Como saber se tem uma hérnia de disco

Os sintomas de hérnia de disco se resumem a dor localizada nas costas que, normalmente, piora com os movimentos, podendo intensificar quando o indivíduo tosse, ri ou mesmo quando se esforça para evacuar. No entanto, esse sintoma também pode acontecer devido a um músculo estirado, por exemplo. Saiba mais sobre porque surgem as hérnias em Saiba o que é uma Hérnia

Assim, para saber se se trata de uma hérnia discal ou uma dor muscular nas costas, é importante estar atento aos sintomas mais específicos de cada tipo de hérnia.

Sintomas de hérnia de disco cervical

Neste tipo, a dor está localizada na parte superior da coluna, mais especificamente no pescoço. Mas outros sintomas incluem:

  • Dificuldade em realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência ou formigamento no ombro, no braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Diminuição da força em um dos braços.

Os sintomas da hérnia de disco podem ser diferentes de um indivíduo para o outro, pois depende da sua localização e intensidade de compressão. Esses sintomas podem surgir subitamente, desaparecer espontaneamente e retornar em intervalos imprevisíveis. Mas podem também ser constantes e de longa duração.

Como saber se tem uma hérnia de disco

Sintomas de hérnia de disco lombar

Quando este tipo de hérnia acontece é comum o surgimento de uma dor intensa no fundo das costas. Mas outros sintomas são:

  • Dor ao longo do trajeto do nervo ciático que vai da coluna vertebral à nádega, coxa, perna e calcanhar;
  • Pode haver fraqueza nas pernas;
  • Dificuldade em levantar o pé deixando o calcanhar no chão;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga, por compressão de nervos.

Quando surgem estes sintomas é recomendado procurar um ortopedista para fazer uma avaliação e pedir exames de imagem como raio-X, ressonância magnética ou tomografia da coluna, por exemplo.

Dependendo do resultado dos exames, o tratamento pode ser feito com fisioterapia ou cirurgia, dependendo da gravidade do problema. Saiba mais sobre como é feito o tratamento deste tipo de problema.

Quem tem maior risco de hérnia discal

A principal causa para o desenvolvimento de uma hérnia discal é o desgaste progressivo dos disco intervertebrais que se encontram entre cada duas vértebras da coluna. Dessa forma, este problema é mais comum em pessoas com mais de X anos, devido ao processo de envelhecimento natural.

Além disso, as hérnias de disco também são mais frequentem em peões de obras ou outros trabalhadores que precisam levantar objetos pesados frequentemente. Por isso, para evitar ficar com uma hérnia de disco é aconselhado pegar objetos pesados dobrando as pernas, para distribuir o peso, impedindo que seja aplicado maioritariamente na coluna vertebral.

Mais sobre este assunto: