A síndrome do intestino irritável (SII) é uma condição em que há inflamação das vilosidades intestinais, provocando sintomas como dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia. Estes sintomas geralmente pioram devido a várias causas, que vão desde situações de estresse até à ingestão de alguns alimentos.
O diagnóstico desta síndrome pode ser feita pelo médico apenas através da avaliação dos sintomas, mas também pode incluir a realização de uma colonoscopia, especialmente para descartar outros problemas que possam apresentar sintomas semelhantes, como a colite.
Apesar da síndrome do intestino irritável não ter cura, pode ser controlada com alterações na alimentação e diminuição dos níveis de estresse, por exemplo. Só nos casos em que os sintomas não melhoram com algumas alterações no dia-a-dia é que o gastroenterologista pode recomendar o uso de remédios para diminuir a inflamação e aliviar os sintomas.

Principais sintomas
Pode-se desconfiar de intestino irritável sempre que surgem alterações constantes no funcionamento do intestino, sem causa aparente. Por isso, se acha que pode ter este problema, veja os sintomas mais comuns e selecione aqueles que apresenta:
É possível que nem todos os sintomas estejam presentes ao mesmo tempo, sendo recomendado avaliar os sintomas ao longo de 3 meses, por exemplo. Além disso, podem haver dias em que os sintomas piorem e outros em que melhorem ou até desapareçam completamente.
Como confirmar o diagnóstico
Como esta síndrome não provoca alterações no revestimento do intestino, o diagnóstico geralmente, é feito através da observação dos sintomas e da exclusão de outras doenças gastrointestinais, como colite ou doença de Crohn, por exemplo. Para isso, o médico poderá indicar a realização de exames, como estudo das fezes, colonoscopia, tomografia computadorizada ou exame de sangue.
Possíveis causas
Ainda não se conhece a causa exata para o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável, no entanto, acredita-se que possa estar relacionada a alterações no eixo cérebro-intestino. Esse eixo representa uma ligação entre o cérebro e o intestino, que parece influenciar o funcionamento intestinal. É por esse motivo, que alterações intestinais, como o intestino irritável, são mais comuns em pessoas que:
- Estão passando por um momento de grande estresse;
- Sofrem com ansiedade;
- Têm transtornos psicológicos, como depressão.
No entanto, os sintomas da síndrome do intestino irritável também podem aparecer sem nenhuma causa específica.
Como é o tratamento
O mais importante quando se descobre a síndrome do intestino irritável consiste em tentar identificar o que piora ou provoca o surgimento dos sintomas, para que se possam fazer alterações no dia-a-dia de forma a evitar essas situações. Alguns fatores que parecem agravar os sintomas na maior parte dos casos são:
- Ingerir determinados alimentos, especialmente pão, café, chocolate, álcool, refrigerantes, comida processada, leite ou derivados;
- Fazer uma dieta rica em proteínas ou em fibras;
- Comer muita comida numa refeição ou com muitos alimentos muito gordurosos;
- Períodos de grande estresse e ansiedade;
Além disso, algumas pessoas também podem notar piora dos sintomas sempre que viajam, experimentam novas comidas ou comem muito depressa. Veja como fazer a dieta para síndrome do intestino irritável.
Já nos casos em que os sintomas são muito fortes ou não melhoram com as alterações no estilo de vida, o gastroenterologista pode prescrever o uso de remédios para a diarreia, laxantes, caso o indivíduo esteja com prisão de ventre, remédios antiespasmódicos ou antibióticos, por exemplo. Veja mais detalhes sobre como é feito o tratamento para síndrome do intestino irritável.
Confira mais dicas sobre o tratamento da síndrome do intestino irritável no vídeo a seguir: