Exame de urina (EAS): para que serve, preparo e resultados

Atualizado em março 2024

O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), é um exame normalmente solicitado pelos médicos para identificar alterações no sistema urinário e renal devendo ser feito através da análise da primeira urina do dia, já que encontra-se mais concentrada.

A coleta da urina para o exame pode ser feita em casa e não necessita de jejum, mas deve ser levada ao laboratório em até 2 horas para que seja analisada. O exame de urina do tipo 1 é um dos exames mais solicitados pelo médico, pois informa vários aspectos da saúde da pessoa, além de ser bastante simples e indolor.

Além do EAS, há outros exames que avaliam a urina, como o exame de urina de 24 horas e o exame e urocultura, em que o xixi é analisado com o objetivo de identificar a presença de bactérias ou fungos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o exame EAS

O exame de urina serve para:

  • Avaliar a saúde geral da pessoa;
  • Identificar infecções urinárias e problemas nos rins;
  • Fazer o acompanhamento de doenças e a resposta ao tratamento.

O exame de urina pode ser solicitado juntamente com outros exames laboratoriais, como dosagem de ureia e creatinina no sangue, hemograma e proteína C reativa, por exemplo.

Exame de urina de 24 horas

O exame de urina de 24 horas ajuda a identificar pequenas alterações na urina ao longo do dia e é feito acumulando-se em um recipiente grande toda a urina eliminada durante o dia. Depois, essa amostra é levada para o laboratório e são feitas análises para verificar a sua composição e quantidade, ajudando a identificar alterações como problemas de filtração nos rins, perda de proteínas e até pré-eclâmpsia na gravidez. Saiba mais sobre o exame de urina de 24 horas.

O que é avaliado no EAS

O exame EAS avalia os seguintes aspectos:

  • Aspectos físicos: cor, densidade e aspecto;
  • Aspectos químicos: pH, nitritos, glicose, proteínas, cetonas, bilirrubinas e urobilinogênio;
  • Elementos anormais: sangue, bactérias, fungos, protozoários, espermatozoides, filamentos de muco, cilindros e cristais.

Além disso, no exame de urina é verificada a presença e quantidade de leucócitos e células epiteliais na urina.

Valores de referência do exame de urina tipo 1

Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:

  • pH: 5,5 e 7,5;
  • Densidade: de 1,005 a 1,030
  • Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos e raras células epiteliais.

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção. No entanto, o exame de urina tipo 1 não deve de ser utilizado sozinho para o diagnóstico de algum problema urinário. Entenda o que é e como é feita a urocultura.

Dúvidas sobre o resultado dos seus exames?

Nós te ajudamos! Marque uma consulta e receba orientação especializada sobre o que você precisa fazer.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Ácido ascórbico na urina

Normalmente também é dosada a quantidade de ácido ascórbico na urina (vitamina C) com o objetivo de verificar se houve ou não interferência no resultado de hemoglobina, glicose, nitritos, bilirrubinas e cetonas, por exemplo.

O aumento da quantidade de ácido ascórbico na urina pode ser devido ao uso de remédios ou suplementos de vitamina C ou ao consumo excessivo de alimentos ricos em vitamina C.

Como se preparar para o exame de urina

Geralmente não é necessário qualquer tipo de cuidado especial antes de fazer o exame de urina, no entanto alguns médicos podem pedir que se evite o uso de suplementos de vitamina C, laxantes com antraquinonas ou antibióticos, como o Metronidazol, alguns dias antes, já que podem alterar os resultados.

É importante também realizar corretamente a coleta da urina, já que a coleta do primeiro jato ou a falta de higienização correta pode levar a resultados que não refletem a condição do paciente. Além disso, não é aconselhado que as mulheres realizem o exame de urina durante o período menstrual, pois os resultados podem ser alterados.

Exame de urina para detectar gravidez

Existe um exame de urina que detecta gravidez através da quantidade do hormônio hCG na urina. Este exame é confiável, contudo quando o teste é feito muito cedo ou de forma incorreta o resultado pode dar errado. O momento ideal em que este teste deve ser feito é 1 dia após o dia em que a menstruação deveria ter aparecido, devendo ser feito utilizando a primeira urina da manhã, já que esse hormônio se encontra mais concentrado na urina.

Mesmo quando o exame é realizado no tempo certo, o resultado poderá ser falso negativo porque o organismo pode ainda não ter produzido o hormônio hCG em quantidades suficientes para ser detectado. Neste caso, deve-se fazer um novo teste após 1 semana. Este exame de urina é específico para detectar a gravidez, logo outros exames de urina como o exame de urina do tipo 1 ou a urocultura, por exemplo, não detectam gravidez.