Dor no quadril direito irradiando para a perna: o que pode ser (e o que fazer)

A dor no quadril direito irradiando para a perna pode ser causada por nervo ciático inflamado, artrose, bursite, tendinite, bico de papagaio, hérnia de disco, luxação ou fraturas no quadril, por exemplo. 

Esse tipo de dor pode ser aguda ou crônica, e em forma de queimação, dormência ou formigamento e, em alguns casos, pode provocar fraqueza na perna direita e dificuldade para caminhar.

Leia também: Dor no quadril: 8 causas comuns e o que fazer tuasaude.com/dor-no-quadril

O tratamento da dor no quadril direito irradiando para a perna é feito pelo ortopedista e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de remédios, fisioterapia ou cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de dor no quadril direito irradiando para a perna são:

1. Nervo ciático inflamado

O nervo ciático inflamado pode causar dor no quadril direito irradiando para a perna devido a compressão desse nervo por problemas na coluna, como hérnia de disco, por exemplo.

Essa dor normalmente surge de repente, na forma de dormência, formigamento e sensação de choque no quadril, costas, glúteo, perna direita e sola do pé.

O que fazer: pode-se fazer alongamentos ou utilizar terapia de frio-calor, por exemplo, pois possuem ação anti-inflamatória e analgésica ajudando a aliviar a dor.

No entanto, nos casos da dor não melhorar ou surgir sintomas como dificuldade para caminhar, sentar ou realizar atividades do dia a dia, deve-se consultar o ortopedista que pode indicar o tratamento mais adequado. Veja como é feito o tratamento para dor no nervo ciático

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Artrose no quadril

A dor no quadril direito irradiando para a perna pode ser causada por artrose, que é o desgaste da cartilagem do quadril devido ao envelhecimento natural do corpo.

A artrose no quadril, também conhecida como osteoartrite, é progressiva e pode causar dor intensa e rigidez no quadril, dificultando as atividades do dia a dia, como levantar da cama ou caminhar.

Apesar de ser mais comum nos idosos, a artrose do quadril também pode afetar jovens e ser causada por acidentes ou displasia de quadril, por exemplo. 

O que fazer: deve-se fazer o tratamento orientado pelo ortopedista que normalmente envolve o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides ou opioides, por exemplo.

Além disso, o médico pode indicar fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. Veja todas as opções de tratamento para a artrose no quadril

3. Hérnia de disco

A hérnia de disco lombar pode causar provocar pinçamento ou compressão do nervo ciático e provocar dor nas costas e no quadril direito irradiando para a perna.

Geralmente, essa dor surge na forma de queimação, formigamento ou fraqueza na perna direita. 

A hérnia de disco ocorre quando um disco vertebral, localizado entre as vértebras da coluna, se desloca, saindo da posição correta, ou se rompe, o que acaba provocando compressão dos nervos da região. Entenda melhor como surge a hérnia de disco.  

O que fazer: o tratamento é feito pelo ortopedista que pode indicar uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, e fisioterapia, para ajudar a aliviar a dor e diminuir a inflamação.

Nos casos mais graves, o médico pode ainda recomendar a cirurgia. 

Leia também: Tratamentos para hérnia de disco (remédio, fisioterapia e cirurgia) tuasaude.com/tratamento-para-hernia-de-disco

4. Bursite no quadril

A bursite é a inflamação da bursa iliopsoas na frente do quadril ou da grande bursa trocantérica localizada na lateral do quadril causada por .

A bursa é uma pequena bolsa que contém líquido e funciona como um amortecedor e reduz a fricção entre os ossos, os tendões e os músculos da articulação do quadril.

Assim, quando está inflamada, pode provocar dor no quadril direito irradiando para a perna, coxa, glúteo ou joelho direito.

O que fazer: deve-se fazer repouso e compressa de gelo por 15 minutos, 2 a 3 vezes ao dia. Além disso, o ortopedista pode indicar o uso de anti-inflamatórios por via oral ou fazer injeção de corticoide direto na bursa. 

Leia também: Bursite no quadril: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/bursite-no-quadril

5. Bico de papagaio

Embora seja mais comum de surgir nas vértebras da coluna, o bico de papagaio também pode afetar as articulações do quadril, do lado direito ou esquerdo.

Essa condição ocorre devido ao crescimento mais do que o normal do osso da articulação do quadril, formando uma saliência óssea, semelhante ao bico do papagaio.

O bico de papagaio no quadril provoca dor no quadril direito irradiando para a perna, coxa ou joelho, formigamento ou até perda de força no quadril e na perna.

O que fazer: o tratamento é feito pelo ortopedista e, normalmente, envolve fisioterapia e uso remédios anti-inflamatórios. Veja mais sobre o bico de papagaio e como tratar.

6. Impacto femoroacetabular

O impacto femoroacetabular é o atrito, compressão ou contato anormal da cabeça e colo do fêmur com a sua região de encaixe no quadril, chamada acetábulo.

Essa condição causa rigidez e dor no quadril direito que pode irradiar para a perna, virilha ou coxa, e reduzir a amplitude de movimento do quadril ou até causar danos na cartilagem e desenvolvimento de artrite.

O impacto femoroacetabular pode ser causado por fatores genéticos ou pratica de esportes com movimentos repetitivos.

O que fazer: deve-se fazer o tratamento indicado pelo ortopedista que normalmente envolve o uso de remédios anti-inflamatórios, fisioterapia ou, nos casos mais graves, cirurgia.

7. Tendinite no quadril

A tendinite no quadril é a inflamação dos tendões presentes no quadril, resultando em dor no quadril direito irradiando para a perna ou dificuldade para movimentar a perna.

Essa inflamação é mais comum em atletas de ciclismo, corrida ou futebol, mas também pode afetar idosos devido ao desgaste da articulação do quadril.

O que fazer: deve-se consultar o ortopedista que pode indicar a aplicação de compressas frias no quadril, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia.

Nos casos mais graves, o médico pode indicar a realização de cirurgia para corrigir a lesão nos tendões ou artroplastia para substituir a articulação do quadril por uma prótese. 

Leia também: Artroplastia de quadril: quando é indicada, cuidados e dúvidas comuns tuasaude.com/artroplastia-de-quadril

8. Luxação

A luxação do quadril é o deslocamento da cabeça do fêmur do seu encaixe natural no acetábulo, que é o osso do quadril, podendo afetar o lado direito ou esquerdo do quadril.

Isso provoca dor intensa no quadril direito irradiando para a perna, sensação de instabilidade na articulação e dificuldade para movimentar a perna direita.

Esse tipo de luxação ocorre com mais frequência devido a grandes impactos no quadril por acidentes de carro ou queda de grandes alturas.

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro ou ligar para o SAMU no 192, pois é uma emergência médica que precisa de tratamento rápido. 

No hospital, é feita a cirurgia para colocar a articulação no lugar, também chamada de redução da luxação, e se necessária outra cirurgia posterior para tratar a fratura no quadril.

Leia também: 9 principais tratamentos para luxação (e opções caseiras) tuasaude.com/tratamento-para-luxacao

9. Fratura no quadril

As fraturas no quadril, quando ocorrem do lado direito, podem causar dor no quadril direito irradiando para a perna, que se inicia de repente.

Esse tipo de fratura é mais comum em idosos pelo enfraquecimento dos ossos que acontecem por pequenas pancadas, mas também pode acontecer em pessoas de qualquer idade devido a acidentes.

Os atletas também estão suscetíveis a essa condição em função das pancadas, principalmente em esportes de alto impacto, como luta ou futebol.

O que fazer: deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente ou ligar para o SAMU no 192 para iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com cirurgia com colocação de pinos ou até prótese total ou parcial no quadril. 

Após a cirurgia, é necessária a reabilitação com fisioterapia.

10. Sinovite transitória do quadril

A sinovite transitória do quadril é a inflamação da membrana sinovial que tem como função lubrificar e reduzir o atrito entre o osso do fêmur e do quadril.

Essa inflamação pode causar dor na parte da frente do quadril direito, que pode irradiar para a perna, coxa, virilha ou joelho, que piora ao movimentar. 

Leia também: Sinovite transitória do quadril: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/sinovite-transitoria-do-quadril

O que fazer: geralmente, a sinovite transitória do quadril melhora sem a necessidade de tratamento, sendo recomendado repouso e aplicação de compressas mornas.

Em alguns casos, o ortopedista pode indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor no quadril.

Vídeos relacionados

Alongamento para o Dia a Dia

01:08 | 544.079 visualizações

NERVO CIÁTICO Inflamado? Descubra os Sintomas, Tratamentos e Exercícios

16:15 | 29.249 visualizações

O fim da TENDINITE em 7 minutos | Tati & Marcelle

07:23 | 1.616.864 visualizações