Alimentação durante o tratamento da infecção urinária

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
outubro 2022

A alimentação durante a infecção urinária deve saudável e equilibrada, priorizando o aumento da ingestão de líquidos e alimentos diuréticos, como melancia, pepino e cenoura. Além disso, o suco de cranberry, também chamado de arando ou oxicoco, também pode ser um ótimo aliado para tratar e prevenir novas infecções, já que interfere na adesão das bactérias ao trato urinário, impedindo o desenvolvimento de infecção mais grave. 

É importante também evitar alguns alimentos durante o tratamento para infecção urinária, principalmente os alimentos ricos em açúcar, como bolos, biscoitos e refrigerantes, uma vez que favorecem o desenvolvimento de bactérias.

Em geral, o tratamento para infecção urinária é feito com o uso de antibióticos prescritos pelo médico, de acordo com a causa da infecção, mas a alimentação pode ajudar a acelerar a cura. Conheça mais sobre a infecção urinária.

Imagem ilustrativa número 2

O que comer no tratamento para infecção urinária

Para ajudar a tratar a infecção urinária, o mais importante é ingerir bastante água, já que essa bebida ajuda ajuda a produzir mais urina, favorecendo a eliminação das bactérias causadoras da infecção.

Além disso, consumir cranberry, também conhecido como arando ou oxicoco, ajuda a combater a infecção urinária e prevenir novas infecções porque dificulta a aderência das bactérias às células do trato urinário. O consumo de limão e de morango também pode ajudar a combater a infecção, já que possuem propriedades antimicrobianas, podendo também ser incluído na alimentação durante o tratamento da infecção urinária.

Outra recomendação é aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como cebola, melancia, aspargo, salsa, graviola, pepino e cenoura. Veja outras opções de alimentos ricos em água.

O que evitar

Para evitar crises de infecção urinária e manter o sistema imunológico fortalecido, deve-se evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  • Açúcar e alimentos ricos em açúcar, como bolos, biscoitos, sorvetes, doces e chocolates;
  • Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto, matcha e chá mate;
  • Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon;
  • Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, espumante e vodka;
  • Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pão branco.

Esses alimentos devem ser evitados porque estimulam a inflamação no organismo, dificultando a cura e a prevenção de novas infecções urinarias.

Cardápio para combater infecção urinária

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias com alimentos que ajudam a tratar e prevenir a infecção urinária:

RefeiçõesDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 fatia de pão integral + 1 fatia de queijo + 1 vitamina de cranberry com chia e 1 colher de sopa de pasta de amendoim 1 iogurte natural com 1 col de sopa de nozes picadas e 2 morangos picados1 copo de suco de graviola + 1 fatia de pão integral com 2 ovos mexidos
Lanche da manhã3 bolachas de arroz com geleia de frutas sem açúcar1 copo de suco de limão + 2 castanhas-do-pará1 iogurte natural com 1 col de sopa de aveia 
Almoço1 filé médio de peixe no forno + 2 col de quinoa cozida + 4 col de sopa de cenoura, vagem e aspargos grelhados  + 1 col de chá de azeite de oliva + 1 fatia de melão1 filé de peito de frango grelhado com molho de tomate caseiro + 2 col de sopa de arroz integral + a prato de sobremesa de salada de alface, agrião e tomate, temperada com 1 col de chá de azeite + 1 pera

3 col de sopa de carne moída ensopada + 1 pires de macarrão integral + 3 col de brócolis, cenoura cozidos, temperados com 1 col de chá de azeite + 1 fatia de abacaxi

Lanche da tarde1 panqueca de banana e aveia com pasta de amendoim + 1 copo de limonada1 copo de suco verde com limão + 1 fatia de pão integral e 1 fatia de queijo branco1 copo de suco de laranja + 1 ovo mexido
Jantar1 sobrecoxa de frango assada + 1 batata média assada com ervas + 1 prato de sobremesa de salada de feijão vermelho, tomate, cebola, pepino e salsa, temperada com 1 col de sopa de azeite+ 1 kiwi3 fatias grandes de tofu defumado grelhado + 2 col de sopa de arroz integral + 3 col de sopa de bertalha refogada + 1 caju1 filé de peixe grelhado + 2 col de sopa de cuscuz + 1 prato de sobremesa de salada de rúcula, cebola, pepino e tomate, temperada com 1 col de sopa de azeite + 1 fatia de melão

Os tipos e quantidades de alimentos indicados no cardápio podem variar de acordo com a idade, estado de saúde e prática de atividade física e, por isso, é importante que o nutricionista seja consultado para que o melhor plano alimentar seja indicado.

É importante lembrar que o tratamento para infecção urinária é feito principalmente com o uso de antibióticos, que devem ser prescritos pelo médico após exame de urina. A alimentação é um aliado que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir novas infecções. Saiba como é feito o tratamento completo para infecção urinária.

Assista no vídeo a seguir mais dicas com a nutricionista Tatiana Zanin:

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcela Lemos - Biomédica. Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • JAHAN Sabiha, SIDDIQUE Romana. Determination of Antimicrobial Activity of Some Commercial Fruit (Apple, Papaya, Lemon and Strawberry) against Bacteria Causing Urinary Tract Infection. European Journal of Microbiology and Immunology. 8. 95-99, 2018
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como identificar os sintomas e curar a INFECÇÃO URINÁRIA rapidamente

    07:47 | 495744 visualizações
  • Infecção Urinária e Cistite | O que comer para Curar e Evitar

    04:49 | 4063656 visualizações