Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Medicamentos antiulcerosos: o que são e quando tomar

Os medicamentos antiulcerosos são aqueles que são utilizados para diminuir a acidez do estômago e, assim, evitar o surgimento de úlceras. Além disso, são usados para curar ou facilitar a cicatrização da úlcera e prevenir ou tratar qualquer inflamação na mucosa do trato gastrointestinal.

A úlcera é uma ferida aberta que se forma no estômago que pode ser causada por diferentes situações, como má alimentação e infecção por bactéria, por exemplo, e pode causar dor no estômago, náuseas e vômitos. Os medicamentos antiulcerosos são indicados pelo gastroenterologista dependendo da causa da acidez e da úlcera, sendo os mais recomendados o Omeprazol e a Ranitidina.

Medicamentos antiulcerosos: o que são e quando tomar

Principais medicamentos antiulcerosos

O Omeprazol é um dos principais medicamentos indicados pelo gastroenterologista para tratar e prevenir úlceras gástricas, pois atua inibindo a bomba de prótons, que é responsável pela acidez do estômago. A inibição promovida por esse medicamento é irreversível, possuindo efeito mais duradouro em relação a outros medicamentos. Esse medicamento também pode levar ao surgimento de efeitos colaterais leves e reversíveis e deve ser tomado pela manhã em jejum ou conforme a orientação médica.

A Ranitidina, a Cimetidina e a Famotidina, também são medicamento antiulcerosos que podem ser recomendados pelo médico, pois diminuem a acidez do estômago e facilitam a cicatrização da úlcera. Os principais efeitos colaterais associados ao uso desse medicamento são tontura, sonolência, insônia e vertigem.

Outro medicamento que pode se indicado pelo gastroenterologista é o Sucralfato, que atua criando uma barreia sobre as úlceras, protegendo-as da acidez gástrica e promovendo sua cicatrização.

É importante que esses medicamento indicados pelo médico de acordo com os sinais e sintomas apresentados pela pessoa e utilizados conforme a orientação dada.

Quando tomar

Os medicamentos antiulcerosos são recomendados pelo gastroenterologista em caso de:

  • Dor de estômago, que pode ter várias causas, incluindo gastrite e excesso de gases. Veja quais são as principais causas e como é feito o tratamento para dor no estômago;
  • Úlcera, que é formada quando há alguma alteração no mecanismo de proteção do estômago contra a acidez gástrica. Entenda como se forma a úlcera;
  • Gastrite, em que há a inflamação das paredes do estômago;
  • Doença gastroduodenal ulcerosa, em que há lesão da mucosa gástrica decorrente da ação das enzimas e ácido do estômago.
  • Refluxo, em que há o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, causando dor e inflamação;
  • Úlcera duodenal, que é a úlcera no duodeno, que é a porção superior do intestino delgado;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison, que é caracterizado pela sensação de queimação ou dor na garganta, perda de peso sem causa aparente e fraqueza excessiva.

A depender dos sintomas, o médico indica o medicamento com mecanismo de ação mais adequado para a situação, podendo ser um bloqueador da bomba de prótons ou protetores da mucosa gástrica, por exemplo.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar