O metronidazol em comprimidos é um antimicrobiano indicado para o tratamento da giardíase, amebíase, tricomoníase e outras infecções causadas por bactérias e protozoários sensíveis a esta substância.
Este medicamento, também comercializado com o nome Flagyl, além de comprimidos, está também disponível em gel vaginal e solução injetável, podendo ser comprado em farmácias, mediante apresentação de receita médica.
Veja para que serve e como usar o metronidazol em gel vaginal.

Para que serve
O metronidazol está indicado para o tratamento de:
- Infecções do intestino delgado causadas pelo protozoário Giardia lamblia (giardíase);
- Infecções causadas por amebas (amebíase);
- Infecções produzidas por várias espécies de Trichomonas (tricomoníase),
- Vaginites causadas por Gardnerella vaginalis;
- Infecções causadas por bactérias anaeróbias, como Bacteroides fragilis e outros bacteroides, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios.
Conheça os vários tipos de vaginite e saiba como é feito o tratamento.
Como usar
A posologia depende da infecção que se pretende tratar:
1. Tricomoníase
A dose recomendada é de 2 g, em dose única ou 250 mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou 400 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O tratamento pode ser repetido, caso o médico considere necessário, depois de 4 a 6 semanas.
Os parceiros sexuais também devem ser tratados com 2 g em dose única, de forma a prevenir recidivas e reinfecções recíprocas.
2. Vaginites e uretrites causadas por Gardnerella vaginalis
A dose recomendada é de 2 g, em dose única, no primeiro e terceiro dias de tratamento ou 400 a 500 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias.
O parceiro sexual deve ser tratado com 2 g, em dose única.
3. Giardíase
A dose recomendada é de 250 mg, 3 vezes ao dia, por 5 dias.
4. Amebíase
Para o tratamento da amebíase intestinal, a dose recomendada é de 500 mg, 4 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias. Para o tratamento da amebíase hepática, a dose recomendada é de 500 mg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.
5. Infecções causadas por bactérias anaeróbias
Para o tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbias, a dose recomendada de metronidazol é de 400 mg, três vezes ao dia, durante 7 dias ou a critério médico.
Para crianças com idade inferior a 12 anos, o metronidazol deve ser usado preferencialmente na forma de suspensão.
Quem não deve usar
O metronidazol é contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Além disso, também não deve ser usado por grávidas e lactantes sem orientação médica e por crianças com menos de 12 anos.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com metronidazol em comprimidos são dor de estômago, náuseas e vômitos, diarreia, dores de cabeça e reações cutâneas.