Lansoprazol: para que serve e como tomar

O lansoprazol é um remédio que diminui a produção de ácido que irrita a mucosa do estômago, sendo por isso indicado para o tratamento de úlceras no estômago ou no intestino, esofagite de refluxo, síndrome de Zollinger-Ellison, ou refluxo gastroesofágico.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias convencionais ou drogarias, na forma de cápsulas de 15 ou 30 mg, com o nomes comerciais Prazol, Lanz ou Ulcestop, por exemplo, ou como genérico sob a designação "lansoprazol", e deve ser usado com indicação médica.

O lansoprazol também pode ser encontrado em associação com dois antibióticos, a claritromicina e a amoxicilina, indicado para o tratamento da infecção pelo H. pylori e úlcera péptica, sendo vendido apenas com apresentação de receita médica.

Lansoprazol: para que serve e como tomar

Para que serve

O lansoprazol age reduzindo a produção de ácido no estômago, através da inibição da bomba de prótons presente nas células da parede do estômago. Desta forma, esse remédio permite a cicatrização do estômago, e por isso, normalmente indicado para:

  • Esofagite de refluxo;
  • Úlceras no estômago ou no intestino;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison;
  • Úlcera de Barrett.

Além disso, quando associado à claritromicina e amoxicilina, o lansoprazol é indicado para o tratamento da infecção pela bactéria H. pylori e úlcera no estômago.

Esse remédio deve sempre ser usado com indicação e orientação médica, de acordo com a condição a ser tratada.

O lansoprazol é o mesmo que omeprazol?

O lansoprazol é um remédio semelhante ao omeprazol, pois age da mesma forma reduzindo a acidez do estômago. No entanto, as doses são diferentes e podem ter eficácia diferente, dependendo da condição a ser tratada.

Por isso, esses remédios só devem ser usados com indicação e orientação médica, de acordo com as características de cada pessoa e doença a ser tratada.

Como tomar

O lansoprazol deve ser tomado por via oral, em jejum, cerca de 15 a 30 minutos antes do café da manhã. As cápsulas devem ser tomadas sem abrir e sem mastigar, e com um copo de água.

As doses do lansoprazol deve ser orientadas pelo médico e dependem da condição a ser tratada:

  • Esofagite de refluxo, incluíndo úlcera de Barrett: a dose normalmente recomendada é de 30 mg por dia, por 4 a 8 semanas de tratamento, conforme orientação médica;
  • Úlcera duodenal: a dose normalmente recomendada é de 30 mg por dia, por 2 a 4 semanas de tratamento, conforme orientação médica;
  • Úlcera gástrica: a dose normalmente recomendada é de 30 mg por dia, por 4 a 8 semanas de tratamento, conforme orientação médica;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison: a dose inicial recomendada é de 60 mg por dia, por 3 a 6 dias.

Nos casos de tratamento de manutenção da cicatrização da esofagite de refluxo ou úlceras no estômago e no intestino, a dose normalmente recomendada é de 15 mg de lansoprazol por dia, ou conforme recomendação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com lansoprazol são diarreia, prisão de ventre, tontura, náusea, vômito, dor de cabeça, dor no estômago, excesso de gases, queimação no estômago ou cansaço.

Embora sejam mais raros, outros efeitos colaterais podem surgir como perda do apetite, agitação, sonolência, insônia, ansiedade, mal estar, secura na boca ou garganta, ou síndrome de Stevens-Johnson.

É aconselhado procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia ao lansoprazol como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba reconhecer os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve tomar

O lansoprazol não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia ao lansoprazol ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, o lansoprazol não deve ser usado por pessoas que estejam em tratamento com remédios como atazanavir, diazepam, fenitoína ou varfarina.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Lansoprazole. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/lansoprazole.html>. Acesso em 06 Jan 2022
  • EMS S/A. Lansoprazol. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_lansoprazol_10111_1241.pdf>. Acesso em 06 Jan 2022
Mais sobre este assunto: