Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentação durante o tratamento da infecção urinária

A alimentação para curar a infecção urinária deve incluir principalmente água e alimentos diuréticos, como melancia, pepino e cenoura. Além disso, o suco de cranberry também pode ser um ótimo aliado para tratar e prevenir novas infecções.

Em geral, o tratamento para infecção urinária é feito com o uso de antibióticos prescritos pelo médico, de acordo com a causa da infecção, mas a alimentação pode ajuda a acelerar a cura.

Alimentação durante o tratamento da infecção urinária

O que comer na infecção urinária

Para ajudar a tratar a infecção urinária, o mais importante deve ser consumir bastante água, pois ela ajuda a produzir mais urina e, assim, favorece a eliminação das bactérias causadoras da infecção.

Além disso, consumir arando, também conhecidos como arando ou oxicoco, ajuda a combater a infecção urinária e prevenir novas infecções porque dificulta a aderência das bactérias às células do trato urinário. Outra dica é aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como cebola, melancia, aspargo, salsa, graviola, pepino e cenoura. Veja as 5 principais causas de infecção urinária.

O que não comer na infecção urinária

Para evitar crises de infecção urinária e manter o sistema imunológico fortalecido, deve-se evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  • Açúcar e alimentos ricos em açúcar, como bolos, biscoitos, doces e chocolates;
  • Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate;
  • Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Esses alimentos devem ser evitados porque estimulam a inflamação no organismo, dificultando a cura e a prevenção de novas infecções urinarias.

Cardápio para combater infecção urinária

A tabela a seguir trás o exemplo de um cardápio de 3 dias com alimentos que ajudam a tratar e prevenir a infecção urinária.

RefeiçãoDia 1 Dia 2Dia 3
Café da manhãvitamina de arando com chia e 1 col de pasta de amendoim1 iogurte natural com granola e castanhassuco de graviola + 1 fatia de pão integral com ovo e creme de ricota
Lanche da Manhã6 biscoitos de arroz + geleia de fruta sem açúcarsuco de melancia + 5 castanhas1 iogurte + 10 amendoins
Almoço/Jantarfilé de peixe no forno com legumes refogados no azeitefrango ao molho de tomate com arroz e salada verdesopa de carne moída e legumes temperada com salsa
Lanche da Tarde1 iogurte natural + 1 crepioca1 copo de suco verde + 1 fatia de pão com queijo1 copo de suco de arando + 2 ovos mexidos

É importante lembrar que o tratamento para infecção urinária é feito principalmente com o uso de antibióticos, que devem ser prescritos pelo médico após exame de urina. A alimentação é um aliado que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir novas infecções. Saiba como é feito o tratamento completo para infecção urinária.

Assista no vídeo a seguir mais dicas da nossa nutricionista:

Bibliografia >

  • JAHAN Sabiha, SIDDIQUE Romana. Determination of Antimicrobial Activity of Some Commercial Fruit (Apple, Papaya, Lemon and Strawberry) against Bacteria Causing Urinary Tract Infection. European Journal of Microbiology and Immunology. 8. 95-99, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem