Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Lansoprazol

O Lansoprazol é um remédio antiácido, semelhante ao Omeprazol, que inibe o funcionamento da bomba de protões no estômago, diminuindo a produção de ácido que irrita a mucosa do estômago. Dessa forma, este medicamento é muito utilizado para proteger o revestimento do estômago em casos de úlcera gástrica ou esofagite, por exemplo.

Este medicamento pode ser comprado nas farmácias sem receita médica na forma de cápsulas com 15 ou 30 mg, sendo fabricado como genérico ou por várias marcas como Prazol, Ulcestop ou Lanz, por exemplo.

Lansoprazol

Preço

O preço do lansoprazol pode variar entre os 20 e os 80 reais, dependendo da marca do medicamento, dosagem e quantidade de cápsulas na embalagem.

Para que serve

O lansoprazol de 15 mg está indicado para manter a cicatrização da esofagite de refluxo e das úlceras de estômago e duodeno, evitando o resurgimento de azia e queimação. Já o lansoprazol de 30 mg é usado para facilitar a cicatrização nos mesmos problemas ou para o tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison ou úlcera de Barrett.

Como usar

Este medicamento deve ser indicado por um médico, no entanto, o tratamento para cada problema é feito da seguinte forma:

  • Esofagite de refluxo, incluíndo úlcera de Barrett: 30 mg por dia, por 4 a 8 semanas;
  • Úlcera duodenal: 30 mg por dia, por 2 a 4 semanas;
  • Úlcera gástrica: 30 mg por dia, por 4 a 8 semanas;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison: 60 mg por dia, por 3 a 6 dias.
  • Manutenção da cicatrização após tratamento: 15 mg por dia;

As cápsulas de lansoprazol devem ser tomadas em jejum cerca de 15 a 30 minutos antes do café da manhã.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais comuns do lansoprazol incluem diarreia, prisão de ventre, tonturas, náuseas, dor de cabeça, dor no estômago, excesso de gases, queimação no estômago, cansaço ou vômitos.

Quem não deve tomar

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres a amamentar, pessoas com alergia ao lansoprazol ou que estejam fazendo tratamento com diazepam, fenitoína ou varfarina. Além disso, nas grávias, só deve ser utilizado com supervisão do médico.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...