Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Omeprazol - Para que serve e como tomar

O Omeprazol é um remédio indicado para gastrite e úlcera gástrica porque reduz a acidez do estômago, mas também pode ser usado para proteger a mucosa estomacal quando tomar anti-inflamatórios por mais de 3 dias.

Este remédio deve ser tomado pela manhã, em jejum, ou segundo a orientação médica, para que realmente tenha o efeito desejado, combatendo a dor de estômago.

O Omeprazol é o princípio ativo do medicamento que pode ser encontrado comercialmente com os nomes de Losec, Prepazol, Victrix, Omeprasec entre outros.

Omeprazol - Para que serve e como tomar

Indicações 

Esofagite de refluxo; gastrite; acidez estomacal; síndrome de Zollinger-Ellison; úlcera duodenal; úlcera do estômago e pacientes refratários a outros tratamentos.

Como usar

  • Tomar em jejum, inteiro sem mastigar ou abrir a cápsula
  • Doses superiores a 80 mg por dia devem ser divididas em 2 
  • Na forma de pó liofilizado para solução injetável, sua administração deve ser realizada com auxilio de profissional habilitado
  • Procurar tomar o medicamento sempre na mesma hora

Este medicamento pode ser encontrado nas formas de cápsulas ou comprimidos revestidos e na forma de pó para solução injetável para ser aplicado via endovenosa.

Preço 

O preço de uma cartela com 7 cápsulas de 20mg de Omeprazol é de, aproximadamente, R$ 12. A caixa de omeprazol de 40 mg com 7 cápsulas pode custar entre R$ 10 e 30.

Veja os cuidados que você deve ter ao comprar medicamentos pela internet aqui.

Efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais do Omeprazol são, geralmente, leves e reversíveis. Eles podem ser: dor de cabeça; diarreia; dor abdominal; vertigem; enjoo; vômito; candidíase; prisão de ventre; alteração do paladar; dor nas costas; fraqueza; cãibras; poliúria. Quando utilizado em altas doses (40mg) continuamente por mais de 2 anos, pode levar a deficiência de vitamina B12 e a demência.

Contraindicações 

É contraindicado em casos de hipersensibilidade (alergia) ao Omeprazol ou a qualquer componente da fórmula.

Advertências

Em suspeita ou durante a gravidez e amamentação, tomar Omeprazol apenas após analise médica, verificando se os benefícios do tratamento superam os riscos que podem causar ao feto.

Atenção diabéticos: este medicamento contém açúcar em sua composição, portanto, deve ser utilizado com cautela e a critério médico.

Interações medicamentosas 

Durante o tratamento com Omeprazol, a absorção pelo organismo de cetoconazol e itraconazol irá diminuir, assim como durante o tratamento com outros inibidores da secreção ácida ou com antiácidos.

O uso de Omeprazol pode prolongar a eliminação pelo organismo do diazepam, varfarina e fenitoína

Mais sobre este assunto:
Carregando
...