Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser a ânsia de vômito e o que fazer

A ânsia de vômito corresponde à vontade de vomitar, não necessariamente resultando em vômito, e que pode surgir devido ao consumo de alimentos muito gordurosos, gastrite ou até mesmo ser indicativo de gravidez, por exemplo. Algumas pessoas também sentem ânsia de vômito quando estão em um barco ou carro que balança muito ou quando veem ou sentem alguma coisa que sentam nojo ou repulsa, por exemplo.

A ânsia normalmente precede o vômito e é geralmente acompanhada de sensação de mal-estar, gosto amargo na boca e suor frio. O enjôo normalmente passa depois de algumas horas, no entanto caso dure mais que 1 dia, seja bastante desconfortável e a causa não consiga ser identificada, é recomendado ir ao médico para que se possa investigar a causa do enjôo e, assim, avaliar a necessidade de tratamento.

O que pode ser a ânsia de vômito e o que fazer

O que pode ser

A ânsia de vômito pode ser consequência de algumas situações, sendo as principais:

1. Alimentação

Comer muito ou comer muitos alimentos gordurosos frequentemente pode dificultar o processo digestivo, o que resulta em náuseas e, muitas vezes, vômito. Além disso, a intoxicação alimentar ou a intolerância a algum tipo de constituinte do alimento, como o glúten, por exemplo, pode resultar em alterações gastrointestinais, levando à diarreia, sensação de mal estar, náusea e vômitos. Veja como identificar a intolerância ao glúten.

2. Labirintite

A labirintite é a inflamação de uma estrutura do interior do ouvido, o labirinto, e tem como principal sintoma a tontura ou sensação de vertigem, que normalmente tem como consequência a náusea. Conheça os sintomas de labirintite.

3. Problemas gastrointestinais

Alguns problemas gastrointestinais, como a gastrite, gastroenterite, refluxo e pancreatite, por exemplo, podem causar, dentre outros sintomas, mal-estar, sensação de queimação e ânsia de vômito, que normalmente aparece logo após as refeições, gerando bastante desconforto.

4. Hemorragia digestiva

A hemorragia digestiva corresponde ao sangramento em algum lugar do sistema digestivo e que pode causar náusea e vômito escuro. Saiba o que pode significar o vômito preto.

5. Enxaqueca

A enxaqueca corresponde à dor intensa e pulsante em um lado da cabeça e que pode causar, além de outros sintomas, enjôo e vômitos quando muito é intensa. É importante consultar um clínico geral ou neurologista para que seja identificada a causa da enxaqueca e possa ser iniciado algum tipo de tratamento. Conheça outros sintomas da enxaqueca;

6. Ressaca

A ressaca acontece quando a pessoa consome bebidas alcoólicas em excesso e, no dia seguinte ao acordar, sente mal estar, dor de cabeça e nos olhos e enjôo, o que acontece devido à desidratação causada pelo álcool e devido ao esforço excessivo do fígado para eliminar o álcool em excesso. Saiba mais sobre a ressaca e como curá-la.

O que pode ser a ânsia de vômito e o que fazer

7. Infecções

As infecções por vírus, fungos, bactérias ou protozoários podem causar uma série de sintomas, e quando o agente causador da infecção atinge o sistema gastrointestinal, por exemplo, pode levar ao enjôo e, consequentemente, ao vômito. Por isso, caso haja suspeita de infecção por qualquer microrganismo, é importante ir ao médico para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento, evitando, assim, a progressão dos sintomas e agravamento da doença.

8. Transtornos psicológicos

Alguns transtornos psicológicos, como o estresse e a ansiedade, por exemplo, podem levar ao surgimento de sintomas físicos, além dos psicológicos, como enjôos, dor de barriga, aumento dos batimentos cardíacos e dificuldade para respirar. Saiba como reconhecer os sintomas de ansiedade.

9. Esforço físico muito intenso

A prática de exercícios físicos de forma intensa, principalmente quando a pessoa não está habituada, pode levar à ânsia de vômito e, muitas vezes, ao vômito. Isso porque o esforço físico leva a alterações na circulação sanguínea e, dependendo da intensidade, provoca o aumento na produção de ácido lático pelos músculos, que acaba sendo acumulado no sangue. Dessa forma, com o objetivo de eliminar o excesso de ácido lático, ocorre o vômito.

10. Gravidez

O enjôo é um dos primeiros sintomas de gravidez, estando presente normalmente a partir da 6ª semana de gestação. A ânsia de vômito é um dos principais sintomas sentidos pelas mulheres grávidas e surge com mais frequência pela manhã. A ânsia de vômito na gravidez normalmente não resulta em vômito, mas deve ser informada ao obstetra caso seja frequente. Conheça os 10 primeiros sintomas de gravidez.

O que fazer

Em caso de ânsia de vômito, pode ser recomendado fazer uso de alguns remédios que ajudam a aliviar o enjôo, como a Bromoprida, por exemplo, que deve ser utilizada sob indicação médica. Confira outras opções de remédio para ânsia de vômito.

Além do uso de medicamentos, é recomendado evitar consumir alimentos muito gordurosos ou pesados, já que dificultam a digestão e podem causar náusea, beber bastante água, que pode ser tomada com umas gotinhas de limão, por exemplo, e tomar chás, já que podem diminuir a sensação de vômito, como o chá de hortelã e o chá de gengibre. Veja como preparar o chá de gengibre para enjôo.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...