Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Leite de Magnésia: para que serve e como tomar

Fevereiro 2020

O leite de magnésia é composto principalmente por hidróxido de magnésio, que é uma substância ação que diminui a acidez no estômago e que é capaz de aumentar a retenção de água no interior do intestino, amolecendo as fezes e favorecendo o trânsito intestinal. Por causa disso, o leite de magnésia é principalmente utilizado como laxante e antiácido, tratando a prisão de ventre e o excesso e acidez no estômago.

É importante que o consumo desse produto seja feito sob orientação do médico, isso porque quando utilizado em quantidades acima do recomendado, pode provocar dor abdominal e diarreia severa, podendo ter como consequência desidratação.

Leite de Magnésia: para que serve e como tomar

Para que serve

O leite de magnésia deve ser indicado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa e com o objetivo do seu uso, isso porque o consumo de quantidades muito elevadas desse leite pode trazer consequências para a saúde, sendo, por isso, recomendado que seja usado de acordo com a recomendação médica.

Devido ao efeito laxante, antiácido e antibacteriano, o leite de magnésia pode ser indicada para diversas situações, como por exemplo:

  • Melhorar o trânsito intestinal, aliviando os sintomas de prisão de ventre, pois lubrifica as paredes do intestino e estimula os movimentos peristálticos do intestino;
  • Aliviar os sintomas de azia e má-digestão, já que é capaz de neutralizar a acidez excessiva do estômago, diminuindo a sensação de queimação;
  • Melhorar a digestão, pois estimula a produção de colecistoquinina, que é um hormônio responsável por controlar a digestão;
  • Diminuir o odor dos pés e axilas, já que promove a alcalinização da pele e impede a proliferação dos microrganismos responsáveis pelo cheiro.

Apesar do principal uso do leite de magnésia ser devido à sua função laxativa, o consumo excessivo pode levar à dor abdominal e diarreia, que pode também ser acompanhada por desidratação. Além disso, esse produto é contraindicado para pessoas com doenças renais e para pacientes com alergia ao hidróxido de magnésio ou a algum dos componentes da fórmula.

Como tomar

O uso de do leite de magnésia pode variar de acordo com a finalidade e com a idade, além da recomendação médica:

1. Como Laxante

  • Adultos: tomar cerca de 30 a 60 ml por dia;
  • Crianças entre os 6 e os 11 anos: tomar de 15 a 30 ml por dia;
  • Crianças entre os 2 e os 5 anos: tomar cerca de 5 ml, até 3 vezes por dia;

2. Como Antiácido

  • Adultos e crianças com mais e 12 anos: tomar de 5 a 15 ml, até 2 vezes ao dia;
  • Crianças entre os 2 e os 11 anos: tomar 5 ml, até 2 vezes ao dia.

Quando usado como antiácido o Leite de Magnésia não deve ser usado por mais de 14 dias seguidos sem orientação do médico.

3. Para pele

Para usar o Leite de Magnésia para reduzir o odor das axilas e dos pés e combater as bactérias, este deve ser diluído antes de usar, sendo recomendado adicionando uma quantidade equivalente de água, por exemplo diluir 20 mL do leite em 20 mL de água, passando em seguida a solução no rosto usando um algodão.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FERREIRA, ALEXANDRINA P. ET AL. Determinação do teor de hidróxido de magnésio em leite de magnésia comercial. 2017. Disponível em: <http://eventos.ifg.edu.br/secitecitumbiara/wp-content/uploads/sites/9/2018/03/3.-Determina%C3%A7%C3%A3o-do-teor-de-hidr%C3%B3xido-de-magn%C3%A9sio-em-leite-de-magn%C3%A9sia-comercial.pdf>. Acesso em 26 Fev 2020
  • ANVISA. Consulta Pública nº 8, de 31 de janeiro de 2006. 2006. Disponível em: <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP[16127-1-0].PDF>. Acesso em 26 Fev 2020
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...