Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores remédios para tratar azia

Os remédios para a azia, como Pepsamar ou Gaviscon, ajudam a reduzir a sensação de queimação na garganta e devem ser tomados 1 a 3 horas após as refeições ou à noite, quando surgem os primeiros sintomas.

Embora a maioria dos remédios para azia sejam de venda livre, estes só devem ser usados após indicação médica, pois é importante compreender a causa da azia e adequar o tratamento, já que esta pode indicar problemas mais graves como gastrite, úlceras ou até câncer do estômago.

Melhores remédios para tratar azia

Lista de remédios para azia

Alguns dos remédios mais utilizados para tratar a azia incluem:

Tipo de remédioNome comercialPara que serve
AntiácidosGaviscon; Pepsamar; Maalox; Alka Seltzer.Evitam a saída do ácido do estômago para o esôfago.
Antagonistas dos receptores H2Tagamet; Cimetival; Axid; Antak; Label; Ranitil.Aliviam a queimação no caso de úlceras no estômago.
Inibidores da bomba de protónsOmeprazol; Pantoprazol; Lansoprazol.Tratam a azia grave e úlceras no estômago e devem ser usados em jejum.

Este tipo de medicamentos pode ser encontrado sob várias formas de apresentação, mas os mais rápidos e eficazes no tratamento da azia são os vendidos em forma de xarope, pó ou comprimidos dispersível.

Além do uso de remédios, também é importante fazer uma alimentação que ajude a evitar a azia, comendo alimentos leves e evitando gorduras e molhos. Saiba mais sobre como deve ser a alimentação para evitar azia.

Remédios para azia na gravidez

A azia é muito comum durante a gestação, pois a digestão fica mais lenta, produzindo a sensação de estômago cheio e queimação. Assim, a melhor forma de tratar a azia é evitar que surja, retirando da alimentação frituras e outros alimentos muito gordurosos e condimentados, por exemplo.

Porém, quando, mesmo assim, a azia surge frequentemente é aconselhado consultar o obstetra para iniciar o uso seguro de alguns remédios, como Mylanta Plus ou Leite de magnésia. Veja que outros cuidados se deve ter para tratar a azia na gravidez.

Remédio natural para azia

Para tratar a azia pode-se preparar um chá de espinheira-santa ou chá de funcho e tomar o chá gelado no momento em que surgem os primeiros sintomas de queimação na garganta ou de má-digestão.

Além disso, também se pode fazer xarope de erva-doce com hortelã. Veja o passo-a-passo de como preparar este xarope caseiro.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...