Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para dor de estômago

Os remédios para dor de estômago podem ser antiácidos, protetores da parede do estômago ou remédios que aceleram o esvaziamento do estômago. Os mais conhecidos são remédios como Omeprazol e Ranitidina, que também podem ser usados no tratamento de gastrite e úlceras.

A dor no estômago pode ser causada principalmente por excesso de gases, gastrite ou devido à ingestão de alimentos contaminados, que além da dor, podem também causar vômitos e diarreia. O ideal é que a dor no estômago deve ser avaliada por um gastroenterologista, para que o tratamento adequado seja feito.

A seguir, estão listados os principais tipos de remédios usados para tratar a dor no estômago.

Remédios antiácidos

Os remédios antiácidos funcionam diminuindo a produção do ácido estomacal que é produzido para ajudar na digestão dos alimentos. Ao reduzir a produção do ácido, esses remédios fazem com que o estômago seja menos agredido e a sensação de dor e queimação diminui.

Esses medicamentos normalmente são feitos a base de magnésio, cálcio ou alumínio, e alguns exemplos são Ranitidina, Sonrisal, Omeprazol e Pepsamar.

Exemplo de remédiio antiácidoExemplo de remédiio antiácido
Exemplo de remédio protetor gástricoExemplo de remédio protetor gástrico

Remédios protetores da mucosa gástrica

Os remédios protetores da mucosa gástrica funcionam como uma barreira entre a parede do estômago e o ácido do suco gástrico, protegendo as células da ação digestiva do ácido. Normalmente os protetores da mucosa gástrica são mais utilizados em casos de úlceras, pois protegem a região lesionada e permitem a recuperação do estômago.

Alguns exemplos desse tipo de medicamento são Omeprazol, Lansoprazol ou Pantoprazol.

Remédios para esvaziar o estômago

Os remédios para esvaziar o estômago atuam acelerando o trânsito intestinal, fazendo com que a comida fique menos tempo no estômago, diminuindo, assim, o tempo em que o ácido fica em contato com a parede desse órgão.

Os medicamentos que aceleram o esvaziamento do estômago também são usados para tratar casos de refluxo e vômitos, e alguns exemplos são Domperidona, Metoclopramida ou Cisaprida.

É importante lembrar que esses medicamentos podem diminuir a ação de outros remédios se tomados na mesma hora, como os antibióticos, por exemplo. Além disso, eles podem provocar efeitos colaterais como náuseas, diarreia e constipação, e por isso o ideal é que sejam tomados de acordo com orientação médica.

Remédios caseiros para dor no estômago

Alguns exemplos de remédios caseiros para tratar a dor no estômago são:

  • Chá de espinheira-santa;
  • Chá de aroeira;
  • Chá de alface;
  • Chá de dente-de-leão;
  • Chá de artemísia.

Esse chás devem ser tomados de 3 a 4 vezes por dia, de preferência em jejum e entre as refeições. Veja qual a forma de preparo desses chás.

Além dos medicamentos, veja o que fazer para tratar a dor no estômago.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...