6 sintomas de úlceras no estômago (e quem tem mais risco)

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
abril 2022

O principal sintoma de úlcera no estômago é a dor na "boca do estômago", que se localiza cerca de 4 a 5 dedos acima do umbigo, e que costuma aparecer entre as refeições ou à noite, sendo de difícil controle mesmo com medicamentos que melhoram a acidez.

Além da dor no estômago, é também possível notar dor e queimação no meio do peito, sensação constante de estômago cheio, mal estar geral, fezes escuras e perda de peso sem causa aparente.

A úlcera é uma ferida no estômago, que dói e agrava quando o suco gástrico entra em contato com o ferimento, pois esse líquido é ácido e provoca mais irritação e inflamação no local afetado. A principal causa de úlceras gástricas é a presença da bactéria H. pylori no estômago, mas esse problema também pode aparecer devido ao estresse ou uso de anti-inflamatórios.

Sintomas de úlcera no estômago

Os principais sintomas de úlcera no estômago são:

  1. Sensação constante de estômago inchado;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Dor e queimação na garganta ou no meio do peito;
  4. Mal-estar geral;
  5. Perda de peso sem razão aparente;
  6. Fezes muito escuras ou avermelhadas.

A presença de fezes ou vômitos avermelhados normalmente são indicativos de sangramento no intestino, sendo necessário procurar o médico para identificar a localização e causa do problema, sendo na maioria das vezes consequência de uma gastrite crônica.

Como confirmar o diagnóstico

Em muitos casos, o médico pode suspeitar de uma úlcera no estômago apenas através da avaliação dos sintomas apresentados, no entanto, como os sintomas também podem indicar outros problemas no sistema digestivo é comum que o médico peça exames complementares como a endoscopia, por exemplo. Entenda como é feita a endoscopia e qual o preparo.

Além disso, como uma das principais causas da úlcera é a infecção pela bactéria H. pylori, o médico pode ainda pedir o teste da urease, exames de sangue ou um teste respiratório com ureia marcada, para saber se realmente se trata de um caso de infecção pela bactéria que precise ser tratado com antibióticos.

Quem tem mais risco

O aparecimento da úlcera no estômago é mais frequente em pessoas que possuem infecção por H. pylori, fazem uso de medicamentos anti-inflamatórios de forma prolongada e sem indicação médica, estão sempre sob estresse, possuem uma alimentação rica em alimentos de difícil digestão e gordura, e consomem bebidas alcoólicas e cigarros de forma excessiva.

Existem ainda algumas pessoas que parecem apresentar uma alteração genética que facilita o surgimento de gastrite e úlceras. Normalmente, essas pessoas possuem outros familiares que também são mais propensos a desenvolver úlceras. Conheça as principais causas de úlcera no estômago.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em março de 2020.

Bibliografia

  • BITTENCOURT, Paulo F. S. et al .. Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente. . J. Pediatr. (Rio J.). v. 82, n. 5, p. 325-334, 2006. Acesso em: 18/03/2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000600004&lng=en&nrm=iso>.
  • AMB e CFM. Úlcera péptica. Projeto diretrizes. Disponível em: https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/ulcera-peptica.pdf . Acesso em: 18/03/2020.
Mostrar bibliografia completa
  • MSD MANUALS - VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Doença ulcerosa péptica. 2018. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastrite-e-doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica/doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica>. Acesso em 18 mar 2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.