Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores chás para para enjoo e vômitos

A sensação de enjoo e mal estar é bastante comum e quase todo o mundo já a sentiu em algum momento da vida. Para aliviar esse desconforto, existem várias plantas que podem ser utilizadas.

O enjoo pode ser causado por diversos motivos, como efeito colateral de algum remédio que esteja tomando, resultado de uma má digestão, alimentos impróprios para o consumo, devido a enxaqueca, inflamação no estômago, tesão nervosa, gravidez, dentre outras. Confira o que mais pode causar ânsia de vômito e o que fazer

Melhores chás para para enjoo e vômitos

Os remédios naturais que podem ser indicados para combater as náuseas são: 

1. Enjoo por má digestão

O enjoo por má digestão normalmente surge após comer uma refeição muito grande ou rica em alimentos gordurosos, como embutidos ou frituras. Assim, os melhores chás para estas situações são aqueles que estimulam a digestão, como a hortelã ou a camomila, por exemplo.

Além disso, o chá de funcho também pode ser uma boa opção, especialmente quando se sente o estômago muito estufado ou quando se tem arrotos muito frequentes.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de camomila, hortelã ou funcho;
  • 1 xícara de chá (180 ml) de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a planta selecionada à água quente, tampar, deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e tomar a seguir, ainda morno, sem adoçar. 

2. Enjoo por estresse e nervosismo

Outra causa relativamente comum do enjoo é o excesso de estresse e nervosismo e, por isso, é muito frequente que esse desconforto surja antes de momentos importantes como apresentações ou provas de avaliação.

Assim, para evitar este tipo de enjoo, o melhor é apostar nas plantas que diminuem a ansiedade, o nervosismo e o estresse. Algumas boas opções são a lavanda, o lúpulo ou a flor de maracujá.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de lavanda, lúpulo ou flor de maracujá;
  • 1 xícara de chá (180 ml) de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a planta medicinal à água quente, tampar, deixar repousar por 3-5 minutos, coar e tomar a seguir, ainda morno, sem adoçar.

3. Enjoo por intoxicação alimentar 

O enjoo também é um dos sintomas de intoxicação alimentar, quando se come um alimento mal preparado, fora de prazo ou contaminado. Nessas situações é quase certo o aparecimento de vômitos e até diarreia, além dos enjoos.

Embora não seja recomendado utilizar qualquer tipo de remédio ou planta que impeça os vômitos, já que o corpo precisa liberar o micro-organismo que está provocando a intoxicação, podem ser usadas plantas que diminuam a inflamação e acalmem o estômago, como a cúrcuma ou a camomila.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de cúrcuma ou camomila;
  • 1 xícara de chá (180 ml) de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a planta medicinal à água quente, tampar, deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e tomar a seguir, ainda morno, sem adoçar. 

Porém, se os sintomas da intoxicação forem muito intensos é importante ir ao hospital, já que pode se necessário iniciar o tratamento com antibióticos, por exemplo. Confira os sintomas que deve estar atento em caso de intoxicação alimentar.

4. Enjoo por dor de cabeça 

Em caso de enjoo causado por dor de cabeça ou enxaqueca pode ser recomendado tomar chás de tanaceto ou salgueiro-branco, pois contêm propriedades analgésicas, semelhantes à aspirina, que aliviam a dor de cabeça e, consequente, melhoram a sensação de enjoo.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de tanaceto ou salgueiro-branco;
  • 1 xícara de chá (180 ml) de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a planta medicinal à água quente, tampar, deixar repousar por até 10 minutos, coar e tomar a seguir, ainda morno, sem adoçar.

Bibliografia >

  • Anne McIntyre. Guia completo da fitoterapia: um curso estruturado para alcançar a excelência profisssional. 1 ed. São Paulo: Pensamento, 2011. 199.
  • HEALTH24. 5 stomach-soothing herbs and spices. Disponível em: <https://www.health24.com/Natural/Natural-living/5-stomach-soothing-herbs-and-spices-20120721>. Acesso em 27 Mai 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem