Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Omeprazol - Para que serve e como tomar

O Omeprazol é um remédio indicado para úlceras gástricas e refluxo porque reduz a acidez do estômago, mas também pode ser usado para proteger a mucosa estomacal da ação de medicamentos que inibem a sua proteção, como os anti-inflamatórios não esteroidais.

Este remédio deve ser tomado de preferência pela manhã, em jejum, ou segundo a orientação médica, para que tenha o efeito desejado.

O Omeprazol é o princípio ativo do medicamento que pode ser encontrado comercialmente com os nomes de Losec, Prepazol, Victrix, Omeprasec entre outros.

Omeprazol - Para que serve e como tomar

Para que serve

O Omeprazol está indicado para o tratamento de esofagite de refluxo, úlceras gástricas e duodenais, síndrome de Zollinger-Ellison, que é uma doença caracterizada pelo excesso de produção de ácido pelo estômago.

Além disso, também pode ser usado para tratar pacientes que apresentam risco de aspiração de conteúdo gástrico durante a anestesia geral, para o tratamento da erradicação da bactéria Helicobacter pylori no estômago, para a prevenção de erosões ou úlceras causadas por anti-inflamatórios não esteroidais e tratamento da má digestão associada à acidez gástrica. 

Como usar

A cápsula de omeprazol deve-se tomar em jejum, inteira sem mastigar ou abrir:

  • Úlceras duodenais: A dose recomendada é de 20 mg, uma vez ao dia, antes do café da manhã, durante duas a quatro semanas.
  • Úlceras gástricas e esofagite de refluxo: A dose recomendada é de 20 mg, uma vez ao dia, antes do café da manhã, durante quatro a oito semanas.
  • Profilaxia de úlceras duodenais e esofagite de refluxo: A dose recomendada é de10 mg ou 20 mg antes do café da manhã.
  • Síndrome de Zollinger-Ellison: a dosagem deve ser individualizada de forma a ser administrada a menor dose capaz de reduzir a secreção gástrica. A posologia inicial é normalmente de 60mg em dose única. Doses superiores a 80 mg ao dia devem ser administradas divididas em duas vezes. 
  • Esofagite de refluxo em crianças: Para crianças com mais de 1 ano de idade, a dose recomendada é de 10 mg em dose única administrada pela manhã com o auxílio de líquido e para crianças acima de 20kg, a dose recomendada é de 20 mg.

Caso a criança tenha dificuldade para engolir, as cápsulas podem ser abertas e o seu conteúdo pode ser misturado com um líquido como água ou suco de frutas, mas não em leite, e ingerido imediatamente. 

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso do Omeprazol são geralmente leves e reversíveis e os mais comuns são dor de cabeça, diarreia, dor abdominal, vertigem, enjoo, vômito, candidíase, prisão de ventre, alteração do paladar, dor nas costas, fraqueza, cãibras e poliúria.

Quando utilizado em doses superiores a 40 mg, continuamente por mais de 2 anos, pode levar a deficiência de vitamina B12 e a demência.

Quem não deve usar

O Omeprazol é contra-indicado em casos de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Advertências

Em suspeita ou durante a gravidez e amamentação, tomar Omeprazol apenas após analise médica, verificando se os benefícios do tratamento compensam os riscos que podem causar ao feto.

Interações medicamentosas 

Durante o tratamento com Omeprazol, a absorção pelo organismo de cetoconazol e itraconazol pode diminuir, assim como durante o tratamento com outros inibidores da secreção ácida ou com antiácidos.

O uso de Omeprazol pode prolongar a eliminação pelo organismo do diazepam, varfarina e fenitoína

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...