Infecção urinária: o que é, sintomas, causas e tratamento

dezembro 2022
  1. Sintomas
  2. Causas
  3. Diagnóstico
  4. Tipos
  5. Tratamento

A infecção urinária é uma infecção causada por microorganismos, principalmente bactérias e fungos, que pode ocorrer em qualquer lugar das vias urinárias, como uretra, bexiga, ureteres e rins.

Os sintomas são parecidos entre homens e mulheres, podendo variar de acordo com o local da infecção nas vias urinárias. De forma geral, em caso de infecção urinária, é comum haver vontade súbita de urinar, dor para urinar e sensação de pressão na bexiga. Em situações mais graves, pode ser notada febre, calafrios e dor nas costas.

Em caso de suspeita de infecção urinária, é importante consultar um clínico geral, urologista ou ginecologista assim que possível para que seja feito o diagnóstico e o tratamento apropriado seja iniciado, que normalmente envolve o uso de antibióticos, podendo ser necessário que a pessoa fique no hospital, em alguns casos.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de infecção urinária

Os sintomas mais comuns de infecção urinária incluem:

  • Necessidade de urinar várias vezes ao dia;
  • Desejo repentino para urinar;
  • Dor e ardor para urinar;
  • Sensação de pressão ou dor na bexiga;
  • Mal estar;
  • Perda de urina na roupa;
  • Urina com mal cheiro.

No entanto, estes sintomas podem não estar presentes nos casos em que a infecção afeta principalmente os rins, onde geralmente é mais grave, podendo causar febre, calafrios, dor nas costas, náusea e vômitos. 

Assim, caso sintomas de infecção urinária estejam presentes, é importante consultar um clínico geral, urologista ou ginecologista assim que possível para que o tratamento mais adequado seja indicado, prevenindo o desenvolvimento de complicações. Conheça mais sintomas de infecção urinária.

Teste online de sintomas

Para avaliar o risco de estar com infecção urinária, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1.Dor ou queimação ao urinar
  2. 2.Vontade frequente e repentina de urinar em pouca quantidade
  3. 3.Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga
  4. 4.Sensação de peso ou desconforto na região da bexiga
  5. 5.Urina turva, escura, cheiro forte ou com presença de sangue
  6. 6.Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º)

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta que serve apenas como orientação, não substituindo a consulta com o urologista, ginecologista ou clínico geral.

Principais causas

A infecção urinária é causada principalmente por bactérias como E. coli, Klebsiella pneumoniae ou Proteus mirabilis. No entanto, alguns vírus e fungos, como a Candida albicans, também podem causar infecção, embora sejam mais raros.

Alguns fatores podem aumentar a chance de ter uma infecção são:

  • Ter alguma malformação nas vias urinárias;
  • Ter uma vida sexual ativa;
  • Infecções urinárias anteriores;
  • Uso de preservativos e espermicidas;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Necessidade de cateterismo vesical.

Além disso, mulheres também têm maior risco de infecção urinária em comparação aos homens por terem uma uretra menor e devido à proximidade da abertura da uretra com o ânus e interior da vagina. Confira mais causas de infecção urinária.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da infecção urinária é feito pelo médico por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, pode ser indicada a realização de exame de urina do tipo I, conhecido como EAS, e urocultura com o objetivo de identificar o microrganismo responsável pelos sintomas, sendo principalmente indicado quando a pessoa possui infecção urinária de repetição e nos casos mais graves. 

Geralmente, quando a urocultura é solicitada, é também realizado o antibiograma para avaliar o perfil de sensibilidade e resistência do agente infeccioso e, assim, o médico consegue indicar o tratamento mais adequado. Entenda o que é e como é feita a urocultura com antibiograma.

Tipos de infecção urinária

A infecção urinária pode ser classificada de acordo com o local em que a infecção ocorre nas vias urinárias em:

  • Uretrite: infecção que envolve apenas a uretra;
  • Cistite: quando infecção envolve principalmente a bexiga;
  • Pielonefrite: quando a infecção afeta principalmente os rins.

A identificação do tipo da infecção geralmente é realizada através da avaliação dos sinais e sintomas pelo médico e é importante para decidir o tratamento mais apropriado.

Tratamento da infecção urinária

O tratamento da infecção urinária deve ser indicado pelo médico e normalmente envolve o uso de antibióticos, como nitrofurantoína ou ciprofloxacino, para eliminar o microrganismo causador.

Mesmo que a infecção ocorra nos rins, é possível que o tratamento seja realizado sem a necessidade de internação, no entanto, muitas vezes o tratamento no hospital é importante devido à gravidade ou risco de piora, como ocorre em grávidas, pacientes com transplante renal ou com cálculos renais. Entenda melhor o tratamento da infecção urinária.

Alguns chás e remédios caseiros, como chá de cavalinha ou dente de leão, são capazes de aliviar os sintomas de infecção urinária, por possuírem propriedades antibacterianas e diuréticas. No entanto, devido ao risco de piora da infecção, o tratamento da infecção urinária com chás e remédios caseiros não substitui o tratamento com antibióticos e nunca devem ser utilizados sozinhos. Conheça os remédios caseiros que podem complementar o tratamento da infecção urinária.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • JOHNSON, James R; RUSSO, Thomes A. Acute Pyelonephritis in Adults. N Engl J Med. Vol.378, n.1. 48-59, 2018
  • DUBBS, Sarah B; SOMMERKAMP, Sarah K. Evaluation and Management of Urinary Tract Infection in the Emergency Department. Emerg Med Clin North Am. Vol.37, n.4. 707-723, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • GUPTA, Kalpana; GRIGORYAN, Larissa; TRAUTNER, Barbara. Urinary Tract Infection. Annals of Internal Medicine. Vol.167, n.7. ITC49-ITC64, 2017
  • MILLNER, Rachel; BECKNELL, Brian. Urinary Tract Infections. Pediatr Clin North Am. Vol.66, n.1. 1-13, 2019
  • FOXMAN, Betsy. Urinary tract infection syndromes: occurrence, recurrence, bacteriology, risk factors, and disease burden. Infect Dis Clin North Am. Vol.28, n.1. 1-13, 2014
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.