Enjoo matinal: 12 principais causas (e o que fazer)

Atualizado em novembro 2023

O enjoo matinal é um sintoma que pode ser causado por gravidez, especialmente nas primeiras semanas, ou por ansiedade, hipoglicemia, não dormir bem, passar muito tempo sem comer, enxaquecas ou desidratação, por exemplo.

Dependendo da sua causa, o enjoo matinal pode estar acompanhado de outros sintomas como vômitos que podem conter sangue, dor de estômago, tontura, tremores, dor de cabeça, aumento da sensibilidade à luz, confusão mental ou até desmaio.

É importante consultar o clínico geral ou o gastroenterologista, caso o enjoo matinal não melhore em alguns dias com medidas caseiras ou seja acompanhado de outros sintomas, para que sua causa seja identificada e seja indicado o tratamento mais adequado, se necessário.

Imagem ilustrativa número 1

12 causas de enjoo matinal

A seguir indicamos as causas mais comuns para o aparecimento de enjoo matinal e o que fazer:

1. Gravidez

O aparecimento de enjoo matinal é um dos sintomas clássicos da gravidez e, de fato, a gestação é a causa mais frequente para o aparecimento deste tipo de sintoma em mulheres que se encontram em idade fértil, especialmente entre os 20 e os 30 anos.

Os enjoos na gravidez acontecem devido às rápidas alterações hormonais no corpo da mulher e têm tendência a aparecer a partir da 4ª semana de gestação, podendo se repetir várias vezes ao longo do dia.

O que fazer: caso se suspeite de gravidez é importante fazer um teste de gravidez de farmácia ou ir no ginecologista para confirmar a gestação. Veja como e quando fazer o teste de gravidez.

2. Alterações no sono

Outra causa muito comum do aparecimento de enjoo matinal é o cansaço, que normalmente acontece em pessoas que têm algum tipo de alteração do padrão de sono, como insônia ou jet lag, por exemplo.

Isso acontece porque o ciclo de sono é afetado e, por isso, o corpo não tem tempo para se reparar e responde com alterações na produção de hormônios, que podem acabar gerando a sensação de enjoo.

O que fazer: o ideal é tentar descansar 7 a 8 horas por noite, para garantir que o corpo tem tempo suficiente para se reparar durante o sono. Nos casos de jet lag, uma boa dica passa por aproveitar o primeiro dia no novo horário para descansar e evitar atividades muito pesadas. Confira outras dicas para combater o jet lag e seus efeitos negativos.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

3. Ficar muito tempo sem comer

Pessoas que ficam muito tempo sem comer durante a noite, especialmente por mais de 10 horas, podem sentir enjoos matinais devido à diminuição dos níveis de glicose no sangue.

Quando isso acontece, além dos enjoos podem ainda surgir outros sintomas comuns de hipoglicemia, como sentir tonturas, fraqueza e ter suores frios, por exemplo.

O que fazer: deve-se evitar ficar mais de 8 a 10 horas sem comer durante, devendo-se fazer um lanche leve antes de dormir, como um iogurte natural ou uma gelatina, por exemplo. Veja outros lanches saudáveis que pode comer antes de dormir.

4. Ressaca

A ressaca é outra das causas mais frequentes para o aparecimento de enjoo matinal e que acontece após a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas.

Quando existe álcool em excesso no corpo, os níveis de hidratação diminuem, assim como a quantidade de glicose no sangue, o que acaba resultando nos sintomas típicos da ressaca, como enjoo, dor de cabeça e extrema sensibilidade à luz.

O que fazer: o mais importante é tentar repor os níveis de hidratação do corpo, bebendo bastante água ao longo do dia, e repor os níveis de glicose, através da ingestão de frutas, por exemplo. Além disso, em algumas pessoas, beber uma xícara de café sem açúcar também pode ajudar. Confira 7 dicas para curar a ressaca mais rápido.

5. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico acontece quando o ácido do estômago consegue chegar até o esôfago, provocando sintomas como azia, sensação de estômago inchado e enjoo.

Embora o enjoo causado pelo refluxo possa aparecer em qualquer momento do dia, é frequente que apareça logo pela manhã, especialmente porque o estômago está vazio há muito tempo e porque a posição de deitado facilita a passagem do ácido entre o estômago e o esôfago.

O que fazer: uma boa dica para diminuir os sintomas do refluxo ao acordar é dormir com a cabeceira da cama ligeiramente elevada, para que o ácido não consiga subir facilmente do estômago para o esôfago. Além disso, fazer um pequeno lanche antes de dormir, também ajuda a diminuir o período de tempo em que o estômago fica vazio, reduzindo a acidez. Entenda melhor o que é o refluxo e como tratar.

7. Úlcera gástrica

O enjoo é um sintoma comum em pessoas com úlcera gástrica e, embora possa acontecer em qualquer hora do dia, pode estar presente logo pela manhã.

Isso porque, como o estômago ficou muita horas sem alimentos, o ácido consegue atuar com maior intensidade sobre a úlcera, piorando a inflamação no local e agravando os sintomas como dor no estômago, enjoos e vômitos, por exemplo.

O que fazer: para tratar a úlcera gástrica é importante seguir uma dieta à base de alimentos naturais e integrais, além de consultar um gastroenterologista para avaliar a necessidade de iniciar o tratamento com medicamentos antiácidos. Veja outros sintomas da úlcera gástrica e como deve ser o tratamento.

8. Inflamação do ouvido

O ouvido possui uma estrutura, conhecida como sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio do corpo. Assim, caso se esteja com uma inflamação do ouvido é possível que essa estrutura acabe sendo afetada, provocando alterações do equilíbrio que podem ser percebidas como enjoos.

Geralmente, além do enjoo, a inflamação do ouvido também causa outros sintomas como dor no ouvido, coceira, diminuição da capacidade para ouvir e, até, saída de pus pelo ouvido.

O que fazer: sempre que existir suspeita de uma inflamação do ouvido é muito importante consultar um otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de gotas antibióticas ou anti-inflamatórias. Entenda o que pode causar inflamação do ouvido e como tratar.

9. Ansiedade

O ansiedade pode causar náuseas em algumas pessoas e enjoo matinal, que podem ser mais intensos durante uma crise de ansiedade ou ataque de pânico.

Além disso, podem surgir outros sintomas como sensação de medo, falta de ar, aperto no peito, coração acelerado, tremores, suor intenso ou até sensação de desmaio.

Esses sintomas normalmente surgem de forma repentina, aumentam em intensidade em poucos minutos e melhoram entre 5 a 20 minutos.

O que fazer: é importante adotar medidas para reduzir a ansiedade como fazer uma dieta equilibrada, praticar exercício físico regular, gerir bem o tempo e descansar o suficiente para repôr energias. 

Além disso, pode-se fazer uma massagem relaxante e, em alguns casos, pode ser necessário fazer terapia com a ajuda de um psicólogo ou até usar remédios indicados pelo psiquiatra. Saiba como aliviar o estresse a a ansiedade.

10. Enxaqueca

A enxaqueca pode causar dor de cabeça constante, que pode ser latejante ou pulsátil e pode durar vários dias, e pode ser acompanhada por enjoo matinal, vômitos e sensibilidade à luz ou ao barulho. Conheça outras causas da dor de cabeça constante.  

O que fazer: é recomendado relaxar e repousar em um local escuro e tomar um remédio analgésico ou triptanos, indicados pelo neurologista. É importante também identificar alguns hábitos que possam estar relacionados com o aumento da intensidade da dor, pois assim o tratamento pode ser mais direcionado.

Por outro lado, no caso da enxaqueca ser muito intensa e durar mais de uma semana, é importante consultar o neurologista para que sejam feitos exames e possa ser identificada a causa e indicado tratamento seja o mais adequado.

11. Hipoglicemia

A hipoglicemia é a redução acentuada da glicose no sangue, podendo causar sintomas como enjoo matinal, tontura, tremor, suor frio, pele pálida, palpitação cardíaca, confusão mental ou sensação de desmaio, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas de hipoglicemia.

A hipoglicemia, geralmente, acontece quando há alguma desregulação do tratamento em pessoas com diabetes que usam insulina ou outros antidiabéticos, mas também pode surgir devido a ficar muito tempo sem comer, consumir bebidas alcoólicas ou praticar exercícios físicos intensos.

O que fazer: comer em pequenas quantidades em intervalos menores de 2 a 3 horas, podem ajudar a prevenir a hipoglicemia. No entanto, caso surjam os sintomas, deve-se ingerir um suco de laranja natural ou comer doces ou chocolates, por exemplo para aumentar a glicose no sangue rapidamente.

Além disso, pessoas em tratamento da diabetes devem fazer o acompanhamento regular com o endocrinologista, para realizar exames que medem os níveis de glicose no sangue e avaliar a dose dos remédios para diabetes.

12. Quimioterapia

O enjoo matinal também pode ser causado pela quimioterapia para o tratamento do câncer, utilizando remédios que agem impedindo a divisão e multiplicação das células cancerígenas. 

No entanto, a quimioterapia pode afetar as células do estômago ou as células enterocromafins do intestino que produzem serotonina, ativando o centro do vômito no cérebro, o que pode causar efeitos colaterais como enjoos ou vômitos. 

O que fazer: o tratamento deve ser feito com orientação do oncologista que pode indicar o uso de remédios para controlar os enjoos e vômitos, como ondansetrona, palonosetrona, dolasetrona ou granisetrona, por exemplo. Além disso, deve-se evitar cheiros fortes e fazer uma alimentação mais leve, para ajudar a reduzir os enjoos e evitar vômitos. Veja como reduzir os enjoos da quimioterapia.

Vídeos relacionados