Principais remédios para azia

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
fevereiro 2022

Os remédios para azia, como os antiácidos ou os inibidores da bomba de prótons, ajudam a reduzir os sintomas da azia, como queimação no estômago que pode atingir a garganta, má digestão, sensação de estômago cheio ou arrotos constantes, pois esses remédios agem inibindo a produção de ácido, ou neutralizando a sua acidez no estômago.

Esses remédios devem ser utilizados somente após indicação do gastroenterologista, pois é importante diagnosticar a causa da azia, especialmente se for frequente, e adequar o tratamento, já que pode indicar problemas mais graves como gastrite ou presença de úlceras no estômago. 

Além do uso dos remédios para azia, é importante fazer uma alimentação que ajude a evitar os sintomas, comendo alimentos leves e evitando alimentos industrializados e com alto teor de gorduras e molhos. Veja como deve ser a alimentação para azia.

Os principais remédios indicados pelo gastroenterologista para o tratamento da azia são:

1. Antiácidos

Os antiácidos, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio, carbonato de cálcio ou bicarbonato de sódio, agem neutralizando rapidamente acidez estomacal fazendo com que o estômago seja menos agredido pelo próprio ácido, o que permite aliviar temporariamente o desconforto causado pela azia.

No entanto, os antiácidos não devem ser usados por mais de 2 semanas pois pode causar acidez rebote, que é quando o estômago aumenta a produção de ácido por perceber que a acidez diminuiu e, assim, o desconforto do azia pode piorar. 

Além disso, os antiácidos podem causar efeitos colaterais como diarréia, prisão de ventre ou problemas nos rins, e por isso, seu uso deve ser feito sempre com orientação médica.

2. Inibidores da bomba de prótons

Os inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, esomeprazol, pantoprazol ou lansoprazol, por exemplo, são os principais remédios utilizados para azia causada por  gastrite, refluxo gastroesofágico ou úlceras de estômago.

Esses remédios agem reduzindo a produção de ácido no estômago, através da inibição da bomba de prótons presente nas células da parede do estômago. Desta forma, ajudam a aliviar os sintomas da azia.

Os inibidores da bomba de prótons devem ser usados com indicação médica pois podem causar efeitos colaterais como problemas nos rins, dor de cabeça, diarreia, formação de bolinhas na pele, dor abdominal, produção excessiva de gases intestinais, náuseas, prisão de ventre ou deficiência de vitamina B12. 

3. Antagonistas dos receptores da histamina

Os antagonistas dos receptores da histamina, como cimetidina, nizatidina ou famotidina, agem inibindo a produção de ácido pelo estômago, pois impedem a ação da histamina, que quando ativada aumenta a produção de ácidos, levando ao surgimento dos sintomas da azia.

Esses remédios têm um efeito rápido que pode durar por até 12 horas, e devem ser usados com indicação médica, pois podem causar efeitos colaterais como diarreia, dor de cabeça, sonolência, cansaço, dor muscular ou prisão de ventre.

Além disso, no caso de não ocorrer melhora da azia até 6 semanas após o início do tratamento com esses remédios, deve-se consultar novamente o gastroenterologista para alterar a dose ou mudar de tratamento.

Opções de remédios caseiros para azia

Alguns remédios caseiros para azia, como o chá de gengibre ou chá de funcho, podem ser usados para aliviar os sintomas da azia, pois ajudam a diminuir a acidez e a proteger a mucosa do estômago, e podem ser tomados gelados no momento em que surgem os primeiros sintomas de queimação na garganta ou de má-digestão. 

Os remédios caseiros para azia não substituem o uso de medicamentos indicados pelo médico, porém podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico. Veja outras opções de remédios caseiros para azia e como preparar

Outra dica para aliviar a azia, é chupar um limão puro no momento em que surge a azia porque o limão, apesar de ser ácido, contribui para a diminuição da acidez do estômago. Além disso, comer uma fatia de batata crua pode também ajudar a neutralizar a acidez do estômago, combatendo o desconforto. 

Remédios para azia na gravidez

A azia é muito comum durante a gestação, pois a digestão fica mais lenta, produzindo a sensação de estômago cheio e queimação. A melhor forma de tratar a azia é evitar que surja, retirando da alimentação frituras e outros alimentos muito gordurosos e condimentados, por exemplo.

Porém, quando mesmo assim, a azia se torna frequente, é aconselhado consultar o obstetra para iniciar o uso seguro de alguns remédios, como Mylanta Plus ou Leite de magnésia. Veja que outros cuidados se deve ter para tratar a azia na gravidez

Assista o vídeo seguinte e veja mais dicas sobre como acabar com a azia na gravidez:

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • WAUTERS, L.; et al. Novel concepts in the pathophysiology and treatment of functional dyspepsia. Gut. 69. 3; 591-600, 2020
  • MASUY, I.; et al. Review article: treatment options for functional dyspepsia. Aliment Pharmacol Ther. 49. 9; 1134-1172, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • FORD, A. C.; et al. Functional dyspepsia. Lancet. 396. 10263, 2020
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Remédio caseiro para acabar com AZIA e QUEIMAÇÃO rápido

    12:46 | 755446 visualizações
  • REFLUXO GASTROESOFÁGICO - tratamento natural

    05:19 | 2644575 visualizações
  • Como aliviar a AZIA na gravidez

    02:20 | 396301 visualizações