aversão a alimentos é uma reação que pode provocar sintomas como náusea, vômitos ou engasgos devido a sensações desagradáveis ao ver, sentir o cheiro ou sabor de um alimento específico. Essa reação é bastante comum em crianças e mulheres grávidas, por exemplo.

O que fazer: a aversão alimentar normalmente não é considerada um problema. No entanto, caso existam outros sintomas ou suspeita de alguma deficiência nutricional, é recomendado consultar um clínico geral.

Em alguns casos, podem ser indicadas sessões psicoterapia e mudanças no preparo da comida para ajudar a pessoa a lidar com a aversão. Além disso, algumas opções naturais, como o chá de gengibre, também podem ser recomendadas para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Leia também: 11 remédios caseiros para enjoo e vômito (e como preparar) tuasaude.com/remedio-natural-para-enjoo

3. Efeito colateral de medicamentos

Medicamentos como ibuprofeno, diclofenaco e outros anti-inflamatórios podem causar náusea em algumas pessoas, especialmente quando usados sem orientação médica ou incorretamente. 

Além disso, a náusea é efeito colateral comum em pessoas que fazem o tratamento de tumores com quimioterapia. Confira outros possíveis efeitos colaterais da quimioterapia.

O que fazer: em caso de suspeita do efeito colateral de um medicamento, é recomendado consultar um clínico geral ou, preferencialmente, o médico que o indicou. Pode ser indicada a sua troca, ajuste da dose ou suspensão, de acordo com a orientação do médico. 

Especialmente em caso de quimioterapia, o médico pode indicar o uso de medicamentos antieméticos, como ondansetrona ou metoclopramida, para aliviar as náuseas associadas ao tratamento.

Leia também: Como aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia tuasaude.com/como-diminuir-os-efeitos-colaterais-da-quimioterapia

4. Má digestão

A náusea algumas vezes pode ser causada pela má digestão, que também é conhecida como dispepsia funcional. Neste caso, é comum também existirem outros sintomas como perda do apetite, sensação de estômago cheio ou saciedade mesmo após comer pouco. Entenda melhor o que é dispepsia e seus sintomas.

O que fazer: a dispepsia funcional não é considerada um problema grave, não havendo uma causa específica para a dor. No entanto, especialmente se os sintomas persistirem, é recomendado consultar um gastroenterologista para confirmar o diagnóstico.

Em alguns casos, o tratamento da dispepsia pode envolver o uso de medicamentos, como omeprazol, ranitidina ou metoclopramida, de acordo com a orientação do médico para aliviar os sintomas.

5. Gastroenterite

A gastroenterite é uma infecção do trato digestivo que pode causar náusea e outros sintomas como vômitos, dor no abdome, diarreia ou febre. Além disso, nos casos mais graves também pode provocar desidratação devido à perda de líquidos nas fezes. Veja mais sintomas e causas da infecção intestinal.

O que fazer: a náusea, assim como outros sintomas tendem a melhorar em menos de uma semana sem necessidade de tratamento específico. No entanto, é importante beber bastantes líquidos para evitar a desidratação.

Além disso, especialmente se a náusea for intensa, surjam vômitos, febre ou sangue nas fezes, é recomendado consultar um clínico geral, porque pode ser indicado o uso de medicamentos, como antibióticos, antitérmicos e/ou antieméticos, além do soro de reidratação oral.

Leia também: Remédios para vômito e enjoo: de farmácia e caseiros tuasaude.com/remedio-para-vomito

6. Crise de enxaqueca

A crise de enxaqueca pode causar náusea em algumas pessoas. Neste caso, é comum também existirem outros sintomas como dor latejante em apenas um dos lados da cabeça, vômitos e/ou desconforto excessivo nos olhos em ambientes iluminados. Confira os principais sintomas de enxaqueca.

O que fazer: em caso de suspeita de enxaqueca, é recomendado consultar um neurologista. O tratamento da crise normalmente envolve o uso de medicamentos, como ibuprofeno ou sumatriptano, e a náusea tende a melhorar na medida em que a dor de cabeça passa.

O médico também pode indicar medicamentos como propranolol ou topiramato, além de medidas como técnicas de relaxamento, psicoterapia, alimentar-se regularmente e praticar exercícios físicos, para ajudar a prevenir as crises. 

Leia também: 12 principais tratamentos para enxaqueca tuasaude.com/tratamento-para-enxaqueca

7. Gravidez

A náusea é comum em mulheres grávidas devido às alterações hormonais que normalmente acontecem durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre da gestação. 

Embora seja mais frequente pela manhã, pode acontecer a qualquer hora do dia e, nos casos mais graves, pode estar associada a vômitos frequentes e/ou perda de peso, por exemplo.

Leia também: Enjoo matinal: 12 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/enjoo-matinal

O que fazer: para aliviar a náusea, são recomendadas medidas como comer mais lentamente, fazer refeições/lanches menores a cada 1 ou 2 horas, beber líquidos 30 minutos antes das refeições ou consumir gengibre, uma raíz com propriedades antieméticas. Saiba como aliviar a náusea com gengibre.

Leia também: 16 formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez tuasaude.com/enjoo-na-gravidez

A náusea normalmente melhora sem um tratamento específico até as 16 ou 18 semanas. No entanto, especialmente se intensa ou associada a vômitos, é recomendado consultar um obstetra, que pode indicar medicamentos para aliviar os sintomas em alguns casos. Conheça os principais remédios para aliviar a náusea na gravidez.

8. Tumor

Embora raro, um tumor no cérebro ou no estômago, por exemplo, também podem provocar náuseas. No entanto, normalmente também causam outros sintomas como perda de peso, dor de cabeça, vômitos ou sensação de inchaço no estômago.

Leia também: 12 sintomas que podem indicar câncer tuasaude.com/sintomas-de-cancer

O que fazer: em caso de suspeita de um tumor, é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação detalhada. Caso seja confirmado o diagnóstico, o tratamento pode envolver medidas como cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.