Tetraciclina: para que serve e como usar

janeiro 2022

A tetraciclina, também chamada de cloridrato de tetraciclina, é um medicamento antimicrobiano indicado no tratamento de infecções por bactérias sensíveis a essa substância, como Chlamydia sp., Mycoplasma spp., Treponema sp., Vibrio sp., Clostridium sp., podendo ser indicada no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, infecções urinárias e gastrointestinais, por exemplo.

Além disso, o cloridrato de tetraciclina pode também ter atividade contra alguns parasitas, como é o caso do Plasmodium sp., além de ter atividade contra as bactérias normalmente associadas com a acne e, por isso, o médico pode indicar o uso de tetraciclina no tratamento da acne.

Esse medicamento deve ser usado de acordo com a orientação do médico e está disponível nas farmácias na forma de cápsulas ou pomada, sendo vendido apenas após apresentação de requisição médica.

Para que serve

A tetraciclina é um antimicrobiano que possui ação bacteriostática, ou seja, inibe o desenvolvimento de bactérias, já que atuam inibindo a síntese de proteínas desses agentes infecciosos. Assim, esse medicamento serve para combater infecções causadas por bactérias sensíveis a essa substância, sendo principalmente indicado em caso de:

  • Acne;
  • Actinomicoses;
  • Infecção geniturinária;
  • Gengivoestomatite;
  • Infecções sexualmente transmissíveis;
  • Otite média;
  • Faringite;
  • Pneumonia bacteriana;
  • Sinusite bacteriana;
  • Tifo;
  • Infecção gastrointestinal;
  • Enterocolites.

A tetraciclina é um medicamento de amplo espectro, ou seja, é capaz de atuar em bactérias que estejam causando dano e em outras que garantem a saúde da pessoa. Assim, é comum que o uso desse medicamento não seja a primeira linha de tratamento recomendada pelo médico.

Como usar

O uso da tetraciclina deve ser orientado pelo médico de acordo com o agente infeccioso identificado e com a doença a ser tratada. De forma geral, é recomendado que seja tomado 1 cápsula de 500 mg de tetraciclina a cada 6 ou 12 horas, com um copo de água, de acordo com a indicação do médico. É fundamental que o o tratamento não seja interrompido, pois assim é possível garantir a eliminação da bactéria.

No caso do tratamento da acne, o médico pode recomendar o uso de tetraciclina em pomada, que deve ser aplicada uma fina camada no local em que é verificada a acne.

A tetraciclina não deve ser tomada junto com leite ou produtos lácteos, pois podem diminuir a eficácia do tratamento, sendo recomendado esperar pelo menos 1 a 2 horas antes ou depois do uso da tetraciclina para consumir produtos lácteos.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com tetraciclina são efeitos gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarreias, candidíase oral, vulvovaginite, coceira anal, escurecimento ou descoloração da língua, colite pseudomembranosa, fotossensibilidade da pele, pigmentação da pele e mucosa e descoloração e hipoplasia do esmalte de dentes em formação.

Quem não deve usar

A tetraciclina está contraindicada na gravidez, lactação e para pacientes com hipersensibilidade às tetraciclinas ou aos componentes da fórmula.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • TETRAMED. Cloridrato de tetraciclina. Disponível em: <https://img.drogasil.com.br/raiadrogasil_bula/TETRAMED.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
  • PURIFARMA. Tetraciclina HCL. 2018. Disponível em: <http://www.purifarma.com.br/Arquivos/Produto/Tetraciclina%20HCL.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • BRISTOL-MYERS SQUIBB FARMACÊUTICA S.A. . TETREX . Disponível em: <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[25496-1-0].PDF>. Acesso em 30 jan 2020
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.