Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Medicamentos antiulcerosos: o que são e quando tomar

Os medicamentos antiulcerosos são aqueles que são utilizados para diminuir a acidez do estômago e, assim, evitar o surgimento de úlceras. Além disso, são usados para curar ou facilitar a cicatrização da úlcera e prevenir ou tratar qualquer inflamação na mucosa do trato gastrointestinal.

A úlcera é uma ferida aberta que se forma no estômago que pode ser causada por diferentes situações, como má alimentação e infecção por bactéria, por exemplo, e pode causar dor no estômago, náuseas e vômitos. Veja mais sobre o que é a úlcera gástrica e como identificar.

Os medicamentos antiulcerosos são indicados pelo gastroenterologista dependendo da causa da acidez e da úlcera, sendo os mais recomendados o Omeprazol e a Ranitidina.

Medicamentos antiulcerosos: o que são e quando tomar

Lista dos principais antiulcerosos

Os principais medicamentos antiulcerosos são:

  • Omeprazol, que atua inibindo a bomba de prótons, que é responsável pela acidez do estômago. A inibição promovida pelo medicamento é irreversível, sendo o efeito mais duradouro. O omeprazol pode causar efeitos colaterais leves e reversíveis e deve ser tomado pela manhã em jejum ou de acordo com a orientação médica;
  • Ranitidina, Cimetidina e Famotidina, que diminuem a acidez do estômago e facilitam a cicatrização da úlcera. Os principais efeitos colaterais associados ao uso desses medicamento são tontura, sonolência, insônia e vertigem;
  • Sucralfato, que atua criando uma barreira sobre as úlceras, protegendo-as da acidez gástrica e promovendo sua cicatrização. 

O uso desses medicamentos é feito sob orientação médica de acordo com os sinais e sintomas apresentados pela pessoa.

Quando tomar

Os medicamentos antiulcerosos são recomendados pelo gastroenterologista em caso de:

A depender dos sintomas, o médico indica o medicamento com mecanismo de ação mais adequado para a situação, podende ser um bloqueador da bomba de prótons ou protetores da mucosa gástrica, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...