Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser língua dormente

Existem alguns fatores que podem causar formigamento e dormência na língua e na boca, que geralmente não são graves e o tratamento é relativamente simples.

No entanto, existem sinais e sintomas a que se deve estar atento para evitar doenças que podem ser causadas por uma deficiência de vitaminas e minerais, problemas neurológicos ou mesmo sequelas que podem resultar de um AVC, por exemplo.

1. AVC

O que pode ser língua dormente

Em alguns casos, a língua pode ficar dormente ou com uma sensação de formigamento durante um acidente vascular cerebral. Neste caso, outros sintomas que podem ocorrer são dor de cabeça intensa, diminuição da força de um dos lados do corpo e dificuldade em levantar um dos braços e permanecer em pé, perda da sensibilidade, alterações na visão, rosto assimétrico, fala embolada, confusão mental, náuseas e vômitos.

O que fazer: 

Em caso de suspeita de estar ocorrendo um AVC deve-se ir ou chamar imediatamente a emergência médica. Veja como é feito o tratamento e a recuperação do AVC e em que consiste a reabilitação para diminuir as sequelas.

2. Alergia alimentar

O que pode ser língua dormente

Uma alergia alimentar pode causar uma sensação de formigamento, dormência e inchaço na boca, na língua e nos lábios, aftas e desconforto na garganta. Além disso, podem ainda ocorrer outros sintomas que se manifestam na pele, como coceira e vermelhidão ou desconforto gastrointestinal, como dor abdominal, excesso de gases, vômitos, diarreia ou prisão de ventre. Saiba quais as causas e como identificar uma alergia alimentar.

O que fazer:

O tratamento para alergia alimentar depende da gravidade dos sintomas e geralmente os casos agudos são tratados com remédios anti-histamínicos, como a ebastina, loratadina ou cetirizina, por exemplo, corticóides como a prednisolona ou deflazacorte, por exemplo, e broncodilatadores. Em casos severos, em que ocorra anafilaxia, deve ser administrada adrenalina.

Além disso, é muito importante identificar quais os alimentos que provocam alergias alimentares e retirá-los da alimentação e ter muito cuidado quando se fazem refeições fora de casa.

3. Hipocalcemia

O que pode ser língua dormente

A hipocalcemia é a diminuição dos níveis de cálcio no sangue que, na maioria das vezes, não provoca qualquer tipo de sintoma. No entanto, quando a quantidade de cálcio está muito baixa, podem surgir sintomas graves como espasmos musculares, confusão mental, convulsões e formigamento da boca e das mãos.

Esta deficiência em cálcio, pode ser causada por deficiência de vitamina D, hipoparatireoidismo, baixa ingestão ou má absorção de cálcio, doenças renais , alcoolismo e alguns medicamentos.

O que fazer:

O tratamento da hipocalcemia depende da causa, da gravidade e dos sintomas. Quando há uma hipocalcemia grave e com sintomas, deve-se repôr o cálcio, com gluconato de cálcio ou cloreto de cálcio, por exemplo, até aliviar os sintomas. Caso seja mais leve, podem ser indicados alimentos e suplementos com cálcio. Veja uma lista dos alimentos ricos em cálcio.

Além disso, também se deve investigar a causa e solucioná-la, o que pode incluir a reposição de magnésio, vitamina D e tratamento de problemas renais ou das paratireoides.

4. Deficiência em vitamina B

O que pode ser língua dormente

Alguns dos sintomas mais frequentes da falta de vitaminas do complexo B são cansaço fácil, irritabilidade, inflamação e formigamento na boca e na língua e dor de cabeça, que pode ser causada pela insuficiente ingestão de alimentos com estas vitaminas ou da toma de algum medicamento que impeça a sua absorção. Veja outros sintomas que podem ser causados pela deficiência em Vitaminas do complexo B.

O que fazer:

O tratamento da deficiência em vitaminas do complexo B deve ser feito com o aumento da ingestão de alimentos que contenham estas vitaminas e suplementos alimentares. Caso se trate de uma deficiência severa de alguma destas vitaminas, existem também medicamentos que podem ser receitados pelo médico.

Algumas destas vitaminas, como a B12 e a B9, são essenciais na gravidez e as suas necessidades estão aumentadas, por isso é muito importante tomar um suplemento durante esta fase.

5. Medicamentos

O que pode ser língua dormente

Alguns medicamentos com anestésicos na sua composição, como elixires para bochechar, pastilhas para a garganta, sprays para dor de dente ou os remédios anestésicos usados pelo dentista, causam geralmente dormência e formigamento na boca e na língua.

O que fazer:

Caso o incômodo causado pelos produtos contendo anestésicos seja muito grande, pode-se evitar o seu uso e substituir por outros que não contenham anestésicos na composição. No entanto, geralmente a sensação de boca dormente causada por anestésicos não dura muito tempo.

6. Enxaqueca

O que pode ser língua dormente

Além da dor de cabeça forte causada pela enxaqueca, pode ainda ocorrer formigamento nos braços, lábios e língua, sensibilidade à luz, enjoo e vômitos. Veja outros sintomas que podem ser causados pela enxaqueca.

O que fazer:

O tratamento da enxaqueca depende dos sintomas e deve ser indicado por um neurologista, que pode receitar alguns remédios como Ibuprofeno, Zomig, Migrétil ou Enxak por exemplo, para o alívio da dor e dos restantes sintomas. 

Para tratar a enxaqueca de forma eficaz e com antecedência, é muito importante aprender a reconhecer os primeiros sintomas que normalmente antecedem a dor de cabeça, como sensação de mal estar, dor na nuca, leves tonturas ou sensibilidade à luz, cheiro ou ruído e iniciar o tratamento de imediato.

7. Ansiedade e estresse

O que pode ser língua dormente

Algumas pessoas que sofrem de estresse e ansiedade podem sentir um ligeiro formigamento na língua, que pode gerar mais ansiedade e pânico. Outros sintomas característicos são medo constante, dor de barriga, tontura, insônia, boca seca ou tensão muscular, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de ansiedade e possíveis causas.

O que fazer:

Pessoas que sofrem de estresse e ansiedade constante, devem consultar um médico ou um psicólogo, de forma a perceber qual o tratamento mais indicado, que pode ser feito com terapia, remédios naturais ou em casos mais severos, remédios ansiolíticos. Assista ao vídeo seguinte para saber o que comer para ajudar a controlar este problema:

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar